
Uns dos principais problemas enfrentados pelas lojas online é a desistência da compra. Isso pode acontecer um pouco antes do fechamento, quando o checkout não é concluído ou mesmo depois que o cliente realizar o pedido e solicitar um boleto que nunca será pago (o que resulta no cancelamento da compra). Para esse problema, há uma solução simples, porém eficaz: o recuperador de carrinhos abandonados.
Mas antes de tudo, é legal entender os motivos que levaram o clientes desistir da compra. Vamos lá?
Perder receita por carrinhos abandonados é um indicador de que seu e-commerce não está atendendo às necessidades do seu público. Mas, por que isso acontece? Como o e-mail marketing pode ajudar? Essas e outras questões você pode esclarecer neste material cheio de dicas e informações relevantes para a administração do seu e-commerce.
Especialista no mercado, o Enviou tem em seu portfólio dois principais serviços: recuperador de carrinhos abandonados e e-mail marketing. Segundo a empresa, cerca de 70% dos visitantes chegam ao carrinho com produtos, mas não realizam a compra e acabam desistindo. Esse abandono acontece por diversos fatores, entre eles
- Frete elevado
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Boston Consulting Group (BCG), cerca de 74% dos consumidores afirmaram que o frete grátis é um fator determinante para realizar a compra. Porém, sabemos que arcar com os custos da entrega não é nada simples e para você não cobrar esse valor é preciso ter planejamento. O Enviou tem algumas dicas para você conseguir trabalhar com frete grátis sem atrapalhar o seu caixa:
-Estabelecer um mínimo de compras, seja por itens ou valor – essa regra pode driblar o prejuízo da entrega;
– Trabalhar com mais de uma distribuidora. Dessa forma, você consegue ofertar valores diferentes e mostrar fretes mais baratos para o seu cliente e
-Negocie com os seus fornecedores. Com isso, é possível reduzir o frete ou até mesmo torná-lo gratuito.
- Formas de Pagamento
Em alguns casos, as formas de pagamentos só aparecem quando o usuário clica no CTA “Finalizar Compra”. Imagine alguém que ainda vê as compras online com desconfiança e nunca vai cadastrar os dados do cartão em um site. Para essa pessoa, ver o boleto como forma de pagamento desde a primeira página é um fator determinante. Segundo CyberSource Corp, as lojas que oferecem 4 ou mais formas de pagamento têm 12% mais chances de ter os pedidos finalizados. Por isso, coloque as suas formas de pagamento em todas as páginas. Dica: use o footer ou uma barra de benefícios na home do seu site!
- Navegação
Não adianta de nada oferecer diversas formas de pagamento e frete grátis se a usabilidade do site não estiver intuitiva. Questões de UX e UI são fundamentais também no processo de compra. O caminho para finalizar a compra precisa ser fácil e objetivo. Dica: peça para alguém que não esteja muito acostumado a usar a sua loja para navegar nela com um objetivo (encontrar um produto de cor e tamanho específicos). Observe as dificuldades e aprenda com elas!
- Credibilidade
Comprar em loja online requer o compartilhamento de dados pessoais, tais como: endereço, RG, CPF e informações bancárias. Se um consumidor não se sente seguro nesse processo, ele não vai pensar duas vezes em cancelar suas compras. Abandonando o carrinho até mesmo antes de finalizar o cadastro.
Uma vez que o cliente abandona o produto no carrinhos, o cliente Enviou tem a possibilidade de criar até 5 tentativas para recuperar essa compra. Para que essa estratégia seja eficaz é preciso que você conheça o seu público. De nada adianta encher a caixa do seu cliente de e-mail e não obter nenhum retorno positivo não, é mesmo? É preciso pensar bem nas estratégias e fazer tudo de forma planejada para alcançar o seu objetivo: converter esse abandono em vendas.
Para o Enviou, ter uma estratégia de envio é essencial na recuperação, porém há algumas “regras” e sugestões a serem seguidas.
“O cliente só recebe o e-mail caso saia do site sem finalizar a compra. Não existe uma fórmula certa para os envios de e-mail, porém algumas pesquisas indicam que o primeiro e-mail deve ser enviado até 20 minutos depois do abandono para aumentar a conversão dessas vendas.”
Podem parecer simples, porém é de extrema importância que todos os dados sejam analisados antes. Segundo o Enviou, generalizar seus clientes que abandonaram o carrinho é uma forma errada de agir.
“Cada caso é um caso. O ideal é você identificar o porquê está tendo o abandono de carrinho na sua loja. Com o auxílio do recuperador de carrinhos do Enviou, você consegue trabalhar com algumas estratégias para converter esses abandonos.”
E-mail Marketing: uma solução para aumentar as suas vendas
Outro problema apresentado pelas lojas online é a necessidade de gerar novas compras e converter leads em clientes, porém temos a solução para esse problema. Uma vez que o usuário faz o cadastro para receber as novidades do seu site, é preciso aproveitar esse voto de confiança com sabedoria. Com esse cadastro, você fala diretamente com os seus clientes e é daí que vêm os resultados positivos.
Como na estratégia anterior de recuperação de carrinhos abandonados, para envio de e-mail marketing também é preciso ter planejamento. Você precisa criar suas estratégias de envio para alcançar seu consumidor. Com o envio de e-mail marketing você pode enviar promoções, descontos especiais e ofertas de produtos. Dica: para criar suas estratégias de envio, analise seu concorrente e tenha noção de como o mercado está trabalhando com essa estratégia.
