
Realizar pesquisas de concorrência no e-commerce não é uma tarefa tão complicada. Obviamente, ninguém sai divulgando publicamente suas métricas e análises. Isso seria entregar resultados de bandeja aos seus concorrentes. Porém, descobrir a estratégia do seu concorrente é mais fácil do que você imagina.
Não se analisa a concorrência no e-commerce baseando-se somente no preço. Se fosse assim, qualquer ferramenta de precificação realizaria todo o trabalho. Mas há algumas técnicas simples de seguir que podem gerar um benchmarking completo.
Na prática, o benchmarking é um processo de gestão, e a pesquisa de concorrência no e-commerce se dá por meio de um conjunto de ações e ferramentas características para essa função.
É o que vamos averiguar neste artigo. Confira!
O que é o benchmarking e qual sua função no e-commerce?
Benchmarking pode ser definido como o processo sistemático e contínuo de mensuração e comparação com outras empresas a fim de obter informações sobre as filosofias, políticas, práticas e métricas que ajudam a realizar as ações necessárias para melhorar o próprio desempenho.
O benchmarking é uma ferramenta de gestão empresarial que pode ser usada para fazer pesquisa de concorrência no e-commerce (ou em qualquer outro negócio, mas nosso foco aqui será o comércio eletrônico).
Como se faz pesquisa de concorrência no e-commerce?
Você não faz pesquisa de concorrência no e-commerce sem antes definir muito bem o seu mercado. Isso inclui conhecer quem são os seus concorrentes de fato, e muitos gestores de e-commerce não sabem exatamente com quem estão competindo pelo espaço no mercado.
Identificar a concorrência errada acaba gerando uma sequência de erros de gestão e, consequentemente, de conversão e lucratividade do negócio.
Comece fazendo uma busca orgânica para descobrir quem são seus concorrentes:
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Quem está oferecendo serviços semelhantes aos seus;
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Quais empresas estão atuando na mesma grande área;
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Quais empresas estão atuando em nichos semelhantes;
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Quem está vendendo os mesmos produtos que você, ou produtos similares;
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Pesquise por palavras-chave do seu segmento, tags, categorias dos produtos, conteúdos relacionados etc.
Não pense que somente aqueles classificados na primeira página do Google são os seus concorrentes. As técnicas de SEO são essenciais para ranquear nos buscadores, mas isso não significa que as empresas mais fortes estarão na primeira página.
Tendo essa relação de dados, é possível partir para uma investigação mais aprofundada acerca de diversos aspectos dos concorrentes. Para isso, deve-se conhecer algumas ferramentas específicas que podem (e devem) ser usadas para detalhar métodos e estratégias dos seus concorrentes. Confira a seguir.
Quais as principais ferramentas de pesquisa de concorrência no e-commerce?
1. Busca orgânica
Todo mundo sabe usar o Google para fazer algum tipo de pesquisa. Mas poucos sabem que há comandos próprios que são utilizados para pesquisas mais específicas.
Confira alguns comandos úteis para saber a relevância para o Google numa pesquisa de concorrência no e-commerce. Esses comandos devem ser digitados na caixa de pesquisa do Google. Substitua o “exemplo” pela palavra que você precisa procurar:
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related:exemplo.com.br — faz uma busca aprimorada de websites com conteúdo semelhante e relacionado ao que foi pesquisado;
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intitle:exemplo — descobre resultados com o termo desejado apenas no título;
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inurl:exemplo — mostra quando a palavra está apenas na URL.
2. SEMrush
O SEMrush é uma suíte de ferramentas de marketing digital capaz de fornecer dados complexos sobre a concorrência.
É um dos recursos de SEO mais completos do mercado. Mostra as palavras-chave que mais levam tráfego para determinado site, a estimativa de tráfego, domínio, backlinks, desempenho na pesquisa orgânica, desempenho no PPC, entre outros.
Também possui recursos para a otimização de sites para desempenhos de busca aprimorados, tais como auditoria in loco, confronto de palavras-chave do domínio e rastreamento de posição.
3. Alexa
Alexa é uma suíte com alguns recursos semelhantes aos do SEMrush, mas que também possui suas próprias características. Pertencente ao grupo Amazon.com, a ferramenta faz medição do número de visitas, ranqueamento de palavras-chave, entre vários outros recursos que podem ser usados na análise de concorrência no e-commerce ou em outros tipos de negócios online.
4. Ghostery
O Ghostery é outra ferramenta de análise de métricas específicas, capaz de analisar tags internas de inteligência de prateleira (recomendação), tags de testes A/B/X, taxa de abandono de carrinho, desempenho de e-mail marketing e retargeting.
