Atualmente o mundo está vivendo uma enorme migração, do físico para o digital. Até aí tudo normal, uma mudança já esperada. Porém, o que faz toda a diferença é o local para onde os usuários estão indo: mobile.
“Hoje estamos vendo uma série de comportamentos do mundo analógico migrando para o digital, especialmente para o celular, porque a tecnologia oferece uma experiência melhor, neste caso, para o consumidor”, Renato Pelissaro, Diretor de Marketing da PayPal da América Latina.
Segundo uma pesquisa realizada pelo Statista, cerca de 40% das compras feitas nos Estados Unidos em 2017 foram através de dispositivos mobile. Outro levantamento que ilustra o cenário, feito pela Nielsen no início do ano passado, mostrou que 53% usam seus smartphones para pesquisar preços antes de comprar e 52% usam seus celulares para pesquisar mais sobre o produto desejado.
Estratégias para mobile
Pensando nesse crescimento, criamos uma lista 5 estratégias para mobile e para seu m-commerce.
M-commerce ou design responsivo
Se você tem um e-commerce e não tem uma versão para celular, não perca mais tempo! Criei um mobile commerce ou então criei uma loja responsiva, ou seja, que se adeque nos diversos formatos de display.
Quando você tem um projeto de criar a sua própria loja online, muitas vezes a agência já adota a metodologia do mobile first que nada mais é do que elaborar todo o seu e-commerce pensando primeiro no mobile para depois elaborar a versão desktop.
Utilize a geolocalização
Que tal integrar a sua loja física com os smartphones dos seus clientes? Não limite as suas ações em uma telinha, expanda as suas possibilidades! Trabalhe com a localização dos seus consumidores.
Segundo pesquisa realizada pela SPS Brasil e CNDL, 67% (para as classes A e B são 79%) usam GPS como Google Maps e Waze.
Você pode criar ações baseadas na geolocalização. Então conforme eles se aproximam do seu estabelecimento, pode ser disparado promoções ou então informações sobre as novidades. Se você quiser ser mais preciso, você pode montar um sistema de GPS dentro da sua loja. Conforme os visitantes andam na sua loja, o sistema irá processar quais gôndolas e quanto tempo eles ficam nelas e baseados nisso é enviado ofertas dos produtos.
QR Codes
Assim como no tópico anterior que explicamos como integrar o digital com o real através da geolocalização, aqui abordaremos como relacionar uma campanha off com o online, trabalhando com um simples código.
QR Codes são códigos que ao serem lidos por um scanner no mobile é direcionado para o link presente nele. Esta é uma ótima forma de integrar uma peça impressa, em um revista por exemplo, com o seu m-commerce.
Por outro lado, para que o usuário possas scannear o código ele precisa ter ou baixar um aplicativo próprio para isso. Então seja convincente na peça impressa para que ele sinta o desejo/curiosidade de acessar o código.
Tempo de carregamento e qualidade
Sabemos que a internet móvel brasileira não é a melhor do mundo e muitas vezes deixam o consumidor na mão. Então, levando isso em conta trabalhe muito bem no “peso” do seu m-commerce.
Não utilize formatos que tornem seu site difícil de carregar, tais como: imagens grandes de alta resolução ou então vídeos longos. Porém, não é por isso que ele não precise ter qualidade, saiba equilibrar a usabilidade com qualidade.
Engaje e fidelize com games
Uma das coisas que as pessoas mais fazem nos seus celulares é jogar joguinhos. Por que não usar este comportamento ao seu favor? Para engajar e até mesmo fidelizar seus clientes crie joguinhos.
Não simples games para smartphones, mas sim jogos atrelados ao seu m-commerce. Então elabore de uma forma que conforme ele avança a trajetória ele ganhe pequenos prêmios, como ofertas e promoções, ou então criei desafios ao longo da história do jogo.
Um exemplo para se inspirar é o Academicxs Game 2.0 do Santander, que ao completar e competir com outros jogadores, no final você pode ganhar uma bolsa de estudos para fora do Brasil.
Agora que você sabe a importância de explorar o mobile, que tal marcar conversar com o nosso time e botar em prática o seu m-commerce?
Deixar um comentário