
O processo de compra do consumidor em um e-commerce pode ser dividido basicamente em 3 passos: atração, nutrição e compra.
Para cada etapa há uma estratégia específica: na atração é muito comum as marcas trabalharem com ações em redes sociais e remarketing, por exemplo; uma vez que a primeira fase foi concluída você precisa dar motivos para o seu cliente comprar em seu e-commerce e é aí que entra a nutrição, através de email marketing e criação de conteúdos personalizados. Caso feito de forma correta seu cliente chegará ao último nível que é a compra.
Este processo pode parecer simples e convencer o usuário soa ser uma tarefa tranquila, quando na verdade é tão difícil quanto a atrair. Para lhe ajudar a aumentar suas vendas, confira abaixo nossa seleção de dicas.
Abuse do visual
Acima de qualquer informação, o consumidor quer ver o produto. Uns dos pontos negativos do e-commerce é o fato do usuário não conseguir sentir o item que deseja adquirir. Então trabalhe todos os formatos que vão impactar mais, como fotos, vídeos e um design funcional.
– Fotos: traga para o seu e-commerce diversas imagens do mesmo produto de ângulos diferentes, com ou sem zoom e fotos 360°. Levar a qualidade da foto também é importante, portanto na hora de tirá-las faça bom uso da iluminação, utilize um cenário neutro e um bom fotógrafo.
– Vídeos: O vídeo é bom para itens que necessitam da fase de experimentação, por exemplo roupas e eletrônicos. Na primeira categoria a sua loja pode disponibilizar um vídeo com a modelo caminhando e mostrando a peça por completo, como acontece na marca Amaro. Já na segunda é necessário um vídeo um pouco mais completo, no qual evidencie a usabilidade do gadget como acontece no canal do TecMundo.
– Design: O visual não é só pensar no bonito ou feio, é também explorar a usabilidade dele. Ao acessar o seu site, o seu consumidor precisa saber onde ir e o que fazer em cada botão. Existem diversas estratégias de design UX como mostramos no nosso e-book: UX – O guia da experiência do usuário em e-commerce.
Avaliações dos outros
Quando você vai comprar algo pela internet, uma das formas de avaliar a qualidade de um produto é através das críticas e avaliações. Para facilitar o acesso a esse tipo de informação e depoimentos já deixe disponível na própria página do produto. Além de simplificar esta busca, trazer os comentários sobre o item ajuda na transparência da sua loja.
Checkout transparente
Uns dos fatores pelo qual os consumidores optam por comprar pela internet é a questão da praticidade de não ter que sair da sua casa. Mas o que adianta ficar em casa e ter que enfrentar um cadastro longo para poder fechar a compra? Ofereça um cadastro simples e inteligente, no qual o usuário precise fornecer poucas informações.
O excesso de campos de preenchimento só intensifica a desistência da compra, aumenta seu número de carrinhos abandonados e diminui seu faturamento.
Trabalhe com o mobile
Os smartphones estão ganhando cada vez mais importância nas vendas, deixar ele de lado ou como segundo plano é um erro tremendo. Segundo uma pesquisa realizada pela Ebit, só em 2016 21,5% das compras feitas pela internet foram realizadas pelos dispositivos móveis. Já em 2017, no primeiro semestre, as vendas pelos smartphones cresceram cerca de 36%.
Para melhorar sua perfomance no mobile é fundamental que o seu e-commerce seja responsivo, ou seja, adaptável para qualquer tamanho de tela. Em muitos casos os e-commerces trabalham no método mobile first que planejam primeiro o site no celular e depois criam para desktop. Fora isso são criadas estratégias de comunicação e atração específicas para os dispositivos móveis, como você pode ver no post: 5 estratégias para otimizar seu m-commerce.
Canais de atendimento
Comprar pela internet gera mais ansiedade e incertezas do que comprar em lojas físicas. Isso porque o usuário não viu o produto pessoalmente para saber se está em ótimas condições e a espera da chegada dele. Então, para deixar o seus consumidores mais confortáveis e sentirem que o seu e-commerce é seguro e confiável, ofereça uma estratégia de atendimento 360°, como você pode ver em nosso e-book: Seja todo ouvidos! Guia para criar uma estratégia omnichannel em seu negócio.
Esteja preparado para dar o suporte necessário em qualquer situação, para isso tenha uma equipe qualificada de mídias sociais, que darão toda a atenção aos clientes que tiverem alguma dúvida ou reclamação a fazer. Sem um bom atendimento todos esses problemas podem vir a se tornar uma bola de neve e agredir sua imagem.
Gostou das dicas? Então compartilhe com o seu time estratégico e mão na massa! Para mais informações de como aumentar sua conversão, agende uma avaliação com o nosso time, clicando abaixo!
Deixar um comentário