Sendo o Natal a principal a data para os lojista, há muito o que fazer para aproveitar esta data. Existem diversas formas de aumentar sua visibilidade e obter sucesso em suas vendas. Para ajudá-lo a alavancar o seu faturamento, descubra abaixo 6 estratégias de marketing que você deve aplicar em seu negócio.
Página Personalizada para as Ofertas
O Natal, para muitos, é uma data importante e marcante e nisso, sentimentos e emoções são guiadas nesta época. Então, entre no clima e crie uma página natalina com todos os seus produtos, ofertas e promoções.
Leve todo esse calor do momento para dentro do seu e-commerce e torne a experiência do consumidor ainda mais intensa.
Uma vez com a página pronta é preciso trabalhar em sua divulgação, avisar que você está pronto para o Natal. Portanto crie banners, aplique-os em sua homepage e divulgue em suas redes sociais.
Landing Page
Além da página de oferta, crie uma landing page. É uma ótima forma de atrair novos leads e até mesmo convertê-los.
Nesta LP aproveite para coletar alguns dados importantes com o intuito de enviar alguns produtos e promoções selecionadas, desta forma fidelizando-o. Deixe bem claro o benefício de informar os dados, os consumidores precisam de motivos para compartilhar suas informações.
Assim como a página de oferta, divulgue a sua landing page personalizada em sua homepage. Outra estratégia de divulgação é trabalhar com remarketing, que será explicada mais para frente.
Fluxo de Emails
Com a landing page e a página de ofertas prontas, faça um trabalho de e-mail marketing, uma forma de se relacionar com os seus clientes.
Para estruturar esses envios, não basta mandar mensagens para toda a sua base. É preciso segmentar e personalizar os conteúdos conforme o perfil dos seus clientes. Com a landing page e a página de ofertas prontas, aproveite para divulgá-las.
Já as pessoas que se cadastraram, trabalhe mais em cima delas. Mande mais ofertas, promoções e códigos de descontos, pois como elas já se envolveram com a sua marca, estão mais propensas aceitá-lo.
O ideal na execução desta estratégia é ser planejada com um mês de antecedência, mas não desanime, aproveite este tempinho antes do Natal para se organizar!
Mídia Paga
Sendo o Natal a principal data comercial do ano, é comum que as empresas invistam pesado nas suas divulgações, o que tornar a concorrência ainda mais intensa.
Para lhe ajudar a se destacar, utilize as mídias pagas, por exemplo, postagens impulsionadas e remarketing, como mencionado anteriormente.
O remarketing ajuda em reforçar a sua marca na lembrança dos seus clientes, pois essa estratégia trabalha a sua presença fora do seu e-commerce. Então, para todos que visitarem o sua loja online, receberá pop ups da sua página de ofertas em outros sites.
Já o impulsionamento de postagem faz com que os seus conteúdos nas redes sociais alcancem um maior número de pessoas, aumentando as chances de mais usuários abrirem. No Facebook, por exemplo, você consegue personalizar o seu alcance, filtrando a localidade, o gênero, idade e até questões comportamentais.
Ações nas Redes Sociais
Não é novidade para ninguém do potencial das redes sociais. Segundo uma pesquisa realizada pela Deloitte, cerca de 75% dos entrevistados responderam que os canais de relacionamento influenciam sua decisão de compra.
O Instagram, por exemplo, apresenta o botão “comprar agora”, no qual basta o consumidor clicar nele que será direcionado para a loja, aumentando a vontade e chances do indivíduo realizar a compra.
Portanto, invista na divulgação dos seus produtos, ofertas e promoções. Com as suas informações fornecidas pela landing page, utilize-as para entender o que os seus clientes mais querem e crie conteúdos com base nesta análise. Atrelado a isso, impulsione essas postagens, como explicado anteriormente.
Mesmo que eles não comprem algum produto, esta tática é uma forma de gerar buzz, tráfego, engajamento e até mesmo novos leads. Então, seus resultados não são obrigatoriamente de imediato, elas podem surtir efeito no futuro.
Gamefication
Uma forma de interagir e incentivar o engajamento é a realização de jogos, isso mesmo. Hoje em dia com o mundo voltado para o digital, quanto mais integrado neste cenário melhor, portanto, crie situações que o seu consumidor terá que “brincar” com a sua empresa.
Exemplos desta tática é o que acontece nos shoppings no final do ano, quando eles sorteiam algum presente (normalmente carros), no qual a cada X reais em compra eles ganham um cupom para colocar na urna. Por que você não abraça essa ideia para o seu e-commerce? Você incentiva o consumo dentro da sua loja através de benefícios.
Além destas dicas de marketing, veja nossos e-books sobre UX e Omnichannel e implemente ainda mais as suas estratégias e o seu e-commerce para o Natal!
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