O material da nossa série de inovações/novidades foi feito pelo nosso Redator de Conteúdo (SEO), Davi Defensor. Ele aborda a questão de forma inspiradora, mostrando para você 7 casos únicos que fizeram o nosso mundo o que ele é hoje!

O que é Inovação?

  • É realizar o novo, o que ainda não foi feito;
  • Criar alterações e modificações para obter melhorias;
  • Alterar procedimentos de forma parcial ou total.

Muito se tem escrito sobre inovar, existem até  leis de incentivo à inovação “Lei da Inovação” (Lei nº 10.973/2004) e a Lei de incentivos fiscais à inovação e à exportação (Lei nº 11.196/2005). Talvez você ainda não percebeu, mas o estilo de vida de hoje, está permeado de inovação tecnológica.

Por que a inovação é tão importante?

Ela nos faz andar para frente. Sem ela, você ainda estaria andando de cavalo, imagina só! Compare andar de cavalo e o seu carro. O que você faz em 30 minutos de carro, faria em horas de cavalo, ao sabor do sol, do vento, da chuva, sem proteção alguma. Esse exemplo nos confere o potencial de transformação que a inovação pode proporcionar.

E para mostrar ainda mais a importância da inovação, seguem 7 cases de sucesso que mudaram o mundo como conhecemos:

Inovação Tecnológica – 7 cases que transformaram a humanidade

 

Transportes 

Sem a inovação tecnológica suas viagens a Europa seriam de Embarcações à vela por mais de 50 dias no mar em condições questionáveis de saúde e comodidade. Hoje você viaja para Lisboa em 9 horas de avião. Essa comparação nos dá uma dimensão do quanto a inovação tecnológica é capaz de fazer e modificar estilos de vida. Mas ela não para. Quem vai descobrir a nova forma de viajar? Mais barata, mais ambiental e mais rápida.

Vida longa 

Sem a inovação você não teria a expectativa de vida de 80 anos como agora, mas de 40 anos como na década de 1920. Isso é chamado de Evolução de Expectativa de vida. Essa evolução ascendeu por inovações nas áreas da saúde, das condições da qualidade de trabalho, dos transportes, produção de alimentos e outros avanços.

Evolução socialO Comércio 

Sem a inovação, você jamais mudaria de uma classe social para outra. Na idade média se fosse pobre, morreria pobre. Se você fosse da nobreza viveria nessa classe sendo subsidiado pelo rei, mesmo que estivesse à beira da falência. Tudo por causa do seu título. Hoje essa mudança é uma realidade, ainda que necessite de muitos avanços para torna-se mais expansiva. A evolução social de classes também é uma forma de aperfeiçoamento.

Isso ocorreu graças à inovação nas áreas comerciais, inaugurou-se o surgimento de uma nova classe, a burguesia. Os chamados mercadores ou para melhor contextualizar, os sacoleiros, que buscavam mercadorias em lugares distantes e transitavam assim por diversos territórios. Criaram o novo comércio e como consequência surgiram as cidades-comércio chamadas de Burgo, é de onde vem o termo “burgueses”. A revolução industrial logo em seguida catapultou a inovação tecnológica como um fator de metamorfose-social.

  As cidades urbanas como conhecemos hoje despontaram dessas cidades-comércio e assim chegou até nós o capitalismo, o livre comércio. E não se esqueça da inovação de consumo online da nossa era. Você pode comprar sem sair de casa, tudo que você quiser, inclusive um carro via internet. Mas ainda é possível incorrer inovações nesta área? Como você pode inovar no processo de compra online? Como revolucionar a experiência de compra online? Quem vai descobrir o novo comércio? Será o Bitcoin?

Comunicações

Cartas, você sabe o que isso? Eu enviava, cartas para minhas tias e amigos, quando me mudei para o interior de SP em 1988. Levava dias para chegar e dias para receber. Quando eu escrevia que estava doente, na chegada da carta ao destino já estava curado. Claro que poderia ligar de um telefone fixo, mas na época as ligações à distância eram caras ao máximo. Sabe quais são as cartas modernas de hoje?

 As mensagens instantâneas por WhatsApp, por e-mail e outras, levam menos que um nanosegundo para chegar ao destinatário. Você já imaginou outra forma de comunicação melhor? Seria possível uma inovação para as comunicações instantâneas?

Arquitetura 

Umas das maiores evoluções da construção civil é minúscula. O prego, com ele pela primeira vez construímos telhados sobre nossas cabeças em escala de produção. Por causa disso foi possível desenvolver o que hoje é nossa arquitetura urbana. Mas qual inovação tecnológica nos aguarda na construção habitacional? Mais práticos e baratos para construir casas? Esse estilo de casa que vivemos atualmente não é  sustentável, e viável. Como pode ser revolucionado?

Saúde

 Com a Penicilina o mundo conseguiu crescer populacionalmente devido o freio na mortalidade por pequenas infecções, dores e doenças como um mero resfriado. Um pequeno corte, poderia levar uma pessoa a morte antes de 1930, depois da Penicilina, milhares de vidas foram salvas, inclusive nas guerras. Quem vai inventar remédios mais eficientes? Capazes de chegar direto a quem precisa sem a indústria farmacêutica como intermediário?

Escrita

A invenção do papel pelos chineses, veio substituir os pergaminhos que eram feitos de pele de animal. Imagina escrever na pele de um animal! O papel evoluiu para essa tela brilhante, e ao invés de caneta usamos um teclado. Você consegue visualizar essa mudança? Escrever na pele de animais inovou para o papel e agora com a inovação tecnológica houve uma revolução para os computadores. Quem imaginou isso na época? Qual será o próximo passo?

E você? Como pode inovar no dia a dia, no seu trabalho, ou em seu projeto pessoal?

Como você pode ver, a inovação tecnológica modificou e modifica nosso cotidiano, e estilos de vida. Ainda há muito a ser feito.

No próximo artigo, você vai descobrir como é possível inovar nas suas atividades diárias, na sua empresa e em seus projetos. Não perca!

Para ver mais cases e artigos sobre inovação, se inscreva na nossa newsletter e receba toda semana as novidades do nosso blog!

 

Davi Defensor
Escrito por Davi Defensor
Redator, Publischer, Escritor, Tradutor, Blogueiro, Hedonista, Esteta, Deísta, e 55 % FIT. Sempre tenho algo a declarar.