
Dando continuidade a nossa série de Design, o segundo material foi feito pelo nosso UI Designer Jonas Risovas. Ele aborda um assunto que pode parecer mínimo, mas faz toda a diferença no seu e-commerce: CTAs.
Descubra como essa chamada de ação pode influenciar nas suas vendas!
Para termos uma experiência eficiente em uma interface, precisamos conhecer muito bem os papéis de cada elemento nela contida e um deles que com certeza interagimos mais são os botões.
No e-commerce, temos os famosos CTAs (Call to Action, ou Chamada para a Ação), que tem a função de induzir um usuário a realizar determinada ação, por exemplo, “COMPRAR”.
A princípio pensamos que esta ferramenta precisa apenas ser grande e brilhante, mas existem outros fatores para cumprir seu objetivo:
Tamanho:
Ele precisa ter tamanho suficiente para chamar a atenção do usuário, tomando cuidado para não prejudicar a hierarquia dos demais elementos da interface
Cor e Forma:
Esse fatores podem ser determinantes para que um CTA seja clicado. Por convenção, temos cores que já deduzimos previamente sua função, tal como: o verde para comprar e vermelho para cancelar. Mas isso não basta, temos que pensar em fatores mais abrangentes como pessoas que portam algum tipo de daltonismo.
Nesse caso, podemos criar microinterações e texturas para diferenciar ou destacar CTAs, aumentando seu alcance. Outro aspecto nesse fator é a ordem de importância dos botões: Por convenção temos botões cheios para funções primárias e apenas como contorno ou até mesmo só texto, para secundárias.
É importante lembrar que o contraste com o layout deve ser muito bem definido para que ele não fique “perdido” na tela.
Posicionamento:
Precisamos pensar com carinho onde posicionar um CTA para que ele seja lido no momento planejado, seguindo a hierarquia do layout, aumentando a probabilidade de ser acionado.
Microcopy:
Também conhecidos como Microtextos, desempenham grande papel nos CTAs. É o que vai escrito no botão, indicando sua função (feedbacks de erro em formulários também são microcopies, por exemplo). Deve ser curto porém consistente. O microcopy deve levar em consideração a identidade da marca e seu público para que a mensagem seja passada corretamente.
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