
Uns dos pontos mais importantes de se pensar em um e-commerce são os meios de pagamento. Oferecer diversas formas ajuda o seu cliente a escolher a melhor opção, podendo ser cartão de crédito, boleto ou até mesmo os intermediadores de pagamento, como PayPal e PagSeguro.
Cada formato possui suas características e neste material vamos abordar tudo sobre os facilitadores de pagamento.
O que são intermediadores de pagamento?
Também conhecido como facilitadores, os intermediadores de pagamento são pontes que conectam o e-commerce e as instituições bancárias. Alguns exemplos deste serviço são: Moip, PagSeguro e PayPal.
Como diz o nome, ele facilitará a intermediação. Então ao contrário do sistema gateway de pagamento, no qual você é responsável por tudo e por todos os fornecedores, o intermediador já fará isso para você, ele é como “pacote de serviços”.
Por que adquirir um intermediador?
Este formato, assim como qualquer outro, possui seus pontos positivos. Veja abaixo motivos para aderir a este sistema.
Diversidade de pagamento
Sabemos que oferecer diversas opções de pagamento afeta diretamente suas vendas e faturamento. Segundo um estudo realizado pela CyberSource, oferecer 4 ou mais formas de pagamento aumenta sua taxa de conversão em 12%. Mas para os pequenos e-commerces muitas vezes não possuem recursos para arcar com tantos fornecedores quando se usa gateway de pagamento.
Levando isso em conta, o intermediador é uma ótima opção para quem quer diversas formas de pagamento e não possuem um orçamento grande. Eles oferecem diversas opções de compra, desde o uso de cartão de crédito até boletos, atendendo um número maior de clientes.
Implementação
Para começar a usar você não precisa enfrentar grandes barreiras, muito pelo contrário. Basta se cadastrar corretamente na plataforma e escolher os templates. Em pouco tempo após a implantação já é possível começar a usá-lo.
Segurança
Nesta plataforma o sistema antifraude já vem acoplado, uma preocupação a menos para você e para os seus clientes.
Ao acontecer uma ocorrência de fraude o intermediador de pagamento será responsável por arcar os custos que isso gerará e não deixará seu cliente na mão, ele terá todo o suporte.
Cobranças
Ao usar intermediador de pagamento, você está oferecendo para o seu cliente outras opções que não seja somente cartão de crédito. Com ele o seu e-commerce dá a opção do cliente pagar através de boletos.
Além disso, com os facilitadores de pagamento os seus consumidores podem optar pelo pagamento em parcela, ponto que em muitos gateway de pagamentos não oferecem.
Sistema responsivo
Quando o seu e-commerce opta pelos intermediadores de pagamento, você proporciona ao seu consumidor poder de compra a qualquer hora e em qualquer lugar. Grande parte dos facilitadores possuem um sistema responsivo, ou seja, se adaptam aos diversos tamanhos de tela
Gestão e análise das suas vendas
Alguns intermediários oferecem uma central com todos os seus dados de vendas, faturamento, transações, ticket médio o que proporciona ao seu e-commerce um maior controle do seu setor financeiro.
Além disso com eles você consegue gerir pagamentos com maior facilidade, proporcionando o depósito direto na conta do seu cliente sem muitos obstáculos.
Sistema Checkout Transparente
Uns dos motivos para muitos não usarem os intermediadores de pagamento é a questão do redirecionamento. Mas algumas opções no mercado, como o PagSeguro, oferece o sistema Checkout Transparente, ou seja, o seu consumidor pode realizar o pagamento em uma única página.
Com este sistema e várias opções de pagamento o seu e-commerce transparece confiabilidade e segurança, o que diminuiu a sua taxa de abandono de carrinho e por consequência sua taxa de conversão.
Desvantagens do intermediador de pagamento
Como nem tudo é perfeito, os intermediadores de pagamento possuem alguns pontos negativos. Abaixo destacamos duas grandes desvantagens.
Altas taxas de cobrança
Como dito anteriormente os intermediadores de pagamento oferecem basicamente um pacote com diversas facilidade e isso tudo tem um preço. Os facilitadores normalmente cobram um taxa muito alta. A longo prazo esse detalhe pode até ser um empecilho para a sua lucratividade.
Redirecionamento
Por mais que hoje o mercado já oferece o sistema de Checkout Transparente, não são todos os intermediadores que usam essa tecnologia. Muitos ainda trabalham com o redirecionamento para outra página.
Esse tipo de migração pode levar o seu consumidor a desistir da compra, aumentando mais a sua taxa de abandono de carrinho e diminuindo o seu faturamento.
Agora que você sabe mais sobre intermediadores de pagamento, veja se ela é a melhor opção para o seu e-commerce e aumente as suas vendas!
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