
Uns dos principais elementos de um blog, site ou de uma newsletter é o Call To Action (CTA). Apesar de ser uma ferramenta simples, ela exerce uma grande função: interação com o usuário. Graças a ele que você consegue realizar ações no seu e-commerce, como comprar através do botão “Compre aqui”. Neste material você descobrirá tudo sobre este dispositivo.
Por que ele é importante
De forma geral, os CTAs irão orientar o seu consumidor a navegar no site e conseguir o que deseja. Além disso ele é uma peça fundamental para as suas estratégias de Inbound Marketing, pois ajuda a aumentar a influência da marca durante o percurso do consumidor no seu e-commerce. Desta forma você pode elevar suas taxas de cliques e conversões.
Tipos de CTA
Existem dois formatos de Call To Action:
– Primária: é o CTA que ajuda na funcionalidade e na saúde do site, ou seja, são botões que irão orientar o usuário a navegar em seu e-commerce. Um exemplo é o famoso “Adicionar ao carrinho” quando você está comprando algum produto.
– Secundário: localizado na mesma página que o anterior, este CTA irá complementar a ação do primário. Então se a sua intenção é comprar um determinado produto, o secundário será um link para itens relacionados, que você talvez tenha interesse.
Como criar um CTA?
Veja 5 dicas para criar um CTA eficiente.
– O conteúdo: pense o que o seu consumidor deseja conhecer. Sabendo disso você conseguirá produzir um material mais assertivo e específico e portanto“convencer” o seu usuário a clicar no CTA. Não adianta nada colocar esta ferramenta em todo lugar, é preciso estabelecer uma conexão com o contexto.
– Cor: a chamada para ação em seu primeiro contato precisa atrair a atenção do consumidor e uma das formas é trabalhar com as cores. As cores têm um alto poder de influência, como, os tons quentes (vermelho, amarelo e laranja) que são mais marcantes e tendem a chamar mais atenção, mas lembre-se de equilibrar com a identidade visual.
– Verbos: para tornar ainda mais marcante o CTA, utilize verbos no imperativo com o intuito de enfatizar a necessidade criada para o seu consumidor. Para melhorar, você pode usar palavras que indique urgência, por exemplo, “agora” e “hoje”.
– Números: é uma forma eficiente de chamar atenção e ainda traz uma maior credibilidade para o conteúdo e portanto torna mais claro os benefícios a serem oferecidos pela empresa, como acontece quando você informa a porcentagem de desconto.
– Posição: é fundamental escolher um lugar que irá favorecer o seu CTA, então quanto menos o consumidor precisar descer a página ou seja, “above the fold”, melhor para chamar atenção.
Gosotu? Então compartilhe com a sua equipe de Inbound Marketing. Com essas dicas agora você pode melhorar seus estratégia, aumentar as suas conversões e consequentemente suas vendas!
Amei o texto!
Obrigado Lucas! Sempre buscamos oferecer conteúdos de qualidade para vocês. Todo dia trazemos materiais novos.