
Contribuiu para a construção deste texto Mario Magri, diretor de SEO da Profit-e.
A internet está em constante transformação, o que torna a inovação um requisito básico para que lojas virtuais consigam manter sua relevância e visibilidade. Com isso, investir em engenharia de busca, também conhecida como SEO, é fundamental nesse concorrido ambiente.
Para iniciar uma estratégia de SEO mais competitiva e que apresente resultados sólidos, é essencial saber o que é a solução, bem como sua importância e as tendências. Continue a leitura deste post e fique por dentro do assunto!
SEO e Inbound Commerce: entenda o que são
Search Engine Optimization (SEO), traduzido como Otimização para Mecanismos de Busca, é o termo que se refere a uma série de práticas que visam posicionar bem o site na página de resultados (SERP) do Google, bem como no Bing, no Yahoo! e em outros buscadores.
Disso você já deve saber, afinal, as estratégias de SEO não são tão recentes assim. No entanto, essas ferramentas — em especial o Google, que atrai mais de 90% das pesquisas no Brasil — estão constantemente aprimorando os algoritmos com o objetivo de melhorar a experiência do usuário, entregando resultados mais relevantes e adequados para a pesquisa.
Com isso os e-commerces precisam também estar alinhados a essas mudanças e tendências se o objetivo é manter a visibilidade da loja virtual. Por muito tempo o SEO foi entendido apenas como boas-práticas com o uso de palavras-chave, mas esse cenário mudou.
Atualmente, o SEO também envolve o planejamento da estratégia digital, como usabilidade, relacionamento com o cliente, branding, engajamento social e demais soluções que agreguem valor à experiência do usuário — com isso chegamos ao Inbound Commerce.
O que é Inbound Commerce no contexto do SEO?
O termo Inbound Commerce é derivado de Inbound Marketing, sendo que o foco é melhorar os resultados das lojas virtuais. Essa estratégia consiste na produção de conteúdo otimizado, adequado ao SEO, relevante e inédito. São 4 fases da persona para as quais devem existir materiais direcionados. São elas:
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aprendizado e descoberta;
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reconhecimento do problema;
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consideração da solução;
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decisão.
A jornada de compra do e-commerce segue essas 4 etapas, desde o momento em que o usuário tem o primeiro contato com a marca até a decisão de comprar efetivamente.
Isso implica em ter conteúdos que possibilitem esse processo, viabilizando uma nova venda. Entre os materiais que podem ser produzidos estão postagens em blog, avaliação de produtos, reviews, e-books, posts sociais, entre outros.
A importância do SEO
Com o aprimoramento dos mecanismos de busca, pequenas mudanças na estratégia já promovem grandes impactos nos resultados. Como exemplo podemos citar as marcas engajadas com blogs e sites do mesmo nicho, que são consideradas mais qualificadas e melhoram o seu posicionamento.
Toda a estratégia de engenharia de busca está atrelada ao que a marca pode promover para o usuário. Assim, destacamos 4 benefícios de investir corretamente em SEO.
1. Experiência de compra
Atualmente, o Google está mais preocupado em proporcionar experiências satisfatórias para o usuário do que em avaliar apenas as palavras-chave de uma página para ranqueá-la. Com isso, investir em SEO hoje significa melhorar a experiência de compra do consumidor.
A usabilidade demandada como boa-prática de SEO impacta a percepção do usuário ao entrar no site e pesquisar produtos e informações. Essa navegabilidade indica para o Google que o usuário está usufruindo positivamente daquele resultado apresentado.
Dessa forma, o SEO é um passo importante para melhorar a experiência do seu cliente e assim aumentar taxas de conversão, vendas e retenção.
2. Visibilidade da marca
O uso correto das palavras-chave impacta sobre quais páginas vão ranquear para determinadas pesquisas. A visibilidade da marca é diretamente afetada por essa prática.
De acordo com um estudo do Optify, a taxa média de cliques por posicionamento no Google é:
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36,4% de cliques no primeiro resultado orgânico;
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12,5% no segundo resultado;
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9,5% no terceiro resultado.
Pesquisas ainda indicam que 75% dos cliques estão concentrados na primeira página do Google, enquanto 70% dos acessos estão voltados para os resultados orgânicos. Ou seja, investir em um bom ranqueamento orgânico nos mecanismos de busca afeta o tráfego e as vendas do e-commerce.
3. Credibilidade do e-commerce
Um critério importante para a importância do SEO em e-commerce refere-se à credibilidade, que é diferente da visibilidade. A percepção do usuário é diferente quando um site aparece bem posicionado nos resultados orgânicos, pois ele sabe que há relevância naquele conteúdo para que ele esteja ali.
Assim, o bom ranqueamento gera autoridade ao site para tratar de determinado tema. Na verdade isso é um ciclo, pois o site só será bem posicionado se realmente tiver essa competência — e ao tê-la, o bom ranqueamento faz com ela seja perceptível para o usuário.
4. Tráfego qualificado
O SEO permite que a marca alcance resultados satisfatórios e de longo prazo sem depender de variantes como custo de palavras-chave ou campanhas de alto investimento. Diferentemente do que muitos acreditam, a prática não reduz a qualidade do tráfego.
As palavras-chave trabalhadas são um importante aspecto para que as páginas direcionem para pesquisas realmente compatíveis. Quando esse critério é atendido, usuários mais qualificados vão acessar o site e ter uma experiência de busca eficiente e satisfatória.
Tendências da engenharia de busca para e-commerce em 2018
Dados os resultados positivos com o SEO, é preciso atentar-se em como manter a relevância nessa estratégia. Existem diversas boas práticas que devem ser adotadas, como:
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palavras-chave adequadas;
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descrições relevantes;
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meta tags;
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imagens otimizadas;
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conteúdos originais e relevantes etc.
Essas práticas, no entanto, já são bastante conhecidas. O que o gestor não pode perder de vista são as novas demandas, tanto dos mecanismos de busca quanto dos usuários.
Destacamos 3 tendências de engenharia de busca para 2018. Confira!
1. Pesquisa por voz
Atualmente, as pesquisas por voz já representam quase 50% do total de buscas em dispositivos móveis — e a tendência é que esse número aumente. Sendo assim, investir em práticas que atendam a essa demanda é essencial. Uma particularidade da pesquisa por voz é que ela costuma ser mais específica, o que torna necessária uma estratégia sólida de termos “long tail”.
2. Machine learning
O machine learning (ou aprendizado de máquina) já é uma realidade no e-commerce e tende a ganhar mais importância. Dessa forma, os mecanismos de busca devem usar métricas mais voltadas à experiência do usuário, como tempo de permanência no site, navegabilidade e engajamento para determinar quais sites são mais relevantes.
3. Conteúdo mobile
Parece até irônico falar em conteúdo mobile como uma tendência quando ele já é uma realidade, no entanto, o mobile first deve ser cada vez mais usado como critério de posicionamento no Google.
O site deve proporcionar boas experiências de navegação independentemente do tamanho da tela, além de viabilizar pesquisas, engajamento e compras por meio desses dispositivos.
Ser mobile implicará mais na capacidade de posicionamento, mas também em um aumento significativo da atração de consumidores e da efetivação das vendas.
A engenharia de busca e o SEO continuarão impactando os resultados e a visibilidade da sua loja virtual, independentemente de serem prioridades ou não para a empresa. Portanto, não perca tempo e inove no seu e-commerce!
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