O uso das estratégias de marketing digital é cada vez mais necessário para negócios online, como e-commerces. Nesse cenário, muitos gestores veem o investimento no Facebook Ads para loja virtual como uma solução para alavancar vendas e construir relacionamento com o cliente.

Essa escolha não é injustificada. No primeiro trimestre de 2018 o Facebook alcançou a marca de 127 milhões de usuários no Brasil, sendo um dos maiores mercados da rede social. E de acordo com o relatório “2018 Global Digital”, o brasileiro passa, em média, 9 horas navegando na internet, sendo 3 horas e 30 minutos diárias nas redes sociais.

O tempo de navegação está entre os maiores do mundo, o que explica que as empresas invistam cada vez mais em publicidade nesse canal. Entenda mais sobre o assunto logo abaixo.

Como funciona o Facebook Ads?

O Facebook Ads é a ferramenta para criação e gerenciamento das campanhas pagas no Facebook, que permite que sejam realizados anúncios nessa rede, sendo eles sempre acompanhados da tag “patrocinado” para indicar a publicidade para o usuário.

Dessa forma, para anunciar nesse canal, o primeiro passo é criar uma conta na ferramenta e iniciar o planejamento da campanha que será colocada no ar. Para melhorar o desempenho das ações, o Facebook oferece a segmentação, que permite que o lojista impacte pessoas mais qualificadas.

Além de viabilizar campanhas que atinjam o público já consolidado da empresa, os recursos disponíveis no Facebooks Ads para loja virtual ajudam a encontrar pessoas que ainda não conhecem a marca, mas que têm um perfil semelhante ao do público-alvo.

Após definir as informações da campanha e inserir o orçamento disponível para essa ação específica, os anúncios já entram no ar. Eles podem ser exibidos de diferentes formas, de acordo com o interesse do lojista, como:

  • no feed de notícias no usuário;

  • na coluna direita;

  • em vídeos ou imagens;

  • em carrossel, com linha de produtos;

  • com promoções e ofertas;

  • em divulgação de eventos.

Essa diversidade de modelos permite que o lojista selecione aquele que seja mais vantajoso para ele e também que possa acompanhar os resultados de cada campanha pelos relatórios gerados.

Quais as vantagens de investir nesse recurso?

Uma vez que tantos usuários estão ativos no Facebook e passam várias horas do dia nessa rede social, o primeiro benefício de investir nesses anúncios é conseguir impactar o público-alvo do negócio com bastante precisão, devido aos recursos de segmentação.

Além de ajudar a relacionar-se com pessoas que já conhecem a marca, a rede social permite atingir novas pessoas com grande potencial de criarem vínculos com a loja virtual devido aos interesses apresentados, o perfil, o histórico de navegação e outros quesitos.

O Facebook Ads para loja virtual também oferece boas possibilidades para campanhas de remarketing, possibilitando impactar positivamente usuários que já acessaram o e-commerce, mas ainda não finalizaram a compra. Esse tipo de anúncio deve ser bem específico para que o consumidor lembre-se da marca e do produto pesquisado.

A soma dessas vantagens faz com que o Facebook seja um canal adequado para o aumento das vendas do e-commerce, proporcionando um ROI (Retorno Sobre o Investimento) positivo.

Quais erros devem ser evitados ao usá-lo?

O Facebook Ads é uma ferramenta bastante completa, mas para começar a usá-lo é importante que verificar alguns erros comuns nessa rede para que eles possam ser evitados.

Por exemplo, já que você está investindo em uma campanha é importante que ela traga resultados, o que será limitado se os anúncios impactarem várias vezes os mesmos usuários, portanto, configure o quesito de reincidência.

Também deve-se evitar ser chato nesse canal, por exemplo, ao continuar mostrando um anúncio para o consumidor mesmo depois que ele já tenha adquirido o produto. Portanto, evite ser insistente ou irrelevante nas campanhas do Facebook Ads para loja virtual e garanta uma melhor experiência para o cliente.

Afinal, como montar uma campanha no Facebook Ads?

A criação de campanha nessa rede social passa por diversas etapas para que os resultados alcançados sejam realmente satisfatórios. Assim, podemos dividir esse processo em quatro fases.

Estruturação da campanha

Nesse momento é necessário estipular qual o objetivo da campanha, sendo essa definição fundamental para alcançar melhores resultados e estruturar corretamente. Após essa questão, deve-se definir o conjunto de anúncios, que consiste em escolher quais modelos são mais vantajosos para alcançar as metas estabelecidas.

Em seguida será necessário criar cada anúncio especificamente, lembrando que ele está inserido em uma ação mais complexa e deve seguir as mesmas diretrizes.

Segmentação

O Facebook oferece uma série de categorias para realizar as campanhas e quanto melhor conhecer o público-alvo do negócio, mais eficientes elas serão. É possível determinar questões como idade, gênero, interesses, comportamento, localização, dispositivo de acesso e outros.

Orçamento

Nessa etapa, além de definir o valor efetivo da campanha, será necessário avaliar como ela será cobrada. Pode-se optar pelo pagamento por 1.000 impressões (visualizações dos anúncios) ou custo por clique (CPC), que são as pessoas que de fato clicaram no anúncio. Essa definição deve estar alinhada com o orçamento do marketing digital como um todo.

Mensuração dos resultados

O Facebook Ads para loja virtual disponibiliza uma série de relatórios sobre todas as ações e resultados das campanhas de mídias pagas, de forma que acompanhá-los é fundamental tanto para promover otimizações e tornar a estratégia mais rentável como para saber se os esforços estão sendo recompensados, entretanto, atente às métricas de vaidade para não tomar decisões equivocadas.

Quais as boas práticas para obter resultados satisfatórios?

Para melhorar as campanhas e alcançar resultados mais satisfatórios é fundamental conhecer e executar boas práticas na criação e gerenciamento das mídias pagas.

Um exemplo é investir na categorização com o objetivo de maximizar o uso de recursos que permitam atingir um público mais qualificado, o que tornará a campanha mais eficiente.

A definição de um objetivo para campanha também é essencial, pois a intenção pode ser vender mais, mas também aumentar o tráfego para o site, promover a página, melhorar a autoridade, construir relacionamento, entre outros.

Como implementar o Facebook Ads para loja virtual?

Para implementar o Facebook Ads para loja virtual o primeiro quesito a ser avaliado é o volume de vendas do e-commerce. Se a marca for maior, é essencial contar com ajuda profissional de uma empresa especializada para desenvolver a estratégia com mais eficácia e ter a garantia de resultados.

Caso a opção seja por desenvolver internamente, garanta que a estratégia esteja alinhada com os objetivos de marketing digital da empresa, defina metas claras para cada campanha, impulsione as publicações, estabeleça um fluxo de tráfego para o site, engaje os usuários e mensure constantemente para melhorar os resultados.

O investimento em Facebook Ads para loja virtual torna-se fundamental em um cenário no qual os brasileiros dedicam tantas horas do dia a essa rede social, entretanto, a estratégia de mídias pagas nesse canal deve ser sólida e compatível com os objetivos da marca.

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Escrito por Profit-e