Este é um guest post escrito pela Gestão Click

O processo de vendas é um dos mais críticos para negócios de todos os portes e segmentos. Trata-se de uma atividade-chave para o fluxo financeiro, representando um elemento diretamente associado à rentabilidade da organização.

Diante disso, é essencial sempre reinventar as estratégias do negócio para adquirir ou fidelizar clientes. Não se trata de uma questão simples, uma vez que o mercado tem se tornado cada vez mais competitivo, elevando o custo e o esforço para atingir o público.

Pensando nisso, hoje trouxemos dicas de  estratégias de venda certeiras para aprimorar seu negócio e alcançar seus objetivos.

1. Trabalhe o Sucesso do Cliente

Um conceito em alta na atualidade é o de sucesso do cliente. Trata-se de uma concepção na qual o negócio se orienta diretamente à satisfação de seu público consumidor na aquisição do produto ou serviço desejado. Sendo assim, ele busca alinhar expectativas com realidade e entregar valor real para quem adquire algo.

Se você não sabe por onde começar, parta da seguinte pergunta: o quão alinhado meu negócio está com aquilo que meus clientes realmente buscam.

2. Aprimore a Experiência do Usuário

Outro aspecto essencial, especialmente em tempos de venda pela internet, é a experiência do usuário. Trata-se de um conceito associado ao nível de satisfação do indivíduo, ao navegar por um determinado site ou utilizar uma aplicação.

Quanto mais intuitivo, ágil e bem projetado, mais atrativo o recurso tecnológico, melhor a percepção do seu cliente e maiores a chances de você realizar novas vendas.

3. Invista em Tecnologia

A tecnologia pode ajudar seu negócio a vender mais de diversas maneiras. Além de caminhos óbvios, como o aumento de escala propiciado pela internet, existem ferramentas que podem aprimorar sua gestão. Um ótimo exemplo são os sistemas de gestão ERP.

Além de controlar diretamente seu fluxo de vendas ele ainda integra a outras atividades, como controle financeiro e gestão de estoque, possibilitando uma visão consistente e uma avaliação abrangente de sua cadeia produtiva.

4. Aprimore o Marketing Digital

As estratégias de marketing digital  são variadas e oferecem um mundo de possibilidades para seu negócio. E-mails marketing, inbound marketing e anúncios em google adwords são apenas alguns exemplos de caminhos que você pode seguir para causar impacto em seu público e elevar suas vendas.

5. Utilize o Boca a Boca a Seu Favor

Atualmente existem diversas formas de você aferir a satisfação de quem já é seu cliente e mostrar para quem ainda não é. Pela internet, muitos recursos diretamente integrados a sites e aplicativos criam funcionalidades que simplificam a coleta e a exposição de opiniões.

O único porém é que isso vale para os dois lados. Quando alguém não gosta de seus produtos ou serviços isso pode levar a comentários negativos. Sendo assim, capriche nas soluções que oferece.

6. Aproveite os Modismos

Atualmente, com o dinamismo do fluxo informacional os assuntos que captam atenção do público mudam com uma velocidade enorme. Isso é válido tanto para aspectos clássicos, como datas comemorativas, quanto para fatos isolados que “viralizam”.

Sabendo disso, você precisa investir em formas ágeis de atingir seu público utilizando aquilo que você sabe que já captou a atenção dele. Invista em formas e em equipes ágeis para realizar esse processo. É muito mais fácil captar seu público se você estiver onde sabe que ele estará.

7. Estruture Seu Funil Comercial

Nossa última dica de estratégia para alavancar suas vendas é investir na criação de um funil de vendas aderente ao seu negócio. Ao passar por todas as etapas de estruturação do mesmo, você terá uma visão muito mais consistente do seu público e, consequentemente, estará muito mais preparado para alcançar os resultados que deseja.

Dentro disso, você pensará em todo o caminho do cliente, partindo da captação e chegando até o ponto final, que é a venda concretizada. Seu processo comercial será muito mais lógico e natural.

8. O Processo de Venda no Século XXI

Apesar de todos os recursos tecnológicos oferecidos para os processos de venda da atualidade, o fator humano continua tendo grande peso na atividade. Sem entender de pessoas é muito difícil alcançar resultados consistentes.

Sendo assim, saiba que essa é uma atividade na qual você jamais poderá se acomodar. É mandatório que sempre reinvente suas estratégias e busque caminhos estruturados para manter seu público feliz e comprando.

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Escrito por Gestao Click