Conseguir propor e desenvolver melhorias constantes é um dos principais desafios de evolução para e-commerce — o que exige que uma equipe comprometida e com experiência esteja envolvida para que tudo seja executado corretamente.

Na Profit-e o serviço de evolução e inovação consiste em um trabalho realizado, mês a mês, pelo time da empresa em conjunto com o cliente com o objetivo de gerar melhorias no layout e User Experience (UX), garantindo impacto nos resultados da loja virtual. A seguir explicamos detalhadamente como esse serviço funciona e quais os benefícios dele.

Como funciona a evolução para e-commerce da Profit-e?

O momento escolhido para iniciar um trabalho de evolução depende muito do cliente, podendo começar antes mesmo do lançamento do site, mas normalmente ocorre depois. Ainda que o mais indicado seja realizar as melhorias constantemente desde que a loja vai ao ar, isso nem sempre acontece — e muitas vezes essa opção é adiada até que o site comece a apresentar limitações.

Na Profit-e, independentemente do momento da contratação, o onboarding é a primeira etapa da parceria. Nessa fase, o objetivo é compreender melhor o cliente, suas demandas e as dos consumidores que compram no site, usando dados gerados com o analytics, mapas de calor, mapas de confetti e outros para conhecer as reais necessidades da estratégia.

A partir disso, é elaborado o funil do fluxo de compra e são analisados dados como páginas com maior taxa de saída, problemas de usabilidade ou mesmo um bug que possa prejudicar a experiência de compra. Com o cruzamento dessas informações, a equipe consegue fazer diagnósticos mais precisos e gerar insights.

Cada e-commerce é único e, portanto, a estratégia deve refletir as necessidades específicas do lojista, considerando as características do consumidor final. Após essa primeira análise, inicia-se a fase de ideias e aplicações.

Os insights são obtidos considerando as particularidades do projeto e as melhorias podem ser solicitadas tanto pelo cliente quanto serem sugestões da equipe da Profit-e. Nesse contexto, os testes A/B contribuem para soluções mais relevantes, podendo inclusive implicar em otimizações nas melhorias já realizadas.

Considerando essas particularidades, o processo se dá pelas seguintes etapas: avaliação da demanda, design, execução, desenvolvimento, aprovação do cliente, testes A/B e publicação. O sistema de versionamento, por sua vez, permite que todas as alterações de código fonte da loja sejam registradas, podendo reverter a mudança com facilidade e sem prejudicar as vendas.

O que é feito no e-commerce do cliente?

O objetivo da Profit-e, que tem esses processos como parte do dia a dia do relacionamento com o cliente, é entregar soluções viáveis e eficientes aos parceiros. Com isso, as melhorias podem incluir UI (User Interface) e UX, mas não apenas.

Demandas que também possam ser atendidas pelo serviço de evolução são a implementação de novas funcionalidades e a adoção de estratégias disruptivas diferenciadas, que não estão disponíveis na plataforma utilizada, por exemplo.

Imagem da marca

Para um processo de compra satisfatório é fundamental que o e-commerce seja capaz de refletir a experiência do PVD — e essa é outra preocupação na estratégia a ser desenvolvida. Um varejo e uma loja de nicho, por exemplo, têm perfis diferentes que devem ser considerados nas soluções propostas.

Essa capacidade de ser fiel à identidade da marca na loja virtual é essencial para que o consumidor tenha a experiência desejada. Assim, se o objetivo é converter um visitante em lead captando o e-mail dele, deve-se avaliar como essa abordagem precisa ser feita para ter mais chances de sucesso e ser mais amigável para o usuário.

Mobile first

Atualmente, o tráfego é composto por mais de 50% dos acessos mobile, o que torna fundamental pensar em soluções mobile first de forma a facilitar o processo de compra e torná-lo mais intuitivo para o consumidor.

O foco da Profit-e é ajudar a proporcionar uma experiência incrível de compra, de forma a não perder a conversão — como quando ocorre o abandono do carrinho. Ao evitar bugs e problemas de usabilidade, a solução de evolução permite que o cliente tenha uma navegação mais fluida, com menos dúvidas e desafios para concluir a compra.

É importante destacar, ainda, que a empresa não é responsável por gerar o tráfego, uma vez que essa demanda deve ser atendida por uma agência de mídia e as estratégias de marketing digital adotadas.

Quais os benefícios da inovação e evolução da Profit-e?

Conhecer como funcionam os processos e o que se pode esperar da empresa parceira são fundamentais para uma escolha mais acertada da solução. Existem diversas vantagens ao optar pela solução de inovação e evolução para e-commerce da Profit-e. Confira a seguir!

Experiência

O primeiro diferencial da Profit-e se refere à experiência de mercado que a empresa tem, com mais de 8 anos atuando junto a e-commerces para proporcionar melhores resultados.

A bagagem da agência agrega valor ao já ter atuado em conjunto com clientes de diversos modelos de negócio, incluindo grandes marcas, como Imaginarium e Enjoy, e permite que esse conhecimento seja usado, na prática, no desenvolvimento de novas soluções aos clientes.

Ferramentas

Outro diferencial da marca é a etapa de onboarding da solução de evolução, juntamente com o comprometimento com o uso de dados para diagnósticos mais realistas.

São usadas ferramentas como o Analytics, Hotjar e Crazy Egg para analisar o desempenho da loja virtual, ao mesmo tempo em que outros softwares são utilizados para controle e solidez dos processos, como o ZenDesk para CRM, SLA de resposta e NPS para avaliar cada tarefa.

Equipe multidisciplinar

Ter anos de contato com o mercado de e-commerce permite que a equipe, multidisciplinar e altamente capacitada, consiga compreender melhor as demandas do cliente e revertê-las em ideias aplicáveis e lucrativas.

Os profissionais, desde os sêniores até os atendentes, conhecem sobre o segmento de e-commerce para poder contribuir e esclarecer dúvidas. Além disso, contamos com colaboradores com experiência em VTEX e principais plataformas do mercado.

Foco nos resultados

Por conseguir ter uma visão macro do e-commerce, a equipe da Profit-e é comprometida com o crescimento do negócio, fornecendo gestão de tarefas e propostas de solução focadas nos resultados.

O objetivo da evolução é proporcionar uma melhor experiência de compra que se reflita diretamente nas vendas, portanto, as novas soluções são desenvolvidas visando alcançar esse ideal.

Agora que você já sabe o que é, como funciona, o que esperar e quais as vantagens do serviço de evolução para e-commerce da Profit-e, entre em contato com um de nossos especialistas e entenda melhor como podemos ajudar sua marca!

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Escrito por Profit-e