Você já reparou como alguns e-commerces conseguem muito sucesso sem fazer grandes investimentos em publicidade? O segredo para conseguir esse feito não está em abraçar o máximo de público possível, mas aumentar a autoridade da marca aos olhos de seu público-alvo.
Quer saber como fazer isso? Neste artigo, explicamos por que e como fazer em 6 passos uma grande estratégia de inbound marketing:
O hábito do consumidor on-line como chave para construir autoridade
Hoje, se uma pessoa deseja fazer uma compra (principalmente on-line), ela segue um caminho muito parecido em qualquer situação, independentemente do lugar onde mora, da urgência, do desejo ou da necessidade de comprar. Você também deve estar familiarizado com essa situação, que funciona geralmente assim:
-
o celular do consumidor estraga e ele decide que quer um novo;
-
ele abre o Google e pesquisa os melhores modelos do ano;
-
ele considera as opções e decide se vai focar em qualidade premium, preço ou bom custo-benefício;
-
com uma pesquisa mais focada, ele busca lojas que vendem aqueles modelos e compara preços e formas de pagamento;
-
por fim, ele avalia opiniões sobre o produto, pesquisa a reputação da loja e realiza a compra.
Pode haver algumas diferenças nesse processo, mas naturalmente o público usa a internet para tomar conhecimento das soluções dos seus problemas e vai reduzindo as possibilidades até sobrar a ideal — um conceito chamado de funil de vendas ou jornada do consumidor.
Entender esse hábito é o primeiro passo para um diretor de varejo que sonha em transformar sua loja virtual em um sucesso. Propagandas generalistas e intrusivas, como ainda são feitas no rádio e na televisão, não conseguem adesão satisfatória nesse nicho.
Consumidores on-line preferem muito mais as marcas que têm um canal de comunicação aberto, uma relação mais estreita e com vínculos emocionais. Essa é a chave para se tornar uma autoridade na mente do seu público-alvo.
O blog como relação de autoridade e confiança
Faça uma pesquisa agora sobre um produto específico, uma marca ou uma categoria. Os primeiros resultados não patrocinados dificilmente serão o link direto para a compra de um produto, mas de blogs, portais ou notícias que tratam daquele assunto.
Esses sites são mais bem ranqueados no Google porque o consumidor on-line dificilmente começa sua jornada já decidido sobre o que e onde comprar. O que ele busca é informação confiável e objetiva sobre as dúvidas que tem ao longo do funil — que se divide em atração, consideração e decisão.
As técnicas de SEO, ou otimização para motores de busca, são exatamente as ferramentas para saber se essa página está no topo do Google. O conteúdo não só precisa ser útil como planejado e estruturado de forma que chame a atenção e seja valorizado pelos robôs da empresa como resultado relevante para o seu público-alvo. São as palavras-chaves certas, assuntos, descrições, títulos e tags bem arquitetados que levam a sua empresa a se destacar naturalmente.
É por isso que, hoje, o blog é o centro de estratégias de inbound marketing, quando o público encontra sua loja organicamente, por mecanismos de busca e outros canais colaborativos. Com essa ferramenta, em vez de tentar vender em qualquer oportunidade, a marca informa, explica, ensina e sugere todas essas ações que criam uma relação de confiança e autoridade.
A ideia por trás do marketing de conteúdo é ser útil para o consumidor oferecendo a resposta que ele precisa para o problema que tem naquele momento. Assim, quando ele finalmente estiver pronto e decidido a fazer a compra, a loja que tanto ajudou no caminho será a escolha natural — uma escolha espontânea, satisfatória e emotiva.
Os 6 passos para aumentar a autoridade da marca
Ter um blog é o principal canal para transmitir a confiança e a segurança que a sua marca pode oferecer em atendimento, preço e qualidade. Mas não basta ter por ter — o inbound marketing só funciona quando o e-commerce cria antes uma estratégia eficiente e objetiva. Veja os passos para começar:
1. Defina as suas personas
As buyer personas são consumidores fictícios, como personagens, que a loja virtual cria para representar o seu público. É uma forma de humanizar os dados de pesquisas sobre hábitos do consumidor e resumi-los em um perfil que poderia muito bem ser uma pessoa de verdade.
