Escolher entre as principais plataformas de e-commerce é uma das mais importantes decisões para quem está montando uma loja virtual. Principalmente porque a escolha errada pode significar o fracasso total do negócio.

Não existe uma única plataforma que seja o Santo Graal do mercado ou que vai solucionar o problema de todos. O lojista deve avaliar vários pontos até encontrar aquela que o atenda melhor e que traga mais vantagens para seu negócio.

Se alguém está iniciando sua primeira loja online, com pouco recurso e capital, sem conhecimento técnico, uma plataforma paliativa, pequena e com serviços gratuitos pode ser uma boa opção.

Mas, se falamos em negócios sólidos e com potencial de crescimento, é indispensável realizar uma pesquisa aprofundada para encontrar a melhor solução. Para ajudar nessa decisão, confira as principais plataformas de e-commerce a seguir.

Magento

Magento é uma das mais populares plataformas de e-commerce. É uma robusta opção open source, sendo uma ótima escolha para quem quer mais independência e total customização da loja. Possui templates em módulos que possibilitam qualquer tipo de modificação.

Essa é uma plataforma gratuita, mas demanda investimento em uma equipe, agência ou empresa que tenha conhecimento para fazer a customização desejada. Isso pode gerar um custo maior, por isso é importante colocar na balança o que é melhor para o lojista:

  • uma plataforma que já tenha as ferramentas e funcionalidades predeterminadas;

  • ou uma que dê mais liberdade, mas demanda desenvolvimento praticamente do zero.

É uma plataforma bastante intuitiva e o código aberto é seu grande atrativo, particularmente para quem deseja total personalização. Embora essa customização exija muito conhecimento técnico, a Magento possui uma comunidade global com milhares de desenvolvedores especializados na plataforma e diversos parceiros que apresentam soluções integradas.

Loja Integrada

A Loja Integrada é muito intuitiva e fácil de usar. Conta com planos gratuitos, por isso é ideal para quem está começando e não tem um grande orçamento para investir.

Por outro lado, isso significa que possui limitações, por exemplo, o número máximo de produtos que podem ser cadastrados. Embora isso não seja um empecilho para quem esteja apenas começando ou tenha uma loja pequena com poucos produtos.

Um diferencial é a base de materiais que servem de instrução para o lojista. A Loja Integrada disponibiliza muitos vídeos para ensinar, passo a passo, o que fazer para iniciar o seu e-commerce. É uma boa opção para quem está começando nesse mercado.

A Loja Integrada possui planos de assinatura de diversos preços, de acordo com as necessidades e crescimento da loja. Essa é uma vantagem para quem está começando, pois permite upgrades à medida que o seu e-commerce vai adquirindo mais consciência de marca e aumentando a variedade de produtos ofertados.

Oracle

A Oracle Commerce Platform é a tecnologia omnichannel da Oracle para criar uma ótima experiência do cliente e juntar dados de vários canais de clientes.

A plataforma da Oracle oferece um sistema para integrar dados de clientes gerados por vendas, marketing, serviços, mobile, mídias sociais e vários outros canais, e reunir esses dados em uma única visão. É uma das principais plataformas de e-commerce da atualidade, possui múltiplas integrações e é forte concorrente da Magento, embora não seja open source como a rival.

Alguns dos maiores destaques da plataforma da Oracle incluem:

  • realizada em programação Java;

  • possui soluções diferentes para B2B e B2C;

  • um modelo para implementação rápida de uma loja padrão;

  • aplicativo para iOS incluído na solução;

  • possibilidade de usar um único servidor para múltiplas lojas;

  • arquitetura otimizada para e-commerce multicanal;

  • ferramentas de marketing que possibilitam segmentação de públicos.

VTEX

A VTEX é uma plataforma mais robusta e com muitas funções. Ela funciona no modo SaaS (Software as a Service), o que significa que as novas funcionalidades são disponibilizadas imediatamente para todos os clientes.

Alguns lojistas acreditam que isso pode causar limitações, já que não é possível customizar ferramentas e serviços. Outros acreditam que isso é benéfico — você paga a mensalidade e tem acesso às atualizações assim que elas são disponibilizadas.

Um dos diferenciais da VTEX é o suporte ao usuário. As agências que trabalham com a VTEX têm que tirar certificações de atendimento e suporte, portanto, se tornam especialistas. O cliente que tiver uma loja na plataforma VTEX vai ter esse apoio em questões administrativas, funcionais e qualquer outra que surja.

A forma de resolução desses problemas também é diferenciada: eles apostam na praticidade e na sensação de uma comunidade em que todos se ajudam, com canais de comunicação rápidos com os clientes.

Outros diferenciais da VTEX incluem o Smartcheckout, ferramenta que permite que os dados do consumidor fiquem registrados após a primeira compra, possibilitando uma compra real com apenas um clique, e a aposta no Omnichannel, tal como a Oracle.

Algumas funcionalidades que a plataforma deve disponibilizar no próximo ano inclui separar o que você quer retirar na loja e o que quer receber em casa. Se você comprou três camisas e tem um evento no fim de semana, pode retirar somente a que quer usar. As outras duas, já que não tem tanta pressa, pode deixar para receber em casa.

Afinal, qual é a melhor plataforma de e-commerce?

Para pensar na melhor plataforma, você precisa entender muito bem o seu negócio. É necessário realizar pesquisas, comparar, saber do que o negócio precisa, quais são as suas necessidades. Isso é extremamente importante na hora de tomar essa decisão.

O lojista também deve saber quais integrações são necessárias para o seu segmento, para o público-alvo e, a partir daí, pesquisar qual plataforma se encaixa melhor nesse modelo de negócio que ele quer desenvolver.

Alguns fatores podem tornar essa escolha mais fácil. Premiações e reconhecimento têm um peso — a VTEX, por exemplo, integrou o quadrante do Gartner, tornando-se a primeira empresa da América Latina no gráfico da consultoria.

Analisar quais lojas usam a plataforma e se elas têm o mesmo perfil que o seu também ajuda na hora de escolher entre as principais plataformas de e-commerce.

Se ainda está na dúvida sobre a escolha da melhor plataforma, confira este outro artigo mais detalhado com tudo o que você precisa saber para tomar a melhor decisão. Ou converse com o nosso time comercial!

 

Profit-e
Escrito por Profit-e