
Se sua empresa faz qualquer investimento em mídia paga antes de estruturar seu site para os buscadores, lamento dizer, mas vocês estão jogando dinheiro fora. Estratégias de SEO devem começar mesmo antes de desenvolver o website de seu negócio. É muito importante fazer um trabalho de keyword planning e estruturar toda a interface e o código para obter melhores resultados e reduzir custos de mídia.
O investimento de mídia de um e-commerce, normalmente, custa entre 10% e 20% do faturamento da operação. Buscadores como Google, Bing e Yahoo! avaliam a qualidade do conteúdo da página de destino antes de determinar o valor do CTR (custo por clique) de uma palavra-chave. Por isso, deve-se desenvolver uma estratégia de SEO antes de começar a pagar por mídia.
Neste artigo, vamos entender como as estratégias de SEO podem ajudar o seu site em relação ao tráfego, tanto o pago quanto o orgânico. Confira!
O que é SEO? Afinal, isso funciona?
Essa é uma dúvida que intriga a maioria dos gestores web. Os buscadores, como Google, Bing e Yahoo!, são softwares que acessam e aplicam complexos cálculos em toda a rede frequentemente para determinar qual website possui maior relevância em determinado assunto.
Como são algoritmos que determinam a relevância de um website, existem padrões que são analisados para que esse algoritmo determine qual site entrega um conteúdo melhor que outro. É possível aumentar a relevância de seu domínio fazendo um trabalho estruturado de SEO (Search Engine Optimization).
Então, em termos diretos, o SEO nada mais é do que esse conjunto de estratégias e práticas que possui como escopo maior o aumento da visibilidade de um site nos motores de busca como os supracitados. Esse mecanismo vai muito além das famosas palavras-chave e do conteúdo em si, envolvendo princípios estruturais do site e até no código HTML.
As práticas de SEO não apenas são extremamente funcionais, se bem aplicadas, como também são recomendadas mesmo quando você faz uso contínuo de estratégias de tráfego pago, como o Adwords.
Como as estratégias de SEO podem ajudar no crescimento do negócio
As estratégias de SEO podem ser aplicadas em qualquer tipo de segmento de empresas na internet: lojas virtuais (e-commerce B2B e B2C), sites institucionais, indústrias, escolas, faculdades e outras instituições de ensino, além de praticamente todos os tipos de produtos e serviços divulgados na rede.
Com estratégias de SEO, você vai poder trabalhar para ganhar visibilidade no orgânico, o que melhora a saúde do seu e-commerce. Estando bem posicionado, você não precisa investir tanto em anúncio ou pagar por cliques.
Essa estratégia ajuda a atrair um tráfego qualificado sem um custo muito alto. São dois tipos básicos de estratégia: na headtail, você trabalha termos mais genéricos; na longtail, termos específicos que costumam ter uma taxa de conversão maior. Por exemplo, ao produzir um conteúdo cuja palavra-chave seja “templates para e-commerce”, você estará usando um termo genérico (headtail), cuja concorrência é enorme. Porém, se você especificar mais e usar “templates magento para e-commerce”, criará um afunilamento na concorrência, pois excluirá, por exemplo, os templates wordpress. Mas é possível afunilar ainda mais, como “templates magento responsivos para e-commerce”. A esse afunilamento das palavras-chave que chamamos de longtail keywords.
O aumento do acesso tem uma relação diretamente proporcional com a lucratividade da sua empresa. Você paga muito caro por recursos como o Adwords, então, quanto maior for a representatividade do acesso orgânico no seu faturamento, maior é a lucratividade da sua operação. Os índices financeiros melhoram muito quando você faz um bom trabalho de SEO.
Vantagens do uso de SEO em e-commerce
Estratégias de SEO para e-commerce são mais do que ferramentas complementares, são necessidades para começar a vender seus produtos por meio de canais orgânicos de motores de busca. As principais vantagens de usar SEO para o e-commerce são:
1. Minimização de custos
Com as estratégias de SEO construídas de forma eficaz, você reduz o investimento em mídia paga. Assim, tem mais acessos orgânicos e menor custo para posições em Adwords.
2. Inteligência contra concorrentes
A análise de concorrentes nos permite entender quais são as palavras-chave, produtos e categorias que eles utilizam e os pontos estratégicos para competir em acessos orgânicos.
3. Otimização estrutural
Com o treinamento de cadastro SEO, todo o seu time estará conscientizado e capacitado para subir imagens, conteúdo, produtos e outras informações da maneira correta. Depois de ter a loja no ar, operações precisam refazer milhares de cadastros de produtos para adequá-los aos padrões Google.
