
Desde que a Black Friday conquistou o mercado brasileiro, a data é esperada por comerciantes de todos os portes e segmentos. Não é para menos: nesse dia, em 2017, o comércio digital faturou R$ 2,1 bilhões, 10% a mais do que no ano anterior.
Será que é possível usar as estratégias de venda para e-commerce na Black Friday e aumentar o faturamento no ano inteiro? Neste artigo respondemos a essa pergunta e mostramos o caminho para vender mais independentemente da data. Confira!
É possível vender muito o ano inteiro?
Quando paramos para analisar o que faz a Black Friday ser um sucesso tão grande, temos que olhar para a sua essência, o que ela oferece ao cliente: uma vantagem real, uma oferta em que ele tenha certeza de que está fazendo um bom negócio.
Esse foi o maior problema no começo da Black Friday aqui no Brasil. Muitas lojas maquiavam descontos altos para tentar induzir o consumidor a uma compra por impulso — estratégia que foi logo refutada e criou uma imagem ruim para algumas dessas empresas.
Portanto, não é difícil entender como estender essa data para o ano todo. O ponto de partida é oferecer um bom serviço, um relacionamento próximo com o público e vantagens realmente significativas para ele. Se você puder garantir esses pontos na sua estratégia de negócio no e-commerce, o aumento no faturamento se torna inevitável.
Quais são as estratégias de venda para e-commerce mais eficientes?
Como exatamente se posicionar para vendas de Black Friday no ano inteiro? Para ajudá-lo nesse desafio, preparamos uma lista com estratégias que não podem faltar em nenhum momento, tanto para criar um público fiel quanto para entender como atendê-lo da melhor forma. Confira!
1. Faça um planejamento detalhado
O planejamento é fundamental para o e-commerce, pois é dele que vão surgir as ações para adotar as próximas estratégias e os medidores para identificar a performance do negócio.
Esse planejamento é baseado no histórico da loja e, com base nesse histórico, é aplicada uma taxa de crescimento. Se o e-commerce avançou 20% no ano, o nosso objetivo é dobrar esse número.
A partir daí é feita uma matemática reversa. Pelo planejamento, o e-commerce deve faturar X. Dentro desse faturamento, é hora de montar o plano e pensar nos investimentos que serão feitos, nas metas e como elas vão ajudar a atingir o resultado esperado.
2. Conheça o seu negócio
Para um planejamento eficiente, é fundamental conhecer muito bem o fluxo do seu negócio, a sua área de atuação e o seu consumidor. Você deve dominar informações como o ciclo de recompra do mercado, quantos itens o seu cliente normalmente adquire e como você pode chamar novos clientes com os seus produtos.
É esse conhecimento que permitirá que você aplique as estratégias de um dia como a Black Friday em várias pequenas ações ao longo do ano.
3. Aposte no modelo outlet
Uma forma de manter a rotatividade do estoque e ainda oferecer uma experiência de Black Friday independentemente da data é a criação de um outlet para o seu e-commerce. Nesse modelo você pode diminuir a margem de lucro de produtos mais antigos no estoque para incentivar a compra por impulso e liquidar o ano inteiro.
4. Invista em relacionamento
Como dissemos anteriormente, o ponto principal de uma Black Friday é dar uma vantagem real à compra do consumidor, ou seja, um investimento na sua satisfação.
O relacionamento próximo e permanente aumenta a frequência das compras e o valor do ticket médio. Por isso, inclua no seu planejamento estratégias tanto de marketing multicanal quanto de atendimento direto. Esse é o caminho para conexões emocionais entre cliente e marca — uma ligação que cria fidelidade por muitos anos.
5. Crie programas de fidelidade
Uma forma interessante de apostar nesse relacionamento é com programas de fidelidade, que oferecem descontos, cashback e condições especiais para clientes recorrentes. Dessa forma, é possível aumentar muito o ticket médio reduzindo pouco a margem de lucro — uma conta perfeita para aumentar o seu faturamento ano a ano.
6. Acompanhe os resultados
E-commerce é matemática pura. Tudo precisa se encaixar para a engrenagem funcionar perfeitamente. Se o planejamento e a execução não são feitos corretamente, a taxa de conversão cai, a mídia não tem performance boa e você tem um resultado abaixo do esperado.
Depois de todas essas estratégias implementadas, é hora de entender o que deu certo, o que deu errado e como melhorar ainda mais o seu planejamento.
Quais são as melhores estratégias para mobile?
As estratégias mobile para aumentar as vendas no e-commerce se tornaram tão importantes nos últimos anos que merecem um tópico especial. Veja como potencializar ainda mais o seu planejamento com essas ações simples:
Invista em um site responsivo
Os acessos a páginas de web por dispositivos mobile já estão superando os desktops. Se você quer que o seu e-commerce tenha sucesso, deve acompanhar os hábitos do seu público.
Um site responsivo é aquele que se adapta a qualquer tamanho de tela mantendo a mesma experiência de compra em todas elas. Navegação simplificada e formulários adaptados à interação por toque são exemplos de características que podem aumentar a sua conversão.
Tenha um aplicativo
Melhor ainda do que ter um site responsivo é investir em um aplicativo mobile para o seu e-commerce. Em um app, a empresa pode controlar melhor a experiência do usuário, medir o sucesso da jornada do consumidor e polir esse fluxo até otimizá-lo ao máximo — diminuindo principalmente as taxas de desistência.
Aplicativos também são perfeitos para lançar campanhas de marketing e programas de fidelidade, uma forma de aumentar a recorrência das compras e transformar qualquer dia em Black Friday.
Crie campanhas geolocalizadas
Outra grande vantagem do aplicativo mobile é a possibilidade de criar campanhas geolocalizadas, que se adaptam ao local em que o consumidor está para oferecer ainda mais valor nas promoções.
Se a sua empresa trabalha tanto no e-commerce quanto no varejo físico, essa estratégia é perfeita. É possível avisar ao consumidor de uma oferta especial e exclusiva quando ele estiver passando em frente à loja — uma tentação irresistível.
Como conquistar os clientes como se fosse Black Friday o ano inteiro?
Podemos resumir o sucesso de uma loja virtual que quer faturar muito o ano todo como uma soma de três fatores: planejamento, relacionamento e vantagens para o seu cliente.
Se você conseguir, a partir dessas dicas, criar um negócio mais focado em conexões emocionais, rotatividade de estoque e ideias inovadoras, a Black Friday vai se estender para uma Black Saturday, Black Sunday, todos os dias da semana, de todos os meses do ano, até que você consolide a sua marca como uma das grandes no mercado.
E aí, gostou do artigo? Quer se informar mais sobre estratégias de venda para e-commerce que ajudam a faturar independentemente da data? Então assine agora a nossa newsletter!
Colaborou com este post Thiago Sarraf, da consultoria Dr. E-commerce.
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