Qual é a melhor forma de conhecer o mercado de diferentes lugares do mundo, saber quais são suas inovações e descobrir como lidam com as dificuldades e desafios? Indo até eles, claro. Os eventos de e-commerce são a oportunidade perfeita para trocar experiências e aprender como outras culturas tratam e aperfeiçoam essa tendência global.
Muitas vezes, esses eventos acabam sendo o único jeito de quem se dedica tanto ao trabalho conseguir uma pausa na rotina. “A gente trabalha tanto que a nossa oportunidade de viajar está associada a ir a esses eventos”, brinca Pablo Canano, CEO e fundador da Profit-e. Os anos de experiência se confundem com os carimbos no passaporte. Para quem praticamente não tem férias, a possibilidade de visitar outros países vem em forma de conhecimento profissional.
Quer saber quais são os principais eventos de e-commerce do mundo? Continue a leitura e receba orientações de quem entende do assunto e sabe como aproveitar melhor cada um deles. As dicas e relatos são de Pablo Canano.
IRCE — Internet Retailer Conference + Exhibition
O IRCE é sempre em Chicago e acontece em junho. O mais surpreendente desse evento é sua feira de negócios e a grande quantidade de parceiros presentes. Ao todo são mais de 600 fornecedores. Muito bem organizado, os stands permitem ao visitante percorrer um corredor e conhecer todo o ecossistema de logística de uma única vez. Mas separe uma parte do seu dia e disposição, pois o número de fornecedores supera qualquer expectativa. E vale a pena investir tempo para conhecer as soluções e empresas presentes.
Em Chicago, se o lojista tiver tempo, recomendo visitar alguns lugares, como o restaurante da famosa cervejaria Goose Beer e almoçar um delicioso hambúrguer. Na parte da tarde, vale visitar o Millennium Park de bicicleta e conhecer a orla do Lago Michigan, que parece mais uma praia com a quantidade pessoas praticando esporte.
Meu ponto de destaque a noite é ir assistir a um show no Kingston Minds, um bar um pouco afastado do centro e onde você pode encontrar músicos realmente tradicionais do blues, cantando com prazer com seus amigos e diante de uma plateia de moradores da cidade.
SHOP.Org
Eu me senti iniciado no mundo e-commerce depois que frequentei meu primeiro Shop.org, evento promovido pela NRF (National Retail Federation) que acontece anualmente nos Estados Unidos no mês de setembro. O interessante do evento é assistir como líderes de mercado passam pelos mesmos problemas que o varejista brasileiro e quais soluções foram encontradas por grandes marcas, como Staple, Walmart e Walgreens.
Ouvir diretamente desses gestores quais são seus problemas dá uma visão para os brasileiros de como um mercado muito mais maduro — e, pelo menos, 15 vezes maior que o nosso — lida com isso. No ano passado, Cinemark, O Boticário, Etna, Magazine Luiza, Marisa, Saraiva e Vivara estiveram entre os que foram se atualizar.
Mesas redondas e cidades diferentes
O interessante sobre o SHOP.Org é que a cada ano ele acontece em uma diferente cidade norte-americana, o que pode empolgar o gestor brasileiro para aproveitar e conhecer um pouco mais do país. Este ano, o evento será em Las Vegas, Nevada.
Minha experiência mais interessante no SHOP.Org foi participar das mesas redondas. Eram mesas com até 6 pessoas em que um fornecedor e um cliente apresentavam um case juntos. Nesse clima mais intimista, era possível ter detalhes de projetos, números da operação e realmente se conectar com as pessoas que participavam.
E-commerce Day
A América Latina também deve entrar no roteiro do varejista e do fornecedor de tecnologia brasileiro. O E-commerce Institute é responsável pelo incrível E-commerce Day, que acontece em mais de 12 países e contou com a presença de mais de 14 mil pessoas em 2016.
Este ano, a Profit-e, que hoje atende varejistas em mais de 8 países das Américas, estará presente como palestrante e stand no E-commerce Day da Colômbia. Falaremos de como estratégias de usabilidade e SEO somadas geram resultados e aumentam a lucratividade de uma operação.
A força da América Latina
Sabemos da velocidade com que países como Chile, México e Colômbia estão crescendo e evoluindo no mercado de e-commerce. Isso é resultado da estabilidade política e de um planejamento que permite o desenvolvimento da economia. Então, minha dica é ficar de olho em como esses mercados estão amadurecendo e pensando soluções para o seu varejo.
Por toda a América Latina, existem grupos econômicos que o empresário brasileiro deveria olhar mais de perto para ver como estão lidando com desafios de operações, logística e tecnologia.
Shoptalk
Esse ano entrou em meu radar também o Shoptalk, um evento que está dobrando de tamanho ano a ano, e aconteceu em Las Vegas, no mês de março. A feira pretende ser um evento global e terá uma versão Europeia ainda neste ano. E realmente deu vontade de fazer as malas e ir assistir, pois estarão presentes e compartilhando conhecimento a CEO da IKEA na Suíça e o diretor online da TESCO, um dos supermercados mais inovadores do Reino Unido.
VTEX Day
30 e 31 de maio, São Paulo (Brasil).
Hoje o VTEX Day é considerado o maior evento de e-commerce da América Latina inteira. Por ser no Brasil, o foco é no país, mas para este ano é esperada uma delegação da América Latina, Estados Unidos e Europa de mais de 300 pessoas.
No evento de 2019, é estimada a participação de 15 mil pessoas — no ano passado foram 11.000. O destaque é a palestra do Barack Obama, ex-presidente dos Estados Unidos. Para os organizadores, a presença do americano representa uma mudança de paradigma no mercado.
Para Daniela Jurado, líder da VTEX na Itália, o principal atrativo para um evento de e-commerce é fazer negócios. “Além disso, você tem a oportunidade de encontrar parceiros, conhecer pessoas que estão se destacando nesse mercado e descobrir soluções que podem complementar seu e-commerce”, afirma.
Conhecimento e experiência
O intuito, explica a colombiana, também é conseguir contribuir com conhecimento e educar quem está começando a formar o mercado de e-commerce. “Eu tive a oportunidade de palestrar no E-commerce Day do Chile. Esses eventos dividem o público, então tem palestras para pequenas e médias empresas, tem palestras que são para CEOs. Você consegue adequar o seu discurso para o que a pessoa está esperando”, diz
Daniela falou para empreendedores iniciantes, de pequenas e médias empresas. “As pessoas não sabem como começar, têm medo de crescer e você consegue passar a confiança que elas precisam. Elas olham para gente como referência”.
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