Atualmente, o cenário do comércio eletrônico faz com que seja imprescindível investir em marketing digital para aumentar as vendas e consolidar a marca. Entre as estratégias que devem ser avaliadas pelos gestores está a de mídia paga para e-commerce.
Essa prática está entre as mais importantes devido aos diversos benefícios que proporciona e por constituir um dos pilares do marketing digital. A seguir, conheça as vantagens dessa solução e saiba como desenvolvê-la com mais êxito.
Quais são as vantagens de investir em mídia paga para e-commerce?
Inicialmente, é preciso saber que as mídias pagas incluem anúncios de diferentes tipos, como os links patrocinados na SERP, remarketing, sociais — como no Facebook e no Instagram —,Google Shopping, YouTube, rede de display e outros.
No geral, as características são semelhantes, mas pode haver particularidades que vão impactar no retorno e na execução da campanha. Veja a seguir 5 benefícios que podem ser esperados:
Tempo de retorno
Uma das principais vantagens da mídia paga para e-commerce refere-se à conquista de resultados rápidos, pois após planejada, a campanha pode entrar no ar no mesmo dia e começar a gerar retorno, impactando imediatamente as vendas.
No entanto, é preciso avaliar e planejar corretamente quais produtos anunciar por esse canal — o que torna necessário pensar em um plano de ação mais estratégico.
Segmentação
Diferentemente dos anúncios offline, os digitais permitem que as campanhas sejam segmentadas, de forma a aumentar a relevância para o público-alvo. Existem vários critérios para segmentação, como perfil do usuário, palavras-chave, histórico de navegação, localização, fase na jornada de compra e outros.
Alcance os anúncios
Na internet, uma campanha bem definida e planejada tem um grande potencial de alcance, impactando usuários com mais predisposição a ter interesse no tema e nos produtos ofertados, de forma que além dos resultados quantitativos, ela é mais relevante qualitativamente.
Geração de tráfego qualificado
A mídia paga influencia diretamente na maior geração de tráfego para o site uma vez que os anúncios são clicáveis — e a vantagem é que são usuários mais interessados no produto devido à segmentação da campanha.
Atrair consumidores, entretanto, não significa diretamente fazer mais vendas — pois o site precisa ser responsivo, ter um bom layout, estrutura da informação e usabilidade.
Maior visibilidade da marca
Investir em mídias pagas também permite que mais pessoas conheçam a marca, aumentando a visibilidade. Esse benefício é ainda mais significativo quando a estratégia é associada à de SEO (Search Engine Optimization), pois permite que os usuários vejam a empresa tanto na mídia paga quanto na orgânica, aumentando a confiança.
Como desenvolver uma estratégia de mídia paga?
Conhecendo as vantagens associadas à estratégia de mídias pagas, o objetivo passa a ser desenvolver campanhas mais relevantes e que realmente gerem os resultados potenciais da solução.
Pensando nisso, separamos 7 dicas de como melhorar ou iniciar a campanha de mídia paga para e-commerce. Confira!
Faça um planejamento adequado
Primeiramente, os gestores devem se debruçar sobre o planejamento. Considere, por exemplo, o orçamento que será destinado a essa estratégia e quais são os resultados almejados, determinando em quanto tempo eles devem ser obtidos.
Utilizar metas claras é um importante instrumento para compreender melhor onde se pretende chegar com a solução e quais ações serão desenvolvidas para isso.
Invista em campanhas segmentadas
Como afirmamos anteriormente, a segmentação é um dos benefícios das mídias pagas, o que faz com que essa etapa seja fundamental no desenvolvimento da campanha. Ao segmentar corretamente, aumenta-se significativamente a chance de ter melhores resultados.
Além dos aspectos mencionados anteriormente, a segmentação também pode ser por dispositivo, canal usado, idioma, renda e outros.
Escolha as melhores mídias para a marca
Existem vários canais nos quais pode ser desenvolvida a estratégia paga, sendo fundamental identificar aqueles mais relevantes para o público-alvo da marca e também que contribua mais para os objetivos da empresa.
Se o objetivo é aumentar a visibilidade da marca (branding), o Google Shopping não é o melhor canal para anunciar. Cada mídia tem particularidades que vão impactar no formato, na linguagem e nas ofertas realizadas.
Crie anúncios interessantes
Uma campanha só vai gerar o resultado desejado se os anúncios forem interessantes para o público-alvo, o que exige o uso de boas práticas na criação das chamadas. Algumas delas são:
-
utilize números para chamar a atenção dos usuários;
-
use palavras poderosas para persuadir o consumidor, como “novo”, “inédito”, “gratuito” etc.;
-
informe ofertas nos anúncios, como “leve 2, pague 1”, “receba gratuitamente” e outras;
-
inclua chamadas para ação, como “cadastre-se”, “compre”, “clique” etc.
Com uma linguagem mais apropriada e chamativa, as chances de ter bom resultados com as campanhas são maiores.
Faça mensuração dos resultados
Um dos benefícios das campanhas pagas são as informações meticulosas que elas oferecem sobre o andamento da estratégia e os resultados obtidos. Estipule algumas métricas mais importantes para acompanhar e mensurar se o retorno está como o planejado. Alguns indicadores são:
-
leads gerados;
-
taxa de conversão;
-
custo de aquisição de leads;
-
custo de aquisição de clientes;
-
tráfego na loja virtual;
-
receitas geradas.
As métricas escolhidas devem fornecer informações que permitam aprimorar a segmentação das campanhas e também melhorar a execução da estratégia, gerando mais resultados.
Trabalhe com testes A/B
Com uma campanha no ar, podem surgir novas ideias para melhorá-la e otimizá-la. Para garantir que as alterações realizadas serão benéficas, é possível utilizar os testes A/B, que permitem que os analistas avaliem se uma mudança realmente vai gerar melhores resultados antes de publicá-la para todos os usuários.
Diversos itens podem ser alterados e testados, como cores do anúncio, chamada para ação, uso de um termo ou outro, entre outras alterações.
Conte com uma empresa parceira
Ter a estrutura e a equipe qualificada para desenvolver as estratégias de marketing digital internamente pode ser bastante custoso e pouco eficiente para e-commerces, pois além do investimento nas atividades-fim da empresa, será necessário direcionar orçamento para essa área.
Ao optar por uma agência parceira especializada, é possível reduzir os custos relacionados ao desenvolvimento das estratégias de marketing digital — incluindo as mídias pagas — e melhorar os resultados, visto que profissionais qualificados e experientes serão responsáveis pela solução.
A mídia paga para e-commerce é uma estratégia digital fundamental, e deve ser realizada com profissionalismo para garantir os resultados almejados. Quer saber mais sobre essa e outras soluções para aumentar as vendas no e-commerce? Assine nossa newsletter!
Contribuiu para a produção deste conteúdo Paula Padilha, marketing analyst da Profit-e.
Deixar um comentário