Colaborou com a produção deste conteúdo Anderson Dário, desenvolvedor web da Profit-e.
No Brasil, a internet mobile ainda apresenta limitações que fazem com que muitos usuários só tenham acesso à internet com uma velocidade lenta, seja no 3G ou no Wi-Fi. Com isso, é essencial que os e-commerces invistam em um menor tempo de carregamento mobile para melhorar a experiência do cliente.
Atualmente, de acordo com o Google, o tempo de carregamento de uma página deve ser entre 0,5 e 2 segundos. A velocidade indicada pelo buscador é relevante, pois uma pesquisa da Akamai indicou que 47% dos consumidores esperam que a página carregue completamente em até dois segundos.
Confira a seguir como o tempo de carregamento pode impactar diferentes resultados do e-commerce e influenciar as métricas do negócio.
O impacto na experiência do consumidor com a marca
O primeiro item a ser destacado quando falamos em tempo de carregamento no mobile se refere à experiência do consumidor proporcionada pela marca. Quanto maior for a espera para acessar uma página, maiores serão as chances do cliente desistir da navegação.
A pesquisa da Akamai traz diferentes indicativos de como a velocidade do site vai influenciar as chances do cliente finalizar uma compra. De acordo com o estudo:
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40% dos consumidores fecham o site se a página não carregar em menos de 3 segundos;
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Para 52% dos compradores, a velocidade do site influencia a fidelização com a marca;
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79% dos clientes com uma experiência ruim devido ao tempo de carregamento desistem de comprar novamente no site.
É possível identificar que essa métrica está diretamente relacionada com a experiência de compra do cliente e pode afetar as chances de retenção e fidelização, assim como as vendas são prejudicadas quando o carregamento é lento.
Isso demonstra a importância da velocidade do site ser uma prioridade, principalmente no caso do e-commerce. Uma jornada de compra insatisfatória pode fazer com que o cliente evite a loja futuramente e aconteça uma evasão definitiva causada por um carregamento inadequado, associando a marca a um sentimento de frustração.
Dessa forma, o objetivo da empresa deve ser sempre o de facilitar o máximo possível o processo de compra, pois qualquer obstáculo considerado desnecessário pelo cliente pode prejudicar a conclusão da ação.
Como o tempo de carregamento impacta outras métricas do e-commerce
Ao afetar a experiência de compra do cliente, o tempo de carregamento promove prejuízos que vão para além de aumentar o tempo de espera para acessar um conteúdo ou produto. De fato, a demora para carregar as páginas está diretamente relacionada a um aumento da taxa de rejeição do site.
A rejeição ocorre quando um usuário acessa o site e sai sem ter realizado uma ação. Assim, se a página não carregou completamente no tempo esperado por ele, o cliente não permanece e sai, impactando essa métrica.
Taxa de conversão
De acordo com um estudo da Amazon, uma demora de um segundo a mais no carregamento de uma página provoca uma queda de 7% na taxa de conversão. Portanto, um e-commerce com uma média de venda diária de U$ 100 mil dólares pode ter um prejuízo de U$ 2,5 milhões em um ano.
Dessa forma, verifica-se que, ao impactar a experiência de compra do cliente, o tempo de carregamento também influencia as vendas e o faturamento do negócio, o que torna essa métrica essencial para melhorar os resultados do e-commerce como um todo.
Caso a lentidão no carregamento seja na página de checkout, por exemplo, o prejuízo pode ser ainda mais expressivo, pois o cliente desconfia quando enfrenta problemas para finalizar a compra e, muitas vezes, desiste de concluir o pedido.
Estratégias de SEO
Um estudo conduzido recentemente pelo Google indicou que 70% das páginas demoravam mais de 7 segundos para carregar o conteúdo visual e mais de 10 segundos para carregar completamente. A empresa está atenta à questão do carregamento mobile e essa métrica passará a ser analisada no ranqueamento dos resultados de busca da ferramenta.
Com o Google encabeçando essa preocupação com o carregamento do conteúdo mobile, a tendência é que as empresas sejam prejudicadas caso deixem de se atentar a esse aspecto. Portanto, em breve o tempo de carregamento também impactará a estratégia de SEO da marca.
As estratégias que podem ser adotadas para evitar o problema
Diferentes elementos podem ser responsáveis pelo maior tempo para que a página carregue. Entre os fatores mais frequentemente relacionados a esses problemas estão:
Imagens
Entre os maiores vilões do tempo de carregamento mobile estão as imagens muito pesadas e grandes. Para evitar esse problema, pode-se contar com uma plataforma de e-commerce que faça a conversão automática do tamanho das fotos ou outras ferramentas que automatizem essa tarefa.
Serviços externos
Muitos e-commerces contam com serviços externos para determinadas ações, como para reviews de produtos ou comentários. Esse tipo de recurso pode causar lentidão, portanto deve ser avaliado pelos desenvolvedores e otimizado caso um problema seja identificado.
Código não minificado
Minificar o código é uma etapa fundamental do desenvolvimento do site e muitas vezes é deixada de lado. Além de prejudicar o tempo para que as páginas carreguem, o código não minificado apresenta riscos de segurança para o e-commerce, pois deixa comentários e informações do código vulneráveis.
Excesso de publicidade
Páginas com excesso de propagandas podem ficar muito mais pesadas e aumentar o tempo para carregar. Atente-se à quantidade de publicidade por página e também se isso tem afetado o carregamento.
Uma forma de garantir que o seu e-commerce não seja prejudicado por um tempo de carregamento excessivo é fazer análises frequentes dessa métrica. Existem diferentes ferramentas que podem ser usadas com esse objetivo, como Google PageSpeed Insights, WebPageTest.org e YSlow!.
A vantagem é que além de mostrar como está esse indicativo, as ferramentas ainda apontam quais melhorias podem ser feitas, identificando os elementos que estão demorando para carregar e prejudicando a experiência do cliente.
Atentar-se a elementos como imagens, scripts, hospedagem, widgets, publicidade, código e serviços externos está entre as estratégias para melhorar o tempo de carregamento do e-commerce e evitar impactos negativos em métricas diversas, como taxa de conversão, vendas, fidelização e faturamento.
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