
O crescimento do e-commerce nos últimos anos deve-se a uma série de fatores associados, desde a difusão tecnológica, até a maior segurança das transações online, maior variedade de produtos e serviços comercializados e também pela melhora da experiência do usuário no processo de compra.
Dessa forma, as vendas de um e-commerce é resultado de uma série de elementos que devem ser considerados pela equipe de desenvolvimento. A User Experience (UX) é um dos mais determinantes. Saiba mais a seguir!
Afinal, o que é UX?
A UX refere-se a toda a experiência que o cliente tem durante os contatos com a marca no processo de compra. Ela envolve desde a peça publicitária que atrai o usuário, até o produto e o pós-venda.
Assim, toda a vivência da compra proporcionada pela loja virtual influencia a experiência do usuário e a percepção dele sobre a marca, tanto com fatores objetivos, como a usabilidade do site, até subjetivos, como sentimentos aflorados pelo processo de compra.
Por referir-se a todos os pontos de contato entre usuário e marca, a experiência é influenciada por uma série de fatores. Entre eles podem ser destacados:
- qualidade e relevância dos conteúdos;
- atendimento ao consumidor;
- performance do site;
- design do site;
- usabilidade mobile e facilidade de navegação;
- descrição e apresentação dos produtos;
- condições de compra, troca e devolução.
Devido aos muitos critérios necessários para proporcionar uma experiência do usuário satisfatória é importante que se conheça a importância da UX e os impactos dela nas vendas.
O impacto da experiência do usuário nas vendas
O principal aspecto que torna a UX necessária no e-commerce refere-se às vendas, como destacado anteriormente. Entretanto, outros aspectos também são influenciados pela experiência proporcionada e são determinantes para a consolidação da marca no longo prazo. Confira!
Taxa de conversão
A experiência do usuário proporciona o aumento da taxa de conversão que antecipa a venda. Nem sempre o fechamento do pedido é realizado de imediato, no entanto, com a conversão, a loja passa a ter as informações do consumidor, podendo nutrir e criar um relacionamento fazendo com que haja uma possibilidade futura de compra.
Sem uma base de leads é difícil que a marca tenha potencial para crescer, pois fica restrita a sempre atrair novos consumidores processo mais trabalhoso que lidar com compradores que já demonstraram interesse prévio.
Fidelização de clientes
A fidelização é um aspecto central na consolidação da marca no longo prazo e apenas clientes satisfeitos com a experiência de compra mantêm-se fiéis à marca. Ao fidelizar, a marca garante um escopo de compradores recorrentes, o que aumenta as vendas e o ticket médio.
Além disso, clientes fiéis tendem a promover a marca, garantindo publicidade gratuita e confiável para o negócio.
Autoridade de marca
No longo prazo, a autoridade de marca é fundamental para que o e-commerce torne-se conhecido e uma referência no segmento, o que resulta no aumento do tráfego, mais publicidade para a empresa e crescimento das vendas.
A autoridade é construída por meio de conteúdos interessantes, interações relevantes com os consumidores e uma experiência de compra satisfatória e personalizada.
3 dicas para melhorar a UX no e-commerce
Dada a importância da experiência do usuário no e-commerce para aumentar as vendas, destacamos a seguir três dicas de como melhorar esse processo na loja virtual e alcançar resultados mais satisfatórios.
1. Conheça a fundo o seu público
A investigação do público-alvo deve ser permanente em um e-commerce entendendo o comportamento de compra e as características dos consumidores de forma a proporcionar experiências mais alinhadas com as demandas e expectativas dos compradores.
Com a loja virtual em funcionamento, diferentes aspectos podem ser observados para melhorar questões como estrutura da informação, linguagem, abordagens, layout, entre outros componentes do site.
2. Foque nas demandas dos clientes
Após conhecer o comportamento e expectativas dos consumidores, é fundamental que o e-commerce foque a evolução e melhorias em atender essas demandas.
De nada adianta uma investigação meticulosa sobre o consumidor se esse conhecimento não for aplicado nas práticas e estratégias da marca, impactando diretamente a experiência do usuário no processo de compra.
3. Melhore a velocidade de carregamento das páginas
Atualmente, os consumidores têm grandes expectativas no que diz respeito à qualidade da navegação mobile e também à velocidade de carregamento das páginas.
De acordo com o Google, a expectativa dos consumidores é que as páginas carreguem completamente entre 0,5 e 2 segundos. Ao não atender essa demanda, há elevadas chances de que o usuário desista da interação e abandone o site.
Verifica-se, portanto, que a experiência do usuário é essencial no e-commerce para gerar vendas imediatas, mas também garantir os resultados de médio e longo prazo. Ao mesmo tempo, critérios sensíveis são imprescindíveis para que a vivência proporcionada ali seja positiva.
Dessa forma, além de reconhecer a importância da UX no e-commerce é essencial que haja uma estratégia proativa que permita melhorar constantemente a experiência do usuário de acordo com o comportamento identificado, perfil do público, recursos tecnológicos e estratégias de posicionamento online.
Para melhorar a UX e as métricas é essencial monitorar o desempenho do e-commerce. Saiba mais no post “Entenda como fazer uma análise de desempenho do seu e-commerce“!
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