
Existem diversos fatores que garantem o sucesso do seu e-commerce, por exemplo, uma boa estratégia de marketing, investimento em novas tecnologias e a gestão do negócio. Saber quando, onde e quanto gastar é essencial para a saúde do seu site. Em momentos de crise, identificar quando reduzir os gastos é de extrema importância para a sua loja online e é sobre isso que abordaremos neste material.
Confira abaixo 4 formas de diminuir os custos.
Fornecedores
Quando pensamos em cortar gastos, ou pelo menos reduzir, o que vem primeiro em nossa mente é o produto. Você pensa em diversas formas de como oferecer um resultado com menor custo, porém mantendo a mesma qualidade e uma saída para isso são os seus fornecedores.
A primeira opção é tentar negociar o seu contrato, veja se eles estão dispostos a fazer um preço mais em conta. Se a sua demanda for grande, use isso como motivo para pedir um valor menor. Como plano B fique atento às outras opções, antes mesmo da resposta do seu fornecedor atual, estude o mercado, veja a proposta de outros e compare.
Invista em marketing
Você deve estar se perguntando como que investir em marketing vai ajudar no orçamento. Simples: se bem planejado é possível atrair novos clientes gastando pouco. Trabalhar com marketing não necessariamente irá envolver grandes veículos de mídia ou então orçamentos gigantescos.
Com a sua equipe, desenvolva uma ação online e crie uma estratégia de conteúdo em suas redes sociais. Se bem organizado e estruturado, você consegue divulgar sua loja, gerar buzz e atrair novos consumidores, por consequência seu CAC (Custo de Aquisição de Cliente) se tornará menor.
Integre um marketplace
Estar presente em um marketplace pode ser uma ótima opção para reduzir os seus custos e ao mesmo tempo se beneficiar com ele. Neste sistema, você tem maior visibilidade, credibilidade e como confiança é um fator chave para um e-commerce, você conseguirá vender mais.
Além disso você não terá que se preocupar com a infraestrutura, o marketplace que será responsável por esta parte. Desta forma, seus gastos serão menores – o que faz com que o seu CAC também reduza.
Logística
Por fim, mas não menos importante, a logística. São dois fatores dentro deste processo: frete e estoque.
Trabalhar com estoque requer uma boa organização e um ótimo gerenciamento. É preciso calcular a quantidade necessária para que o seu e-commerce não fique prejudicado, ou seja, ter o suficiente para não faltar nem exceder.
Já o frete é um elemento delicado, pois por mais que não cobrar este custo no valor final seja um atrativo para os clientes, é necessário entender se o seu e-commerce suporta assumir essa despesa, afinal alguém tem que arcar com a taxa. Veja também se terceirizar o transporte não é boa opção, muitas vezes sai mais em conta do que ter sua própria frota de entregadores.
O que você absorve disso?
Independente da situação do seu e-commerce, essas dicas também podem ajudar a saúde do seu negócio, uma vez que gastar mais do que deve só prejudica o funcionamento da sua loja. Então, com base nos tópicos a cima, confira onde você poderia estar gastando menos e com esse valor economizado invista onde vale a pena!
Deixar um comentário