
No mundo dos negócios o principal objetivo é vender, e para isso, existem diversas estratégias. Com e-commerce não é diferente e uma forma para alcançar esta meta é expor sua marca em um marketplace, porém é preciso saber a hora certa de investir em um.
Segundo a ABComm, cerca de 45% dos comércios eletrônicos se restringem a um marketplace, enquanto que somente 7,5% dos comerciantes digitais estão em 3 ou mais. Se não bem analisado, integrar mais de um pode lhe trazer mais prejuízos do que lucro quando sua marca não está preparado para tal evolução
Participar de mais de um marketplace pode apresentar uma falsa esperança, principalmente quando ele é grande, como por exemplo, Lojas Americanas, Época Cosmético e Dafit. Elas podem até proporcionar maior visibilidade, mas é preciso que a sua marca esteja preparado para isso.
Para tomar essa decisão é fundamental avaliar a sua situação, pois se a sua marca não está preparada para tantos fluxos e assim deixar a desejar na experiência do consumidor, isso prejudicará sua imagem e vendas.
Quer aumentar o número de marketplaces parceiros, mas não tem certeza se sua marca está preparada? Confira 3 fatores para lhe ajudar nesta decisão.
Player Certo
Existem diversos tipo de marketplaces, desde aqueles que vendem produtos eletrônicos até os que vendem bombons, passando pelos especializados em um segmento, como por exemplo, a Época Cosmético que é especializada em produtos de beleza. Também existe um marketplace especializado em B2B, o Soluções industriais. Então, avalie muito bem as suas opções e veja qual se aproxima mais do seu produto e do que é mais importante para a sua marca. Faz sentido vender uma marca de roupas no marketplace Ricardo Eletro? Sempre questione se a presença dos seus produtos em um marketplace específico faz sentido para o seu negócio.
Estoque
Ter uma maior exposição do seu produto devido a sua presença em vários marketplaces, traz um aumento no número de pedidos. Então, é crucial que o seu estoque esteja pronto para este crescimento. Além disso, o tempo de entrega está 100% relacionado com o estoque, ou seja, se não há o produto, levará mais tempo para o consumidor recebê-lo. Para os e-shoppers o prazo do pedido é um dos critérios decisivo na escolha de qual lugar comprar.
Atendimento
Proporcionalmente, quanto mais vendas, mais será exigido do seu time de atendimento, seja para uma reclamação ou para esclarecer uma dúvida e isso afeta diretamente a experiência do seu consumidor. Sua equipe está pronta para um fluxo de atendimento maior? Pense nisso. Para não deixar a desejar na qualidade do seu atendimento.
Analisando esses três elementos é possível ter um norte em sua decisão e escolher o melhor para o seu e-commerce. Curtiu? Então compartilhe com os seus amigos nas suas redes sociais.
Deixar um comentário