
A Black Friday é uma das datas mais esperadas por varejistas e consumidores devido à movimentação econômica que proporciona. Com grandes descontos, o objetivo é atrair um público maior e a estratégia tem dado bons resultados nos últimos anos. Além disso, vem ganhando cada vez mais força e os lojistas têm se preparado melhor para essa oportunidade.
Em 2017, a Black Friday será realizada no dia 24 de novembro e as expectativas de vendas no comércio eletrônico são altas: R$ 2,2 bilhões, de acordo com um levantamento realizado pelo Google. O esperado é que a data apresente um crescimento entre 15% e 20% nas vendas em relação a 2016, quando movimentou R$ 1,9 bilhão.
Para entender esse conceito e começar a se preparar, continue a leitura!
Entendendo a Black Friday
A data é de origem americana e representa os três dias de promoções realizados após o feriado de Ação de Graças, que é comemorado na quarta quinta-feira no mês de novembro.
No Brasil, foi adaptada pelo varejo como uma oportunidade de movimentar o comércio. Ainda que nos primeiros anos o resultado tenha sido controverso, as reclamações dos consumidores no site Reclame Aqui diminuíram 33% em 2016 em relação a 2015.
É evidente que cada vez mais a Black Friday se consolida como uma oportunidade real para varejistas que desejam aumentar as vendas e atrair mais clientes.
Os impactos da Black Friday no mercado
A expectativa do Google para 2017 é que o setor de e-commerce brasileiro apresente um crescimento de 12%, alcançando R$ 49,7 bilhões neste ano. Para a Black Friday deste ano, espera-se um faturamento de R$ 2,2 bilhões. O que representa 4% das vendas anuais concentradas em apenas um dia.
A ocasião, além de permitir vender mais para clientes atuais, também permite atrair um novo público. De acordo com estimativas do Google, em 2017 a Black Friday deve atrair 370 mil compradores que nunca compraram pelo comércio eletrônico. O número representa 10% dos novos consumidores digitais esperados neste ano.
Preparando o e-commerce para a Black Friday
Com dados tão otimistas, o varejista precisa se preparar para que o e-commerce apresente os resultados esperados para a época. Afinal é um dia atípico e exige um planejamento antecipado. O ideal é que a campanha seja planejada com no mínimo 120 dias de atentecedência. Já a usabilidade do e-commerce exige mais tempo e mais planejamento.
Ainda que esse planejamento seja essencial, a imagem construída pela marca todos os outros dias será determinante no sucesso que pode ser esperado para essa data.
De acordo com o Reclame Aqui, as reclamações mais recorrentes em 2016 foram:
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propaganda enganosa ― 22%;
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divergência de valores ― 15,1%;
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problemas na finalização da compra ― 12%;
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produto indisponível ― 7,6%;
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promoção ― 6,6%.
Portanto, organize-se! Pensar com antecedência é o melhor para evitar esses e outros problemas e oferecer a melhor experiência de compra aos seus clientes.
Reforce os servidores e a estrutura
Quando o e-commerce está alocado em uma plataforma robusta, fica mais protegido em datas como a Black Friday para que não haja congestionamento do tráfego e o site saia do ar. Uma boa plataforma é essencial para essa segurança, assim como o servidor responsável.
Considerada a melhor plataforma da América Latina, a VTEX, conta com mais de 1500 empresas, entre elas a Coca-Cola, Disney, Pandora e outras. Na Black Friday de 2016 suportou mais de 300.000 pedidos.
Verifique antecipadamente esses quesitos e, se necessário, invista antes na estrutura para evitar problemas no dia e perder os lucros possíveis com a data.
Garanta um estoque adequado
Uma reclamação recorrente dos consumidores é de produto indisponível. Dessa forma, indica-se aumentar o estoque, principalmente dos itens que terão mais destaque na data. O indicado é que tudo esteja cadastrado com 15 dias de antecedência, evitando problemas de última hora para o varejista.
Certifique-se, ainda, de que os fornecedores poderão cumprir os prazos de entrega para antes da data.
Verifique sistemas de segurança e antifraude
A Black Friday, justamente por atrair mais consumidores, também pode ser um alvo mais frequente de ataques e fraudes. Portanto, verifique com antecedência se o sistema de segurança e o antifraude estão funcionando como esperado.
Caso necessário, reforce a segurança, principalmente relacionada aos dados dos clientes.
Planeje quais produtos terão destaque
Conhecer o consumidor e os anseios dele é fundamental para ter mais sucesso nas vendas durante a Black Friday. Faça pesquisas e verifique o que os clientes mais gostariam de encontrar com descontos.
Outro indicativo pode ser a lista de produtos mais vendidos do e-commerce. Lembre-se: para que a data traga resultados, é necessário agradar o cliente em primeiro lugar.
Prepare o e-commerce para o mobile
Mesmo que um maior número de conversões ainda ocorra no desktop, as pesquisas e compras por mobile não param de crescer. Durante a Black Friday, assegurar uma boa experiência para clientes que optarem pelos dispositivos móveis é fundamental para aumentar as vendas.
Dicas para atrair o público e vender mais
Confira algumas dicas de como vender mais!
Atente-se à precificação e promoções atrativas
De acordo com o CEO do Reclame Aqui, Maurício Vargas, enquanto os consumidores esperavam descontos de 50% a 60% em 2016, as lojas ofereceram promoções de 20% a 30% em sua maioria, fazendo com que houvesse uma queda no interesse dos compradores que tinham mais expectativas com a data.
Portanto, se o objetivo é se destacar, ofereça ofertas agressivas e mostre aos consumidores oportunidades realmente diferenciadas. Também atente-se à precificação para evitar divergência de valores.
Ser acusado de “Black Fraude” pode prejudicar permanentemente a imagem da empresa, sendo necessário cuidado com práticas indesejadas pelos clientes.
Cuide da sua base de clientes
A Black Friday é uma oportunidade tanto para aumentar o ticket médio da base atual de clientes, que compra mais no período, como também para atrair compradores pela primeira vez.
O indicado é investir nessas duas estratégias. Ofereça vantagens exclusivas para consumidores que já adquiriram produtos com você no último ano e também faça ofertas para aqueles que estão conhecendo o e-commerce.
Invista em um marketing personalizado
Uma comunicação adequada para o período é essencial para mostrar aos consumidores as vantagens e diferenciais da Black Friday no seu e-commerce. Interaja em todos os canais de comunicação com o cliente, como redes sociais, e-mail marketing, site, SEO específico etc.
Durante o dia da promoção, é indicado contar com a equipe completa de atendimento. Garanta que os contatos dos clientes serão atendidos com rapidez e dentro do prazo.
Seja transparente na entrega
O maior volume de vendas pode tornar a logística mais demorada e impactar os prazos de entrega. Calcule essas questões antecipadamente e indique os prazos de entrega corretos para os consumidores. O objetivo é oferecer uma boa experiência de compra, portanto a transparência é essencial.
A Black Friday é uma excelente oportunidade de vendas para o e-commerce. Os consumidores estão cada vez mais atentos e a loja virtual deve se planejar com antecedência para oferecer experiências de compra satisfatórias e que possam resultar na fidelização do cliente.
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