O importante dessa técnica é que, na hora de produzir o conteúdo, a marca fale diretamente com essas personas. Isso permite uma abordagem mais pessoal, customizada e capaz de atingir com mais sucesso o consumidor no ponto da jornada em que ele estiver.
2. Crie um planejamento de publicações
Falando na jornada do consumidor, a definição do funil de vendas serve, principalmente, para que a sua empresa consiga produzir conteúdos diferenciados para cada etapa de interesse do público.
Continuando com o mesmo exemplo: se a sua loja vende celulares, você pode fazer um comparativo completo entre os modelos do ano para eleger as melhores opções em cada categoria.
Depois, pode criar um conteúdo que explique em mais detalhes as especificações dos modelos premium vencedores e, por último, explicar como o modelo escolhido pode ser usado na vida pessoal e profissional do cliente.
Ou seja, cada artigo deve ser útil para um consumidor específico em um momento específico de sua jornada. É assim que você cria um caminho pelo funil e aumenta a conversão em vendas.
3. Invista em conteúdo relevante
Não é raro que os e-commerces apostem em conteúdo raso e enganoso para aumentar sua visibilidade nos motores de busca. Apesar de funcionar a curto prazo, ela cria uma imagem muito negativa com o tempo e acaba manchando a marca para sempre.
Por isso, é sempre bom lembrar: invista em conteúdo que seja realmente útil para o consumidor naquela etapa. Não engane, não enrole, não quebre a confiança que ele já está construindo na autoridade da sua loja virtual.
4. Inclua suas redes sociais no planejamento
Se a chave para o sucesso do inbound marketing está nos hábitos on-line do consumidor, as redes sociais precisam ser uma prioridade no seu planejamento. Não só para ecoar e divulgar o conteúdo do blog, mas transformá-la em uma ferramenta de aproximação com o público.
Nada transmite mais autoridade que a opinião de um amigo de confiança, por isso o esforço para se tornar uma pessoa próxima nas redes sociais cria laços emotivos poderosos para a conversão e a fidelização.
5. Incentive a participação do público
Continuando no assunto, uma relação de amizade precisa ser de mão dupla. O ser humano é tão sociável que as recomendações de conhecidos continuam tendo muito mais poder na hora de decisão do que qualquer campanha de marketing.
Então, incentive o seu público a divulgar a sua loja. Peça para comentarem no blog, compartilharem artigos e conversarem sobre assuntos relacionados ao seu nicho de atuação. A seção de avaliações de produto dentro das lojas, por exemplo, é uma maneira muito eficiente de usar sua base fidelizada para convencer e converter um público novo.
6. Crie indicadores para medir o sucesso da campanha
Um lembrete importante: não dá para criar uma campanha de sucesso de inbound marketing se você não tem como medir o resultado de cada post, cada publicação, cada interação.
São medidores como taxa de conversão, quantidade de vezes que os links são clicados, para onde o consumidor vai depois de ler cada artigo e quais formatos de conteúdo geram mais interação nas redes sociais.
Com esse tipo de métrica bem documentada, fica mais fácil entender erros e acertos da estratégia e realizar ajustes que potencializem ainda mais a autoridade que você está construindo.
O SEO como prioridade na sua estratégia de inbound marketing
No fim, a criação de autoridade da marca é causa e consequência de um bom SEO, para que ela apareça mais bem colocada entre os resultados. Criar conteúdo que gere autoridade e confiança posiciona a loja melhor no Google e, por estar em melhor posição, passa uma imagem de marca com mais autoridade e confiança.
É um ciclo virtuoso que, quando benfeito, seguindo os passos que listamos, aumenta muito a atração e as vendas do e-commerce sem exigir grandes investimentos.
Quer saber mais sobre como impulsionar seu e-commerce e fazer escolhas mais estratégicas para o negócio? Assine nossa newsletter e confira todas as novidades da área!
Deixar um comentário