
Google, o maior site buscador do mundo. São cerca de 3.3 bilhões de pesquisas por dia, o que representa em um mês quase que 100 bilhões, muita coisa não? Devido essa alta visibilidade, muitas marcas almejam estar em uma boa posição nos resultados de busca.
Esta ferramenta de pesquisa até oferece centenas de páginas com milhares de resultados, mas sabemos que os navegadores sempre se limitam somente nas primeiras e isso quando estão muito dispostos a pesquisarem, fora desse contexto eles ficam só na primeira página.
Desta forma, se você quer que os usuários notem o seu e-commerce é preciso estar sempre entre os primeiros resultados ou pelo menos nas primeiras páginas e trabalhar com as ferramentas de SEO (Search Engine Optimization).
Para ilustrar, pesquisamos no Google “agencias de ecommerce”, de forma informal como se fosse uma busca do dia a dia. O resultado: a Profite está entre os 5 primeiros links.
Agora que você já sabe o porquê é importante estar entre os primeiros resultados, está na hora de descobrir como que você consegue isso.
Entendendo o Google
Em partes o Google não é o seu melhor amigo a ponto de deixar seu e-commerce em primeiro lugar porque ele é bonitinho, mas ele é o seu amigo porque ele lhe dá informações para trabalhar com SEO, que facilitam o seu rankeamento.
Ele não vai avaliar se o seu design é feio ou bonito ou então se os seus produtos são legais. O buscador possui critérios específicos e mais racionais para qualificar se sua loja online é boa ou não para os usuários. Para “dificultar” frequentemente ele muda um pouco esses critérios.
Então, para lhe ajudar neste ano, confira abaixo algumas ferramentas de SEO para melhorar o seu posicionamento nos resultados de busca.
Conteúdo de qualidade
Trabalhar com um conteúdo bom, não é novidade para ninguém. Oferecer um material de qualidade é o mínimo que o seu site, blog ou e-commerce deve fazer, até porque o contrário os usuários não entrariam no seu canal.
O que importa para o Google, não é se o texto foi produzido por um especialista. Ele precisa de outros motivos e alguns desses são:
Backlinks
Backlinks são links em outros sites que redirecionam para o seu. De forma resumida, quanto mais você for linkado em outros portais, mais motivos o Google terá para classificá-lo positivamente.
Esses redirecionamentos é como se os outros sites estivessem indicando o seu portal para os leitores dele. No dia a dia os backlinks seriam a recomendação de um restaurante: quanto mais elogios um estabelecimento recebe, mais pessoas irão nele. Como isso depende da vontade dos outros, então além do conteúdo ser atraente e útil, é preciso oferecer uma boa experiência ao longo da leitura.
Conteúdos únicos
A ideia de trabalhar com conteúdos únicos não é usar palavras diferentes para um mesmo assunto, mas sim mostrar informações e interpretações diferentes. Para isso é preciso sempre buscar por fontes novas e aprofundar seu o nível de informação realizando entrevistas com profissionais e até mesmo especialistas.
Outra maneira de produzir conteúdos únicos é o formato dele. Trabalhar com materiais mais visuais com as informações mais objetivas ajuda a criar algo mais original para o seu público.
Somando esses dois itens (informação inovadora e formato) você consegue transmitir para o usuário uma boa experiência e por consequência o Google entenderá que os seus materiais são de qualidade.
Latent Semantic Indexing – LSI
Em linhas gerais, trabalhar com LSI é explorar as keywords no seu conteúdo. Então é só escrever algumas palavras chaves que o Google classificará como material de qualidade? Não, é preciso haver uma relação entre a pauta e os termos chaves.
O buscador é capaz de processar e compreender o tema do texto. Uma vez concluído, ele saberá quais palavras chaves estão relacionadas com o tema.
Tempo de permanência
Outro critério que o Google utiliza para avaliar os sites é tempo que o usuário fica nele. Se em geral os seus leitores costumam ficar longos minutos, isso quer dizer que o seu site/blog/e-commerce consegue retê-los com o conteúdo.
Existem várias formas para você conseguir manter a atenção dos seus usuários:
– Trabalhe com linkagem interna;
– Use subtítulos e subtópicos para facilitar o entendimento;
– Utilize frases e expressões que prendam o leitor;
– Diversifique o conteúdo com imagens e vídeos.
Busca por voz
Uma das apostas para 2018, a busca por voz irá mudar completamente a forma de busca do Google. Quando você digita algo para pesquisar no Google, normalmente você utiliza termos chaves. Então caso queira saber mais sobre marketing digital, o comum seria escrever “marketing digital”.
Quando buscamos através da fala, tendemos a dizer mais palavras do que o necessário. Então seguindo o exemplo anterior, nós provavelmente diríamos “O que é marketing digital?”. A partir disso o Google não vai mais considerar os sentidos das palavras chaves, mas sim da intenção do usuário.
Ele não irá mais fornecer uma resposta tão objetiva, como era com as palavras chaves, mas sim vai oferecer opções mais diversas. Agora os resultados serão baseados no campo semântico ligado a linguagem oral, portanto é necessário realizar um trabalho mais detalhado com as descrições dos seus produtos e até mesmo nas keywords relacionadas.
Varie seu conteúdo
Outra forma de atrair e reter mais usuários para o seu canal e por consequência o Google entender que ele é de qualidade e melhorar a sua posição nos resultados de busca é oferecer um conteúdo de diversos formatos.
Além de imagens e vídeos, por que não e-books ou então webinars? Esses materiais normalmente atraem mais os leitores e trazem mais credibilidade para o seu negócio.
Essas foram alguns itens de SEO para trabalhar este ano, mas não se limite a só isso. Um e-commerce trabalha muito mais que as ferramentas de Search Engine Optimization, ele engloba toda a questão do UX, atendimento e o principal a experiência do usuário.
Muito Bom Mesmo este Post.
Gostei de Verdade.
E Gostaria que vocês acrescentassem mais informações sobre Backlinks.
Seria ótimo termos mais informações sobre backlinks. Obrigado !
Que bom que você gostou Daniel, orientar vocês é o nosso intuito! Agradecemos pelo seu feedback, com certeza estaremos criando mais conteúdos sobre backlinks! Para não perder nenhum material fique por dentro das nossas redes sociais e se inscreva para receber nossa news, sempre enviamos novidades!
http://profite.rds.land/cadastro-newsletter