Manter o e-commerce engajado e desenvolvendo estratégias alinhadas às expectativas do público é fundamental para garantir relevância e sucesso da marca. Para isso, contar com um influenciador digital torna-se cada vez mais necessário.
De acordo com uma pesquisa do Twitter, 40% dos usuários dessa rede social fizeram uma compra após indicação de um influenciador. Ficou interessado? A seguir esclarecemos esse conceito e como adotar o marketing de influência na empresa.
O que é um influenciador digital?
Inicialmente, é preciso entender do que se trata o termo influenciador digital. Ele se refere a pessoas que se destacam na internet por produzirem conteúdos diferenciados e ricos, que atraem a atenção do público. Enquanto em um primeiro momento a atuação era mais restrita aos famosos, atualmente há uma divisão de nichos bastante expressiva.
A segmentação do marketing de influência é justificada, pois cada tipo de tema e abordagem atrai um público específico. Por exemplo, é muito mais relevante que um blogueiro de games seja parceiro no lançamento de um novo controle do que uma blogueira de moda, por exemplo.
Grandes e pequenas marcas já perceberam o quanto essa estratégia de marketing pode agregar, principalmente na autoridade e relevância frente ao público. Um exemplo bem sucedido é a parceria entre a Adidas e o influenciador Sérgio Rocha. Ele é jornalista e gosta de corridas de rua, sendo o fundador do canal “Corrida no Ar”, no qual divulgava informações e dicas sobre o tema.
Identificando a oportunidade, a Adidas propôs uma parceria no intuito de que ele apresentasse mais eventos e produtos da marca, entre outras coisas. Com isso, tanto a Adidas atingiu um público altamente qualificado e teve retorno positivo quanto o influenciador aumentou a relevância, qualidade e frequência dos conteúdos divulgados.
Assim, escolhendo o influenciador certo para a marca, as chances de sucesso da estratégia são muito maiores.
Como encontrar o influenciador ideal para sua marca?
No exemplo da Adidas, uma questão relevante de ser destacada foi a capacidade da marca de identificar um influenciador técnico, o que o tornou ideal para a proposta da empresa. Isso porque ele tem relevância junto ao público-alvo, permitindo que a mensagem realmente impacte consumidores qualificados.
Antes de associar a marca a um influenciador é importante considerar quais mensagens ele passa para o público, se está envolvido em polêmicas ou assuntos complicados que não conversam com a estratégia do negócio.
A escolha do influenciador ideal deve ser bem ponderada, podendo ser feita internamente ou mesmo por uma agência especializada que auxilie você durante essas questões. Existem diferentes tipos de influenciadores, como celebridades, de comportamento, analistas, técnicos, ativistas etc.
O mais interessante é escolher um que esteja engajado ao nicho de atuação da marca e que tenha um público que converge com os consumidores da empresa. Portanto, é alguém que seja considerado relevante e tenha uma opinião compartilhada com os consumidores.
Como elaborar uma estratégia de marketing de influência?
Atualmente, a segmentação é fundamental para que determinado discurso seja captado pelas pessoas certas. Assim, a escolha do influenciador também passa pelo desenvolvimento de uma estratégia correta de marketing de influência. Portanto, é importante considerar algumas questões:
-
relevância: representa o quanto o influenciador é relevante para seu público, considerando a credibilidade que ele tem junto aos usuários;
-
alcance: avalie se ele realmente tem o alcance esperado entre o público considerado, com muitos seguidores que se encaixem na persona do seu negócio e se não são perfis falsos;
-
engajamento: além de ter seguidores, eles precisam se envolver com as publicações realizadas, o que pode ser medido por meio de compartilhamentos, comentários e curtidas.
Esses aspectos devem estar alinhados com o objetivo da organização ao investir na estratégia de marketing de influência. Por exemplo, espera-se aumentar o número de seguidores, vender um produto específico, melhorar a autoridade da marca, aumentar o tráfego? De acordo com a meta, a escolha do influenciador também será mais estratégica e, consequentemente, eficiente.
O marketing de influência é mais relevante quando utilizado para alguns fins específicos, como introduzir um novo produto no mercado, apresentar funcionalidades e benefícios de uma novidade e outros. Destacamos a seguir três fatores importantes sobre esse tipo de solução que devem ser considerados antes de adotá-la.
Exclusividade
Apesar dessa parceria, é importante ter consciência de que o influenciador não é um “garoto propaganda” da marca e, se for uma pessoa séria, não vai indicar para o seu público um produto ruim, pois ele tem uma imagem a ser preservada. Também não é papel dele garantir exclusividade à empresa, pois assim ele perderia credibilidade junto aos seguidores que conquistou, prejudicando ambos.
Legalidade da campanha
Outra questão a ser avaliada na estratégia são as regras legais para esse tipo de solução. Por exemplo, o Instagram exige que publicações de influenciadores que divulgam uma marca sejam sinalizadas como “parceria paga”, informando ao público que se trata de uma forma de publicidade.
Relacionamento
Diferentemente de outras estratégias nas quais basta configurar a campanha, para manter o influenciador digital ativo é preciso encarar a parceria como um relacionamento de longo prazo que deve ser preservado pela marca.
Deve-se, ainda, acompanhar sempre as novidades e se relacionar com outros influenciadores que sejam interessantes para o público do negócio, garantindo que a marca seja bem avaliada nesse meio.
Como medir e avaliar o rendimento de uma estratégia com influenciadores?
A etapa de avaliar o impacto da estratégia com influenciadores é um pouco mais complicada. Primeiro, deve-se levar em consideração qual a rede social que a campanha foi executada e fazer a mensuração a partir do rastreamento dos links utilizados.
Outra forma de acompanhar essas informações é a partir do retorno gerado no dia de lançamento da campanha, por exemplo, mensurando aumento do tráfego no site, compartilhamento das postagens, uso de hashtags e outras práticas para verificar a repercussão.
Existem outras formas de usar esses conteúdos gerados por influenciadores que também podem ser mensurados, como utilizá-los em campanhas de e-mail marketing e avaliar a taxa de clique e conversão dessas ações. Também é possível usar esses materiais em páginas de produtos e medir o reflexo de conversões e vendas.
Apesar de não ser fácil acompanhar o retorno exato da estratégia, existem formas de identificar se a campanha está sendo positiva e se tem gerado retorno em vendas para a marca. Assim, estabelecer parcerias com um influenciador digital contribui tanto na autoridade e credibilidade junto ao público-alvo quanto no aumento das conversões e das vendas.
Quer acompanhar as tendências sobre marketing, negócios e e-commerce? Curta nossas páginas no Facebook, YouTube e LinkedIn.
Contribuiu para a produção deste conteúdo Paula Padilha, analista de marketing da Profit-e.
Deixar um comentário