O Ghostery funciona como uma extensão de browsers e também para aplicativos mobile.
5. Built With
Funcionando como uma extensão gratuita para o Google Chrome, o Built With é capaz de fazer análises de tecnologia, qual plataforma está sendo usada por determinado e-commerce, se ele tem CDN (Content Delivery Network) e até mesmo identificar o servidor da hospedagem.
6. Screaming Frog
O Screaming Frog é um crawler recomendado para análises mais pesadas. Ele é capaz de fazer um diagnóstico completo a partir de todas as URLs do site do concorrente.
De forma mais completa, essa ferramenta faz análise de SEO e SEM, gerenciamento PPC, marketing de conteúdo e de mídias sociais, entre outros recursos avançados para marketing e também para benchmarking.
Como você pode diferenciar o seu e-commerce dos concorrentes?
Aprender a utilizar as ferramentas adequadas é fundamental para uma boa pesquisa de concorrência no e-commerce. Ao relacionar todos os dados coletados, você conseguirá fazer uma análise concreta e completa.
Mas não basta parar por aí. É preciso, depois de coletar as informações, planejar as ações que tornarão o seu negócio único e diferente dos seus concorrentes. Para isso, invista em algumas estratégias, tais como:
1. Pense no lifetime value
Um cliente deve ser visto como um investimento de longo prazo. Portanto, não basta fazer promoções para atraí-los e não conseguir mantê-los. O custo de aquisição de novos clientes é de 5 a 7 vezes maior do que o de fidelização de um habitual.
Foque nas vendas que você pode fazer para a mesma pessoa durante um determinado período de tempo. Investigue e melhore suas operações e valorize os diferenciais do seu serviço e do seu produto. Crie funis multicanal para avaliar de forma justa os canais que contribuem para os clientes com maior life-time-value. Faça com que o cliente goste de comprar de você.
2. Invista em relacionamentos
A melhor forma de criar conectividade e relacionamento com seus clientes é pela própria rede. Faça uso do marketing de conteúdo para criar autoridade no seu nicho. Mantenha redes sociais atualizadas e com conteúdo engajador para criar popularidade da sua marca.
Crie uma boa rede de relacionamentos e seu e-commerce terá mais visibilidade e relevância. Use as boas práticas de SEO para manter seu site ranqueado e ser encontrado mais facilmente.
3. Descubra um nicho
Muita gente ainda não se deu conta das vantagens de se trabalhar com nichos. Isso acontece, principalmente, porque o público do nicho será sempre menor que o público geral.
Mas a verdade é que o público focado em nicho também é muito mais qualificado e segmentado. Isso significa, na prática, que é mais fácil aumentar as taxas de conversão.
Além disso, nichos cada vez mais afunilados são mais propensos a uma baixa competitividade. Pode ser uma boa estratégia, inclusive, procurar nichos que preencham lacunas no mercado.
4. Otimize o seu e-commerce para a mobilidade
O uso de smartphones já supera o número de PCs e laptops no Brasil e no mundo. Não é novidade, portanto, que o uso da internet mobile já deixou de se limitar às redes sociais e aos aplicativos mensageiros.
Cada vez mais, as pessoas fazem uso de celulares para transações bancárias e compras online, por exemplo. Portanto, investir no mobile commerce é uma necessidade crescente. E, certamente, quem já otimizou o seu site para dispositivos mobile está um passo à frente da concorrência no e-commerce. Os algoritmos de buscadores priorizam sites com otimização mobile para buscas feitas por smartphones.
Como demonstramos ao longo do artigo, a realização de pesquisas de concorrência no e-commerce é um pouco mais complexa do que os iniciantes imaginam. É importante saber como fazê-la corretamente para que o seu e-commerce não afunde antes mesmo de sair do papel.
Agora que você leu um pouco sobre as técnicas e a importância do benchmarking para o e-commerce, que tal aplicar o marketing experimental no e-commerce? Baixe nosso e-book gratuito Growth Hacking: guia do crescimento do e-commerce!
Seu material é muito bom, sugiro acrescentar a busca “site:exemplo.com.br” no item 1
Suas dicas me ajudaram bastante !!! Obrigada
Que legal Débora! Nosso intuito é poder ajudar vocês através dos nossos conteúdos!
Desde os algoritmos dos motores de busca tudo tende a mudar. Você deve sempre monitorar o site com a ajuda de –https://sitechecker.pro/pt/. Sirva-se novamente)))