4. Maior lucratividade
O trabalho de posicionamento orgânico influencia o canal de maior lucratividade de uma loja (acessos orgânicos e diretos), porque uma página bem posicionada, seja departamento, categoria ou produto, tende a gerar receita por muito tempo sem investimento de mídia.
Como fazer um planejamento de SEO para e-commerce
É preciso ressaltar a importância das estratégias de SEO em e-commerces para não cometer o erro de tratá-las como meras ferramentas complementares. O SEO é fundamental para um negócio decolar e se manter, portanto, merece todo um planejamento dedicado.
Um plano de SEO deve passar por diversas fases: benchmarking, análise de concorrência, tecnologia e desempenho, hierarquia de conteúdo, planejamento de palavras-chave, avaliação e prospecção de backlinks, otimização do Google My Business, entre outras. Todas essas fases devem ser ordenadas e executadas de acordo com a característica de cada negócio e projeto.
Uma marca que não tem muita expressividade deve explorar os diferenciais, os produtos, os segmentos. É mais vantajoso levar sua estratégia para uma área específica do que disputar com os grandes players do mercado. Invista no segmento que não possui um mercado tão concorrido nos mecanismos de busca.
É preciso identificar onde há potencial maior para gerar tráfego, mas que não seja tão concorrido. A orientação é trabalhar termos mais específicos, chamados de cauda longa (longtail).
As marcas já consolidadas podem trabalhar em termos mais genéricos, mais concorridos. Elas já têm uma presença social maior, o que ajuda no SEO. Também existe uma visibilidade maior em outros sites e blogs. Quando você já está presente, torna-se mais fácil posicionar essas marcas nas primeiras posições do Google.
Quando a marca já tem uma representatividade melhor na rede como um todo, é possível trazer mais resultados em um menor espaço de tempo.
É importante ressaltar que a estratégia de SEO deve sempre se adequar ao cenário do cliente, com identificação de palavras-chave potenciais, de concorrentes e quais estratégias eles usam, além de análise de páginas que têm mais tráfego e quais têm potencial para gerar mais tráfego.
Planejando as estratégias de SEO
O erro que muitos cometem no início é o de investir diretamente em tráfego pago antes de traçar boas estratégias de SEO. É importante ter em mente que o SEO deve sempre vir primeiro.
A estratégia de SEO deve começar antes mesmo de pensar qual tecnologia você vai usar no seu site, antes de dar o nome para o seu site. Dependendo do negócio, quanto antes você trabalhar o SEO, mais cedo o resultado será percebido e com menor custo.
Depois que você já fez seu site e começou errado, corrigir esses erros é um processo muito mais trabalhoso do que se tivesse feito tudo certo desde o início.
O SEO não é mais novidade há um bom tempo. Apesar de bastante gente desacreditar, quem é do mercado, quem tem operação, quem tem um site com autoridade sabe da importância do tráfego orgânico.
Portanto, não se deve nunca subestimar essa importância. Normalmente, quem subestima a importância do SEO paga caro por isso, perde competitividade e dificilmente se mantém no mercado.
A importância de monitorar e atualizar as estratégias de SEO
Com o passar do tempo, a necessidade de investir em Adwords é muito menor. Esse investimento deve ser feito para atingir um canal que você não conseguiu explorar e ter bons resultados com o SEO.
Com o SEO, é importante você fazer um esforço maior no começo, mas também é imprescindível trabalhar no acompanhamento, monitorando e atualizando as estratégias periodicamente.
Afinal, o seu site pode ter novas categorizações, novos produtos, o algoritmo do Google pode ser atualizado, entre outros motivos. Muita coisa precisa ser monitorada para não correr o risco de perder todo o processo que foi construído com o tempo, não deixar a relevância cair e ter o posicionamento afetado.
Como o algoritmo dos buscadores evolui (e cada vez mais num espaço menor de tempo), uma prática que era vista como inteligente pode deixar de ser e se tornar até um blackhat.
Se você deixar o SEO muito tempo sem manutenção, pode ser que exista algum requisito que o algoritmo passe a considerar e ao qual que você ainda não esteja atento. É um trabalho de melhoria contínua. Enquanto você tiver um site na web, enquanto o sistema de buscas for relevante, é importante ter um time de acompanhamento.
O SEO é um mar de oportunidades, mas essa estratégia precisa ser sempre levada em consideração em todas as conversas e decisões do seu e-commerce. O algoritmo enxerga um cálculo, ou seja, tem uma lógica, um padrão. Se existe um padrão, tem como você usar isso a seu favor.
Se sua empresa ainda não faz SEO, você deve procurar profissionais ou agência especializados no assunto e investir nisso urgentemente. A Profit-e tem um departamento em estratégias de SEO que ajuda as principais marcas de diversos segmentos a obter resultados.
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