Inovar muitas vezes pode vir em formato de insights, mas nada como um bom estímulo para ajudar nesse processo. Confira abaixo 4 fatores chaves que você deve pensar na hora de inovar.
Como você pode inovar no que você faz?
Conhecimento
Para inovar você precisa entender todo seu processo de trabalho, sua atividade e o seu produto. Isso muitas vezes significa que é preciso questionar se você tem o entendimento perfeito da sua operação, produto e serviço do começo ao fim. Estude sua atividade, o conhecimento e a prática leva à inovação. Conhecimento é uma informação que tem utilidade, ela gera uma ação transformadora. É a teoria e a prática, ou seja, pesquisa básica e pesquisa aplicada.
Questionamento
Como eu posso fazer esse meu produto ser melhor, mais rápido, mais ágil, mais bonito? Como eu posso tornar minha operação mais prática? De que maneira isso que eu faço todos os dias pode ser feito de outra forma, melhorada? Como meu site pode atender pessoas com deficiência visual? Você já pensou nisso?
Como meu cliente pode encontrar meu produto mais rápido? Como meu produto pode inovar? Que ferramenta ou dispositivo o torna mais ágil, melhor? Como? e Como? É o que move pessoas inovadoras.

A ferramente certa é o gatilho para inovar. Do que você precisa, como você pode conseguir? Com quem se unir?
Ferramentas
O que você precisa, que tipo de ferramentas são necessárias para você inovar no que faz. Posso unir outros produtos ao meu? A microsoft criou programas para os computadores da IBM e Apple. A colaboração é um propulsor para inovar. Que produtos podem se associar ao seu ou a sua ideia? Não seja uma ilha, seja uma ponte, assim começa a inovação.
Pense fora da caixa
Inovação não pode ter limites, no campo das ideias explore os conceitos, quebre as regras. “Se, a princípio, a ideia não é absurda, então não há esperança para ela”. Albert Einstein.
A inovação muitas vezes é mudar a ordem dos processos, e das atividades. Por que você sempre faz a mesma coisa todos os dias? Mude a forma como faz, pensa e age, busque outras alternativas.
>-Minha sobrinha de 10 anos, me surpreendeu com uma pergunta fora da caixa.
-Titio por que as pessoas não constroem casas, prédios e edifícios subterrâneos?
-Ah! Mas por que construir casas subterrâneas, não entendi? Perguntei curioso
Porque assim, tudo seria da natureza, todos os terrenos teriam flores, plantas e só verde, seria apenas parques e lanchonetes. Eu prefiro ver árvores ao invés de casa, eu acho mais bonito, tipo bem legal sabe.
Seria possível? Essa foi a minha pergunta. Pesquisei na internet, e encontrei essa casa subterrânea construída no início da década de 1970. É fantástico. Minha sobrinha adorou, e acha que o mundo todo deveria ser assim.
Mas não é só isso, na China tem pessoas vivendo assim e em Singapura já existe um projeto Underground Science City (USC) para construções em baixo da terra. O mundo já está pensando diferente. A inovação começa pensando diferente da realidade atual. Quem se especializar em novas formas de habitação, pode sair na frente e ganhar novos públicos.
Esperamos que artigo seja um estímulo para você que deseja inovar, muito já foi feito, contudo muito ainda pode ser inovado em diversas áreas.
Deixo essa frase de Peter Thiel:“Queríamos carros voadores e, em vez disso, recebemos 140 caracteres” . Como essa inquietação em mente ainda temos e podemos fazer mais!
Para saber mais sobre evolução e inovação na área digital em e-commerce assine nossa newsletter! Enviamos diversos materiais que, com certeza, conectam você a inovação.
Deixar um comentário