Hoje em dia os clientes podem contar com uma variedade de meios de pagamento, cartão de crédito, débito, intermediadores de pagamento, boletos e até mesmo bitcoins. Para cada formato existe especificações, como implementação, processamentos, vantagens e desvantagens.
Caso um e-commerce apresente as opções de cartão de crédito, porém não oferece nenhum tipo de facilitador, como PagSeguro e PayPal, ele está utilizando o sistema de gateway de pagamento. Confira abaixo tudo o que você deve saber sobre ele.
O que são gateways de pagamento?
Gateway de pagamento é uma ponte que conecta 2 partes do processo de compra: e-commerce e as instituições bancárias. Elas são as “maquininhas” de cartão das lojas físicas.
O que acontece usando este sistema? O gateway irá coletar os dados bancários do cartão cadastrado, irá enviar para o adquirente e este validará com os bancos se a transação pode ser aprovada ou não.
Vantagens do gateway de pagamento
Agora que você já sabe o que é e como que funcionam, confira abaixo algumas vantagens de se usar gateway de pagamento.
Contato direto com os bancos
Ao contrário dos intermediadores que conectam o e-commerce com os bancos, utilizando o gateway de pagamento a sua loja online tem conexão direto.
Desta forma seus processos e fluxos de pagamento são mais ágeis e não dependem de uma “central”, no caso dos intermediadores.
Checkout Transparente
Diferente dos intermediadores que somente alguns oferecem, os gateways de pagamento já carregam essa diferencial consigo. Desta forma, usando qualquer gateway os usuários não são redirecionados para outra página.
Levando isso em conta, usando este sistema o seu e-commerce tende a ter menor taxas de abandono de carrinho e por consequência um maior faturamento.
Maior número de bandeiras
Utilizando gateway de pagamento você pode optar por um número maior de bandeiras de cartão. Enquanto que nos intermediadores você já tem determinadas bandeiras de cartão, com o gateway você pode escolher quais você quer.
Base de dados
Outra vantagem deste sistema de pagamento é o fato de todos os dados dos seus clientes ficam salvos em uma “nuvem”.
Então se você decide mudar, por exemplo, de adquirente, as informações dos seus consumidores continuarão no sistema, não tendo a necessidade de ter que resgatar e o funcionamento do seu e-commerce se manterá o mesmo.
Aprovação imediata
Como dito anteriormente, com o gateway de pagamento seu e-commerce tem conexão direta com os bancos e todas as instituições relacionadas. Uma das consequências disto é que o resultado do pagamento é mostrado na hora.
O que acontece em alguns intermediadores é o receber a situação do pagamento depois por email, o que torna ainda mais longo o período de entrega do produto.
Negociação de taxas
Diferente dos intermediadores que já aplicam taxas fixas e muitas vezes não negociáveis, com o gateway já é possível entrar em um acordo com as partes envolvidas.
Essa negociação é ainda mais fácil se o seu e-commerce tiver um bom volume de vendas, obtendo taxas ainda menores.
Desvantagens do gateway
Nada neste mundo é perfeito e o gateway de pagamento também possui seus pontos negativos.
Antifraude
Diferente dos intermediadores que contam com uma estrutura por trás, os gateways não. Quando você contrata este sistema você precisa também adquirir, a parte, um bom programa de antifraude.
Geralmente esses casos de fraude são total responsabilidade do e-commerce. Então é você quem terá que arcar com os custos gerados e todo o suporte ao consumidor.
Processo burocrático
Pode-se dizer que este seja a maior desvantagem. Ao contrário do intermediador, no qual basta um simples cadastro e um pequeno processo, no gateway de pagamento você precisa de uma série de documentos, acordos e contratos com as instituições bancárias.
Contratos com os adquirentes
Como dito anteriormente, com os gateways você pode adotar uma maior variedade de bandeiras de cartões. Mas, para cada bandeira há um adquirente específico.
Então se você deseja alcançar um número maior de “tipos de cartão”, será necessário contratar vários adquirentes e isso pode trazer mais burocracia e mais gastos.
Agora que você sabe mais sobre os gateway de pagamento, veja qual é a melhor opção para o seu e-commerce. É preciso entender os seus consumidores e a sua loja online para escolher as formas de pagamento.
Deixar um comentário