O e-commerce mobile na Europa é referência para quem quer investir nesse segmento. Em 2016, aproximadamente 296 milhões de pessoas gastaram mais de 455 bilhões de euros em compras online. Desse valor, 16,5% foram de compras feitas por telas pequenas, como os dispositivos mobile.
Os números são positivos e tendem a aumentar. A Mastercard fez um estudo recente, o Masterindex, que prevê o crescimento de 45% do e-commerce nos países europeus até 2018. Mas de onde vem a maturidade do e-commerce mobile europeu? Do investimento das marcas na experiência do usuário. “Em um mercado maduro, cada vez mais a usabilidade é uma ferramenta estratégica para uma marca ter sucesso”, revela Pablo Canano, CEO e fundador da Profit-e.
Então, para melhorar os resultados do seu e-commerce, é bom ficar atento às práticas usadas na Europa. Comece a navegar nos sites das marcas que são referências em usabilidade do usuário, linguagem e omni-channel para se inspirar. Você pode, por exemplo, levantar os pontos que se destacam em cada uma e depois ver como aplicar na sua própria loja.
Se ainda não sabe quais empresas seguir, veja as sugestões de Pablo Canano:
ASOS
Há 17 anos no mercado, a ASOS é um e-commerce de roupas com sede em Londres. A empresa é referência em mobile devido à facilidade de comunicação com seu público.
Quando o assunto é usabilidade, a primeira informação que uma loja de roupas precisa mostrar é a categorização dos seus produtos. A ASOS faz isso muito bem em sua home. Na página, não há banners ou conteúdos de navegação desnecessários. A estrutura do topo tem os ícones de menu, busca, lista de desejos e carrinho. A parte inferior da home também é fácil para navegar, mostrando tudo o que o usuário precisa no pós-venda.
Outro ponto interessante no site é a localização dos filtros das categorias, que fica do lado esquerdo da tela. De acordo com pesquisas feitas por Luke Wroblewski, diretor de produto da Google, quando o menu ocupa esse espaço na tela, fica mais fácil para a navegação do consumidor.
A única observação ao e-commerce mobile da ASOS é o menu hambúrguer, o ícone de três linhas paralelas. Sua função é reunir as categorias do site em um ponto específico. Ao clicar nesse botão, o menu é expandido e o usuário tem acesso a todas as categorias do site. Facebook, Spotify e outros aplicativos têm deixado de usá-lo, pois poucas pessoas clicam no botão, afetando as taxas de engajamento e conversão. Portanto, pense em outras soluções de UX Design.
IKEA
A marca sueca IKEA é referência em e-commerce voltado para móveis domésticos. São três as práticas que a empresa usa e que fazem diferença nos resultados:
1. Estrutura de navegação por departamento
Essa é mais fácil de entender se usarmos um exemplo. Pense que você precisa comprar uma cama e, ao digitar na busca a palavra “cama”, é direcionado a uma página com mais de 1.000 resultados. Provavelmente, você irá desistir de terminar sua pesquisa.
No e-commerce mobile da IKEA, ao pesquisar por “camas”, o usuário é direcionado a uma tela que mostra fotos e tipos de cama: solteiro, casal, sofá-cama, entre outros. Essa navegação visual ajuda o usuário a encontrar a cama ideal sem precisar usar um filtro prévio no campo de buscas, facilitando a sua pesquisa.
2. Texto de apoio nos itens para venda
Ajuda no posicionamento da landing page em resultados de busca e aumenta a lucratividade da URL.
3. Rolagem infinita com paginação
Essa função facilita a usabilidade. Segundo testes feitos internamente pela Profit-e, os usuários têm costume de ver os resultados das buscas até a última página.
Burberry
Assim como a ASOS, a Burberry é exemplo em venda mobile no segmento de moda. A empresa não oferece o ciclo de compra completo ao cliente em dispositivos mobile. Porém, compensa essa ausência de duas formas: direcionando o usuário para o varejista mais próximo e investindo em conteúdo relevante para seu público.
A principal referência da Burberry é a criação de conteúdo, sendo autoridade quando fala do seu negócio. Isso ajuda nas vendas dos produtos. É preciso investir em fotos, vídeos e, principalmente, na descrição das mercadorias. Um texto não deve ter apenas dados técnico, ele precisa inspirar e aguçar a imaginação do consumidor.
Quando for pensar no texto do seu produto, lembre-se do conselho de Theodore Levitt, no livro A imaginação no marketing: “ninguém compra um martelo e um prego, mas sim a experiência de ter um quadro que admiramos na parede”.
ASDA
Se seu e-commerce mobile for no segmento de grocery, é bom seguir a ASDA. A rede de supermercados tem sede na Inglaterra e é inspiração para diversos projetos da área, como o Mambo (Brasil), Plazavea (Peru) e Walmart (Argentina).
A ASDA tem uma clareza na interface que facilita a compra do cliente. É uma empresa que sabe equilibrar usabilidade com marketing, ofertando produtos no momento certo e sem interferir na qualidade da experiência do consumidor.
A página de produtos é um exemplo que deve ser seguido, pois tem:
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botão de compra bem posicionado,
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fotos são bem produzidas,
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cross sell pensado no produto e adequado ao consumo do item ofertado.
NIXON
NIXON é um e-commerce de relógios inglês. Em 2014, a sua plataforma de e-commerce foi reformulada pela agência Basic, que focou na experiência do consumidor.
Dois itens merecem destaque no e-commerce mobile da NIXON. O primeiro é o botão de compras, que está sempre visível na tela. O segundo, é a descrição dos produtos, que complementa a experiência de compra.
Um exemplo foi a linha de produtos do Star Wars. As fotos e os textos foram pensados em contar uma história relevante para o usuário e contribuíram para o engajamento com a marca.
Aeroporto de Frankfurt
Quer entender melhor a integração entre mobile e omni-channel? Visite o aeroporto de Frankfurt. Essa dica foge um pouco das demais, pois não se restringe a uma loja. Todas as marcas que estão instaladas no aeroporto de Frankfurt podem potencializar suas vendas por meio do mobile. Para isso, invista em omni-channel, que é quando todos os canais de uma marca são integrados para atender o consumidor onde ele estiver.
Imagine que você está dentro de um táxi a caminho do aeroporto. Você faz uma compra e, ao chegar no portão de embarque, recebe o produto. Prático, certo? Esse é um exemplo de integração entre mobile e omni-channel e é assim que funciona no aeroporto de Frankfurt. Melhor que imaginar, é ver este vídeo e entender como é o serviço, que foi desenvolvido pela agência alemã, AOE.
Colocar em prática esse plano de vendas em um aeroporto internacional é desafiador, pois envolve integrações entre sistemas complexos. Ao mesmo tempo, mostra que não se deve medir esforços para trazer mais satisfação ao cliente. Quanto mais satisfeito, mais resultados positivos são gerados para os negócios.
As tendências apontam que há espaço para inovar e crescer no mercado de e-commerce mobile. Estude, fique atento às novidades e comece a aplicar algumas dessas práticas ao seu negócio para alcançar uma posição de destaque.
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