
Na hora de criar um e-commerce, muitos gestores passam por um dilema recorrente entre priorizar um layout funcional ou mais atrativo. A dúvida é válida, pois essa escolha terá impactos diretos nos resultados do negócio.
A questão do design deve ser avaliada com cautela. Priorizar uma das opções em detrimento da outra pode ser arriscado, portanto, conhecer a importância de cada uma delas e como elas podem ser equilibradas é fundamental.
Qual é a importância do layout atrativo?
Vamos começar falando sobre o layout atrativo. O que exatamente é isso? Trata-se de um site com uma aparência bonita e que consiga estabelecer uma comunicação com o usuário por meio dos elementos visuais, como cores, fonte, imagens, logomarca etc.
Não apenas a estética está envolvida quando fala-se em um layout atrativo, mas também a organização das informações. Por exemplo, o site é claro o suficiente para que o usuário compreenda a hierarquia dos elementos e identifique os botões e recursos disponíveis a partir da aparência do site?
Um e-commerce atrativo é muito importante para a construção da confiança que o usuário terá em relação à marca, pois demonstra dedicação e cuidado com a aparência do negócio. Ao entrar em uma loja física, por exemplo, o consumidor avaliará a iluminação, limpeza e aparência do local para determinar se é confiável ou não. No site, é muito parecido, mas considerando outros fatores.
Portanto, a aparência da loja é determinante para o potencial de vendas do negócio, tornando-o mais confiável para o consumidor. Entretanto, visual não é tudo, e um site bonito não poderá disfarçar a existência de problemas relacionados à navegação e à usabilidade.
Por que um layout funcional é essencial?
Inicialmente, vamos entender melhor o que é um layout funcional. Ele diz respeito a um site no qual o usuário consegue realizar facilmente a tarefa almejada, identificando rapidamente os passos para fazer o que deseja e concluir a ação.
Um layout mais funcional permite que o usuário navegue de forma mais intuitiva e consiga cumprir a ação que pretende, como comprar um produto, enviar uma dúvida, ver as informações de contato da empresa etc.
Não necessariamente um site funcional é feio. Pelo contrário. Quanto menos elementos houver poluindo o design, ou seja, quanto mais clean ele for, mais fácil será identificar as ações, pois há menos informações desnecessárias prejudicando a navegação.
Com isso, a funcionalidade está relacionada com uma maior capacidade de vendas e fidelização, pois o cliente tem uma experiência satisfatória ao navegar pelo site e consegue atingir os objetivos iniciais sem dificuldades. A ideia, no e-commerce, é que essa usabilidade facilite a conclusão da compra, melhorando a jornada do consumidor.
O que priorizar no e-commerce: beleza ou funcionalidade?
A dúvida que apresentamos no início do texto é a seguinte: deve-se priorizar um layout atrativo ou funcional no e-commerce? Agora que conhecemos a importância de cada um deles, podemos concluir que a resposta é: os dois!
Um site bonito, mas que apresente diversos problemas na usabilidade, dificultando a compra, não será bem recebido pelo público. Da mesma forma, um site fácil e prático, mas com erros de design, não vai transmitir confiança e terá problemas para se consolidar.
As vendas pela internet ainda enfrentam diversas resistências entre o público brasileiro, o que torna ainda mais importante focar alternativas para superar esses desafios. Com isso, unir corretamente um site com layout atrativo, que transmita confiança, e uma navegação prática é fundamental para alcançar melhores resultados nas vendas.
Acha difícil encontrar o meio-termo necessário entre beleza e funcionalidade? A seguir, damos algumas dicas de como fazer isso!
Como equilibrar esses fatores?
Quando pensamos em um site bonito, a imagem pode parecer bastante subjetiva, pois um layout atrativo pode ser diferente para cada pessoa. O importante é que o gestor saiba que o objetivo não é atingir qualquer um, mas, especificamente, a persona do negócio.
Funcionalidade já é um conceito mais objetivo, mas diversos elementos podem contribuir para um site mais prático. Veja, a seguir, 3 dicas para manter o equilíbrio entre bonito e funcional.
1. Métricas do site
Primeiramente, para desenvolver um site e qualquer estratégia de marketing, o gestor deve estar atento às métricas. Com elas, é possível analisar o comportamento do consumidor e ver quais botões são mais clicados, quais não têm gerado engajamento e, a partir disso, mapear o caminho feito pelos clientes.
Com as métricas, pode-se identificar as expectativas do usuário em termos de funcionalidade e atração e, assim, melhorar resultados conhecendo mais detalhadamente o site e os objetivos dos consumidores.
2. Estudos de comportamento
Identificar o comportamento do consumidor e como ele muda ao longo do tempo também é um passo importante para alcançar o equilíbrio entre funcionalidade e atratividade. Lembre-se de que as preferências de consumo e navegação mudam conforme novas soluções surgem, portanto, é importante conhecer o perfil do cliente e monitorá-lo constantemente.
O site é uma ferramenta desenvolvida não para o gestor ou os demais colaboradores da empresa, e sim com foco no cliente. Com isso, realizar testes de usabilidade é uma forma relevante de identificar como o consumidor se comporta durante a navegação.
Portanto, a construção do site deve ser fundamentada em métricas, estudos e números do negócio, e não apenas na intuição dos gestores sobre o que aparenta ser mais bonito ou funcional.
3. Melhoria constante
Por fim, é importante que, para se ter um equilíbrio entre esses elementos, entenda-se que o site deve estar em constante aprimoramento, visando incorporar soluções que melhorem a experiência de compra do cliente, facilitando o processo e também transmitindo confiança e segurança com um design agradável.
Para saber se um site é funcional e bonito, basta acompanhar os resultados que ele apresenta. Assim, é possível aprimorar essas duas características com base nas metas estipuladas para o negócio. Novos elementos podem ser incorporados conforme os estudos indiquem que essas soluções vão agregar na praticidade e aparência do site.
Ao equilibrar o e-commerce com um layout funcional e atrativo, essas características se completam, fazendo com que cada uma delas seja ainda mais valorizada pelo usuário.
Agora que você já sabe a importância desses elementos e como eles podem ser harmonizados, confira o e-book UX — O guia da experiência do usuário em e-commerce e aprofunde seus conhecimentos sobre esse tema!
Colaborou para a produção deste conteúdo Mariana Rondino, UX/UI designer da Profit-e.
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