Quando você começa um e-commerce do zero, em muitos casos a estrutura da loja será bem básica, sem muitas aplicações. Mas conforme seu número de acessos aumenta, sua taxa de conversão cresce e o seu número de vendas sobe, é fundamental que a sua plataforma acompanhe esta evolução.
Levando isso em conta, a melhor plataforma para otimizar seu e-commerce nesta fase de crescimento é a VTEX. Para lhe orientar nesta migração e evitar problemas, listamos 4 erros mais comum para você não cometer.
Mas por que mudar de plataforma?
Como dito anteriormente, a estrutura precisa andar lado a lado com a evolução do seu e-commerce. Cada plataforma possui suas características, existem aquelas mais básicas feitas para uma loja recente e até mesmo as mais completas feitas para quem fatura milhões com as vendas online
Então imagina você deixar de faturar por conta que a plataforma do seu e-commerce não suporta um alto fluxo de acessos? Ou então não poder trabalhar com as questões de UX porque o seu suporte não lhe dá opções de personalização. Por esses e outros motivos que você precisa sempre dar um upgrade na sua infraestrutura.
Caso o seu e-commerce já esteja em um estado maduro, com um faturamento alto e constante, uma boa opção de plataforma é a VTEX, robusta e a maior da América Latina. Caso queira saber mais sobre ela, veja nosso material: 5 motivos para aderir a plataforma VTEX.
4 erros durante a migração
Realizar a mudança de plataforma é como um transplante de coração, qualquer errinho pode causar um desastre e até mesmo a falência. Se esse processo não for bem executado o seu e-commerce pode perder dados, os leads, páginas, conteúdos e até mesmo visibilidade no Google.
Então confira abaixo 4 erros mais comuns para você evitar e conseguir migrar da maneira mais segura e correta.
Escolha do parceiro
Existem diversas agências de e-commerce no Brasil, algumas premiadas e outras desconhecidas. Pense e analise muito bem quem são, seus projetos e os seus feedbacks dos seus clientes, eles é quem irão implantar seu projeto.
Ao escolher uma agência despreparada o seu e-commerce corre diversos riscos, por exemplo, problemas com os códigos, diminuição da conversão pelos erros de configuração, a aplicação incorreta dos conceitos de UX/UI e muito mais.
Se você não sabe qual parceiro contratar, mas já sabe qual a plataforma que deseja usar, acesse o site deles. Muitas vezes eles já disponibilizam uma seleção com as principais agências parceiras. A VTEX, por exemplo, tem uma página no qual ela disponibiliza uma seleção com as melhores indicações e uma breve descrição.
Exagerar no relayout
É importante ter em mente que este processo de transição já complicado que exige a contribuição e a expertise de diversas partes, então redesenhar o layout todo pode trazer ainda mais problemas e dificuldades.
Deixe o projeto de redesign para depois, quando o seu e-commerce já estiver estável da mudança. Muitas vezes o exagero no relayout pode até mesmo trazer certa perda de identificação por parte do público. Então para que isso não venha acontecer é: trabalhe em etapas, faça primeiro a migração e depois o projeto de redesign.
Não se esqueça do SEO
Outro ponto muito importante durante a migração é o SEO. Mudar a sua plataforma influencia sim na sua visibilidade no Google e nas suas páginas com conteúdos postados. Para você não perder nada disso, veja abaixo algumas dicas que selecionamos para você.
URL e Redirect 301
Quando você está mudando de plataforma, não é só a sua estrutura, mas sim o seu e-commerce como um todo. Essa mudança será um divisor de águas: antes e depois da migração.
Na prática quando você está mudando de plataforma tudo que era antes disso não existirá mais. Por exemplo, imagine que você a URL d eum produto seu seja “www.meuecommerce.com.br/nome-do-departamento/nome-da-categoria/nome-do-produto” por mais que ela não seja amigável, o Google já reconhecia ela. Ao realizar a migração essa página deixa de existir e qualquer um que acessá-la encontra um “Page Not Found”.
Para que isso não aconteça você precisa fazer o redirect 301, já que desta forma você avisa o Google que o seu e-commerce e todas as suas páginas estão de mudança. Então, caso você tenha feito isso, quando alguém acessar o link antigo esse redirect 301 vai avisar o Google para redirecionar o usuário para a nova URL.
Árvore de categorias
Na hora de migrar a sua plataforma fique atento para a sua árvore de categorias, pois ela também precisa ser atualizada de qualquer mudança em relação aos termos/nomes dos produtos.
Se você muda algum termo de algum produto em sua loja, mas na árvore continua com o antigo, isso irá impactar o SEO. Para entender veja um exemplo prático: imagine que durante a mudança você alterou o termo “creme dental” para “pasta de dente”, em sua essência é a mesma coisa, mas você precisa atualizar a sua árvore de categorias para que a nova URL também venha com a atualização e consequentemente o Google consiga encontrar seu site.
Links externos para o seu site
Uma das formas para que os usuários encontrem o seu site é através de links externos que apontam para o seu domínio. Se você realiza a migração de plataforma, você precisa avisar esses outros sites da sua mudança, pois caso alguém acesse este link de fora ele vai cair no “Page Not Found”. Então é fundamental averiguar quais sites linkam para o seu e avisá-los para mudar o link.
Não fazer uma boa gestão
Escolher um bom parceiro para implantar sua nova plataforma já é um bom caminho para um resultado de sucesso, mas não dependente somente deles. É preciso ter uma organização e comprometimento por todas as partes. Veja abaixo alguns itens para manter o andamento organizado.
Estipular prazos
Este tópico é fundamental para que as tarefas sejam feitas. Pense muito bem para quando você precisa e o quanto a agência acha necessário.
Segundo a VTEX a migração ocorre entre 70 e 100 dias (mais ou menos entre 2 e 3 meses). Acima de 120 dias pode ter certeza que você está fazendo um projeto mais personalizado do que uma simples migração. Para a maior plataforma de e-commerce da América Latina, os projetos que tiveram mais sucesso foram feitos em pouco tempo e com todos os aspectos do processo esclarecidos.
Realizar testes
Por mais que você conte com uma equipe estruturada e especializada, não há como ter certeza de tudo e garantir os resultados 100%. Para isso, faça testes e mais testes. Se você está em dúvida sobre alguma mudança, realize um experimento para lhe dar mais certeza da sua opinião.
Na plataforma VTEX, você consegue fazer testes A/B que lhe ajuda a comparar duas situações, guiando a sua conclusão de qual é a melhor opção. Além disso, verifique se as opções do seu novo e-commerce fazem sentido no smartphone, realizando ainda mais testes.
Depois de todas essas dicas do que fazer e não fazer, que tal entrar em contato com o nosso time? Aqui damos todo o suporte e estrutura para que a sua migração seja feita com sucesso!
Deixar um comentário