O segmento com maior volume de vendas, segundo o último levantamento da Ebit, é o setor de “Moda e Acessórios” representando 13,6% de todas as vendas em 2016, mostrando-se para os empreendedores e futuros donos de negócio ser um mercado promissor. Por conta disso, este segmento é altamente concorrido e competitivo.
Fazer com que o seu e-commerce de moda cresça, exige um planejamento de comunicação e estratégias de marketing extremamente eficazes. Pensando nisso, separamos algumas táticas para você se destacar e vender mais.
Defina seu nicho
Diferente do segmento de eletrônicos que “se limita” com os lançamentos, a moda oferece um leque muito maior de produtos. Neste mercado há diversos pontos que possibilitam tamanha variedade, como cor, tecido, modelo e estilo.
O último item talvez seja o de maior importância. A não ser que a sua marca já seja consolidada, como a Renner cujo slogan é “Você tem um estilo, a Renner tem todos”, é fundamental escolher qual nicho será o seu e-commerce. Tentar vender de tudo para todos não é uma boa ideia para quem ainda não é consolidado no mercado.
Então segmentar o quanto você conseguir. Hoje o mercado oferece e-commerces especializados em roupas de tudo o que é estampa, tamanho e modelo. Pense que roupas e acessórios vão muito mais além do que vestimenta, eles transparecem o estilo de vida do seu consumidor.
Flexibilidade de troca
Um dos pontos negativos dos e-commerces de moda é o fato do cliente não poder experimentar e ter que confiar nas fotos e descrições do produto. Dentro disso o que acontece muito é em relação a modelagem e tamanho.
Muitas vezes o tamanho ideal para você pode depender da modelagem e com isso o consumidor nunca terá 100% de certeza, podendo acontecer dele adquirir o produto errado e ter que trocar.
Essa situação é bem comum, então tenha políticas de troca flexíveis e deixe isso claro em seu e-commerce, para caso esse problema acontecer o seu consumidor saberá que não terá dor de cabeça no processo de troca.
Foto e descrição
Para evitar que o consumidor tenha problemas com trocas de produto depois da compra, faça um descritivo completo, informando o tecido, tamanhos, dimensões e até mesmo a estatura do modelo e qual o tamanho da roupa que ele está vestindo.
Além da descrição, tenha várias fotos do produto de diversos ângulos com a modelo em várias poses. Tire fotos de boa qualidade, pensando sempre no fundo, na iluminação, contraste entre outros detalhes. Uma opção para melhorar a experiência do usuário na hora da compra é com fotos 360°, no qual o consumidor consegue ver a peça por completo.
Outra forma ainda mais eficaz do que fotos é o vídeo. Com este formato o usuário tem maior noção de volume, movimento e da beleza da roupa. Grave um pequeno vídeo com a modelo andando, como em uma passarela.
Integre com as redes sociais
Ainda atrelado com o tópico anterior, uma estratégia muito eficaz para vender roupas são as redes sociais, principalmente as que tem foco no visual, como Instagram e Pinterest.
Neste ambiente você pode fazer fotos mais elaboradas: com cenários, brincar com as cores, formas, sombras e iluminação. É agora que você pode usar a sua imaginação para criar um editorial. O Instagram e o Pinterest foram feitos para mostrar fotos bonitas e não necessariamente práticas. Caso o usuário se interessar ele pode ir até o e-commerce e lá ter acesso a informações mais precisas.
Outra opção que muitas marcas vem usando são os digital influencers. Para aqueles que vendem roupas femininas, uma boa opção são as blogueiras, que apresentam para o seu público os “recebidos” que as marcas mandam. Se escolhido bem a influenciadora ou influenciador, a sua aparição no vídeo pode lhe render novos consumidores e bom disso tudo é o fato de não custar muito.
Identidade Visual
Querendo ou não trabalhar com roupas e acessórios requer uma forte pegada no visual. Então, invista na sua identidade: crie um logo, escolha suas cores institucionais, selecione ou faça sua própria tipografia e até mesmo um manual de identidade. Mas não se limite somente ao design do seu e-commerce e em suas peças de comunicação.
Aplique a sua identidade visual na sua embalagem, por exemplo. Trabalhar com a experiência do consumidor inclui oferecer uma embalagem bonita, que trará e representará a sua marca até o último momento.
Overdelivery
Relacionada com a questão da embalagem, ofereça muito mais que o seu produto. Trabalhar com uma embalagem personalizada é uma das formas de trazer muito mais que uma entrega.
O Overdelivery é o conceito que implica no e-commerce oferecer mais que o item adquirido, mas sim agregar valor. Além do design da embalagem, você pode oferecer brindes, cupons de descontos, em geral “mimos” para o seu consumidor. Torne ele especial.
Depois desta leitura, só falta botar na prática todas essas dicas e se destacar neste mercado! Invista nessas dicas e aumente suas vendas e faturamento! E para receber mais conteúdos como este toda semana, assine nossa newsletter.
Deixar um comentário