Para te ajudar, criamos algumas dicas. Veja:
Com o intuito de auxiliar na produção dos e-mails, o Enviou listou 4 itens importantes:
- Personalização
O cliente gosta de se sentir especial, de ter um tratamento diferenciado, e isso vai desde as promoções e produtos até a forma como tratá-los. Trate-os como se eles fossem únicos, usando uma linguagem mais informal com um tom de carisma. Foque nele ao invés de apenas mostrar os produtos que foram abandonados.
- Assunto Chamativo
O assunto do e-mail é a chave para que ele seja pelo menos aberto. É ele quem chamará atenção do usuário. Seu assunto deve ser assertivo e criativo. Brinque com frases curtas e simples que chamam atenção e despertam a curiosidade de quem vai receber o e-mail.
- Conteúdo Relevante
O e-mail precisa ter um conteúdo específico para cada tipo de lead e é essencial que o tema seja objetivo e claro. Hoje as pessoas leem só o que realmente interessa e que, de preferência, seja rápido e fácil. O layout também conta muito, portanto nada de e-mails visualmente poluídos.
- Erros de Português
Ninguém fala o português 100% correto, porém problemas envolvendo a gramática podem prejudicar a imagem da marca, diminuindo sua credibilidade. É de extrema importância que os seus e-mails marketing sejam revisados mais de uma vez e por mais de uma pessoa.
Outro ponto importante é a questão do desenvolvimento da estratégia. Há duas questões que precisam elaboradas: para quem e com que frequência.
- Segmentação dos Leads
O e-mail só vai ser relevante se ele for entregue para as pessoas certas. Não adianta nada entregar para 100 pessoas, se desse total só 10 se interessarem. Portanto é fundamental segmentar seus leads através dos interesses, gostos, marcas, produtos e outros detalhes – e para essa tarefa difícil, o Enviou pode ajudar bastante.
- Quantidade de E-mails
Receber centenas de e-mails anunciando algum produto ou alguma promoção pode se tornar um incômodo. O excesso de disparos pode prejudicar a imagem da sua loja e fazer com que o usuário opte pelo descadastramento ou, o que é bem pior, direcione o seu e-mail para a lista de SPAM. Ter planejamento e mandar só o que é necessário para seu público é o suficiente para impactá-los.
Uma vez que os seus e-mails foram enviados, é preciso que eles tenham um acompanhamento. Sempre analise se os esforços foram compensados. Para isso, o Enviou listou 6 KPIs disponíveis na ferramenta que vão facilitar muito na hora de olhar para os resultados.
- Taxa de Crescimento
Essa métrica permite saber se a sua lista de contatos cresceu ou não. Quanto maior for o crescimento da sua lista, melhor, pois isso significa que há novos leads propensos a engajarem com a sua empresa. Caso ela diminua, o que é normal acontecer ao longo do tempo, é possível saber o motivo dessa queda.
- Taxa de Abertura e Cliques
Abertura e cliques são dois KPIs diferentes, porém cliques dependem da abertura. A primeira métrica se refere ao número de pessoas que abriram o seu e-mail marketing. Ter um alto índice de abertura não significa que muitas pessoas gostaram e muito menos que clicaram para irem ao seu e-commerce recuperar o carrinho abandonado. Às vezes, o usuário abriu o e-mail, porém não considerou o conteúdo relevante.
Os cliques significam mais. Se seu e-mail marketing tem um alto percentual de cliques, isso quer dizer que muitos usuários abriram o e-mail, provavelmente acharam o conteúdo relevante e então clicaram no CTA para serem direcionados a uma página específica.
- CTR (Click True Rate)
Essa métrica é a relação cliques por abertura. Esse KPI é um dos índices mais utilizados para mensurar se uma campanha deu certo. Assim, se um e-mail marketing apresentar um alto valor de CTR, é porque o assunto chamou atenção do lead. Caso contrário, é preciso avaliar o assunto e o conteúdo do e-mail e até mesmo o horário do disparo.
- Taxa de Conversão
Essa taxa quantifica as pessoas que finalizaram com êxito o objetivo do e-mail marketing. Ou seja, mostra quantos leads receberam o e-mail, abriram, clicaram e foram para a página desejada. Você ter um alto número de conversão significa que você acertou no assunto, na segmentação dos leads, na elaboração do conteúdo e até mesmo no horário do disparo.
- Taxa de Rejeição (Bounce Rate)
No caso do e-mail marketing, a taxa de rejeição revela o percentual de leads que saíram da lista de cadastrados no seu e-commerce. Em muitos casos esse descadastro é resultado do excesso de material enviado, da falta de relevância do conteúdo e falta de interesse por parte dos leads.
- ROI (Return Of Investment)
Esse KPI é bem simples. Se o valor que você investiu for maior do que lhe rendeu, então alguma coisa do seu planejamento está errada. Diante de resultados negativos, é preciso que os dados sejam analisados e que uma nova estratégia seja pensada. Por outro lado, se o retorno sobre o investimento mostrar números positivos, isso quer dizer que todo o seu planejamento está valendo a pena.
E aí, esclareceu suas dúvidas sobre carrinho abandonado?
Para te ajudar a continuar neste processo, confira o que o Enviou tem a oferecer para seu e-commerce! https://enviou.com.br/
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