A implantação de loja virtual é um importante passo para qualquer e-commerce e é decisiva nas possibilidades de vendas e crescimento do negócio. Dessa forma, é fundamental realizá-la com suporte especializado e ferramentas adequadas.

O processo de implantação pode variar bastante de acordo com a loja virtual, as funcionalidades que serão adotadas, a plataforma de e-commerce escolhida e o briefing alinhado com a empresa especializada. Pensando nessas diversas possibilidades, explicamos a seguir como fazê-la mais acertadamente.

O que é a implantação de loja virtual?

Inicialmente, é importante que o gestor saiba o que é o processo de implantação e o que esperar dele. Ao contratar uma empresa especializada nesse serviço, o objetivo é que você e a equipe possam se familiarizar com os processos e recursos da plataforma e as ferramentas necessárias, junto de profissionais com experiência nessas soluções.

Funciona assim: o cliente fecha o pacote com os serviços desejados para a loja virtual e a empresa contratada alinha as expectativas e possibilidades do projeto em um briefing, detalhando os processos e recursos que foram contratados.

Em seguida, há a etapa prática, na qual o objetivo é ensinar o cliente a usar os recursos das ferramentas. São ensinados processos como o cadastro de produtos, a definição do layout e outras funcionalidades. Tudo o que é desenvolvido pela parceira segue para aprovação do cliente antes de ser publicado na loja virtual.

Quais tipos de implantação podem ser feitos?

O processo de implantação pode variar bastante de acordo com o que o cliente já tem na loja virtual e com aquilo que ele deseja entregar ao cliente final dele. Tanto as funcionalidades contratadas como a própria plataforma e etapas de implantação podem variar. Conheça alguns tipos a seguir.

Implantação MVP

Esse tipo de solução é ideal para o lojista que tem pressa na execução do projeto. Todas as entregas são feitas em até cinco dias úteis e para isso são usadas páginas pré-prontas. O principal benefício é a agilidade da entrega. No entanto, a opção é mais restrita em possibilidades de personalização.

Implantação VTEX

A VTEX é uma das plataformas mais robustas e completas disponíveis. Para fazer valer o investimento realizado é fundamental contar com uma implantação bastante profissional, com pessoas experientes que possam apresentar e usufruir de todos os recursos disponíveis.

Implantação Oracle

Outra opção são os sistemas da Oracle, que também demandam uma equipe treinada pela própria empresa para realizar a implantação da loja virtual de forma mais adequada e explorando corretamente os recursos disponíveis.

Multipaíses

São modelos de implantação que exigem experiência em e-commerce internacional, demandando conhecimentos em inglês e espanhol por parte da equipe que acompanhará o processo.

Crossborder USA

Solução voltada para lojas que querem entrar no mercado mais dinâmico do mundo. Para isso, precisam contar com parceiros que conheçam a realidade do segmento nos Estados Unidos, além de estabelecerem parcerias mais estratégicas.

Devido à variedade de modelos disponíveis, o lojista deve avaliar qual das soluções é mais vantajosa para ele, permitindo que a loja virtual cresça e apresente melhores resultados.

Também é indicado que se busque por uma parceira que tenha casos de sucesso no segmento de atuação, pois existem diversas particularidades que podem mudar em certas áreas, influenciando como o processo de implantação deve ser conduzido para gerar resultados mais significativos e relevantes para a marca.

Quais os benefícios de contratar uma empresa especializada?

Nesse processo, as chances de uma escolha equivocada quando não se conhece a totalidade das opções são grandes. Para evitar que decisões pouco rentáveis prejudiquem o negócio, a contratação de uma empresa especializada no processo pode ser determinante. Conheça algumas vantagens!

Melhor uso dos recursos

Todas as plataformas e ferramentas contam com funcionalidades que impactam o sucesso do negócio. Quando usadas corretamente, o retorno será positivo, com aumento das vendas e melhor aquisição de clientes.

Por outro lado, também é possível que o desconhecimento gere uma subutilização do recurso, limitando o retorno. Ao contar com profissionais experientes, esse risco é minimizado, pois eles apresentarão como explorar melhor cada recurso da ferramenta escolhida.

Redução dos custos

Muitas empresas imaginam que contratar uma parceira especializada causará um aumento dos custos do negócio, porém não é isso que acontece. O benefício financeiro pode ser direto devido ao uso mais adequado dos recursos disponíveis.

Além disso, o acompanhamento profissional ajuda a definir fluxos de processos mais eficazes, aumentando a produtividade da empresa e eliminando gargalos operacionais.

Clareza no processo

A implantação da loja virtual é um processo bastante complexo, com diversas etapas de planejamento, criação, execução, aprovação e publicação. Ao contar com uma empresa experiente — e que já realizou essas etapas anteriormente —, obtêm-se ganhos significativos em agilidade e fluxo de trabalho.

As etapas preestabelecidas ajudam a tornar o processo mais claro e objetivo, evitando desvios que sejam onerosos ao projeto.

Quais problemas podem ser evitados com a implantação correta?

Quando a implantação do e-commerce é realizada com o suporte especializado existem diversos problemas que podem ser evitados, aumentando as chances de sucesso do negócio.

Se a etapa inicial não é executada corretamente, a loja não vai funcionar com todo o potencial existente, limitando os ganhos do negócio, seja com as vendas, o design, a experiência do usuário ou até mesmo com a logística.

Por exemplo, o site pode ficar muito lento para carregar, prejudicando a experiência de compra e reduzindo as vendas, caso o consumidor não consiga finalizar o pedido como desejado. Esse tipo de situação pode ser evitada com um processo inicial realizado corretamente e seguindo as melhores práticas de carregamento de acordo com a ferramenta usada.

Em uma plataforma como VTEX, por exemplo, o suporte adequado influencia o uso do potencial máximo da ferramenta, pois existem muitas funcionalidades disponíveis, e é preciso ter experiência para usufruir adequadamente desses recursos.

Outro problema que pode ser evitado quando a marca conta com o apoio adequado é a falta de clareza e objetividade do projeto. O sucesso nesse processo está intimamente relacionado com conseguir definir as prioridades da loja, alinhar o desenvolvimento com a equipe envolvida e contar com uma agência que tenha o know how necessário para colocar as ideias em prática.

Portanto, todo o projeto de implantação de loja virtual deve ser focado em resultados e em proporcionar uma melhor jornada de compra ao consumidor. Quer saber mais sobre o tema? Baixe gratuitamente o e-book UX – O guia da experiência do usuário em e-commerce e alavanque suas vendas!

Contribuiu para a produção deste conteúdo Paula Padilha, marketing analyst da Profit-e.

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Escrito por Profit-e