A Black Friday é uma grande oportunidade de vendas para os varejistas. Para melhorar o desempenho da loja virtual nesse período, no entanto, é essencial acompanhar as métricas para e-commerce.
Com o aumento do profissionalismo para a data nos últimos anos, o dia tornou-se a principal oportunidade de vendas para o comércio eletrônico no Brasil, sendo que em 2017 a expectativa do Google é que as vendas cheguem a R$ 2,2 bilhões.
Para vender mais, entretanto, é preciso se preparar! Quer saber quais são as métricas fundamentais para acompanhar na Black Friday? Então continue a leitura e descubra!
Por que acompanhar as métricas para e-commerce na Black Friday?
A Black Friday é uma oportunidade ímpar de vendas no e-commerce durante o ano. A importância da data para o aumento das vendas não deve ser subestimada.
Para evitar problemas que prejudicaram as vendas em anos anteriores, entretanto, é preciso que haja uma preparação, como com o SEO. As métricas geram essas oportunidades para que o e-commerce desenvolva uma estratégia adequada para a importância da data.
Por meio do acompanhamento dos indicadores de e-commerce é possível evitar surpresas e assegurar melhores vendas.
As métricas mais importantes para um e-commerce
A maturidade alcançada pelos varejistas durante a Black Friday só foi possível devido à análise de métricas e indicadores para e-commerce que permitiram que os gestores preparassem as lojas virtuais para a demanda da data.
Saber quais métricas devem ser acompanhadas na Black Friday é uma forma de adquirir um conhecimento maior sobre o comportamento do consumidor e as expectativas dele nesse dia de descontos e promoções.
A análise do tráfego é a primeira que deve ser observada, mas não a única. A expectativa é que o volume de visitas únicas cresça e que mais acessos gerem mais vendas. Porém, outras métricas devem ser analisadas também.
1 – Custo de aquisição do cliente
O custo de aquisição do cliente (CAC) é uma métrica que deve ser acompanhada durante todo o ano. Mas tem uma importância adicional na Black Friday. Para essa data, espera-se que haja um investimento maior em marketing e mídia para atrair mais consumidores.
Uma vez que o CAC consiste no total de investimentos para adquirir um cliente / número de clientes conquistados a expectativa é que o aumento dos dois índices não eleve demasiadamente a métrica.
Para facilitar o entendimento, veja o exemplo a seguir: imagine que os seus custos em investimento seja de R$100.000 e na Black Friday você contabilizou que vendeu para 1000 pessoas. Fazendo as contas seu CAC é de R$100, mas o ticket médio é R$200, ou seja, você gasta mais para conquistar menos. Neste caso você tem um prejuízo de R$100.
Saber quanto custa adquirir um cliente especificamente na Black Friday permite uma projeção importante para outras datas nas quais a competitividade do mercado aumenta.
2 – Taxa de conversão
O acompanhamento da taxa de conversão é essencial. Ela ajuda a evitar que haja falsas interpretações sobre o sucesso da loja virtual na Black Friday. Esse indicador permite identificar quantos acessos resultaram efetivamente em vendas. O cálculo pode ser realizado da seguinte forma:
Taxa de conversão = (número de visitantes que efetuaram login ou cadastro / número de visitantes) x 100
Para ilustrar a taxa de conversão, veja o exemplo a seguir: no seu e-commerce o número de pessoas que se cadastram é de 600 e o número de usuários que visitam o seu site seja 10.000. Dessa forma a seu taxa de conversão é de 6%. Com esse dado podemos entender que mais de 90% dos seus visitantes não estão se cadastrando.
A partir dessa métrica é possível saber qual foi a eficácia das ofertas e da campanha de divulgação.
3 – Ticket médio
O ticket médio consiste na divisão do valor total das vendas pelo número de pedidos. Essa métrica ajuda a identificar quanto os clientes gastaram, em média, durante a Black Friday.
Por tratar-se de um dia de descontos e promoções é possível que o ticket médio seja menor na data, mas isso não significa que a estratégia não foi adequada, visto que o objetivo é atrair consumidores principalmente devido aos menores preços.
4 – Tempo de carregamento
Esse indicador deve ser acompanhado durante todo o dia da Black Friday, que neste ano ocorre no dia 24 de novembro. A importância dele está associada a uma boa experiência de compra para o usuário.
É fato que devido ao aumento do tráfego no dia, as páginas podem ficar mais lentas. No entanto, deve-se ter atenção para que não haja mais empecilhos do que o necessário, pois quanto maior o tempo para carregar, menor será a taxa de conversão.
Por exemplo, um banner muito pesado pode prejudicar o tempo de carregamento da página, sendo importante otimizar imagens, tornando-as menos pesadas para carregar.
5 – Taxa de abandono de carrinho e páginas mais acessadas
A soma dessas duas métricas proporciona uma informação de ouro para o e-commerce: o que deu certo e o que melhorar na estratégia.
A taxa de abandono de carrinho permite que o gestor identifique o momento da compra que o consumidor desistiu. Assim tornando possível conhecer os atritos do processo de compra e corrigi-los.
As páginas mais acessadas, por sua vez, permitem saber quais ofertas foram mais interessantes para o público. Dessa forma é possível reconhecer os destaques da data.
6 – Visitas por dispositivo
Com os novos comportamentos de compra, ter um site responsivo e com boa usabilidade para dispositivos móveis é fundamental. Durante a Black Friday deve-se acompanhar a porcentagem de acessos por cada tipo de dispositivo.
Dessa forma, é possível mapear os hábitos dos consumidores e preparar-se melhor para atendê-los corretamente.
7 – Rentabilidade por produto
Durante a Black Friday, a margem de lucro por produto pode ser menor, o que torna importante que o gestor conheça a rentabilidade por produto. Essa métrica pode ser acompanhada diretamente no Analytics.
A relevância dela refere-se à capacidade do e-commerce de identificar os produtos mais procurados pelos consumidores. Eles devem ganhar destaque nas ofertas e nas campanhas de divulgação.
E as métricas de vaidade?
Ainda que as métricas ofereçam diversas oportunidades de aumento das vendas, deve-se ficar atento com as métricas de vaidade. Elas podem ser traiçoeiras e prejudicar a estratégia para a Black Friday.
Um exemplo de métrica de vaidade é o número de curtidas em uma publicação no Facebook. Um número alto pode dar a impressão que as pessoas estão comprando sem que isso seja verdade.
O número de visitas também pode enganar se não forem acompanhadas as métricas complementares, como a taxa de conversão.
Os indicadores de e-commerce nas tomadas de decisões
O acompanhamento das métricas para e-commerce na Black Friday traz um conhecimento sobre o comportamento de consumo. Ele pode ser usado durante o ano inteiro e não apenas na próxima edição da data.
Devido ao grande volume de acessos é possível identificar quais produtos são o carro-chefes do e-commerce e quais atritos no processo de compra devem ser superados durante o ano.
Os indicadores de e-commerce também ajudam a identificar estratégias importantes para a próxima edição da Black Friday, como o que repetir, o que evitar e o que pode ser aprimorado, ajudando na tomada de decisão dos gestores.
Como são muitas as métricas para e-commerce que podem ser acompanhadas, saber definir a relevância de cada uma na estratégia do negócio é essencial para um bom desempenho.
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