O eBay foi fundado em 1995 por Pierre Omidyar inicialmente com o nome de AuctionWeb. A criação, feita do quarto do empreendedor, tornou-se uma das principais empresas de tecnologia da modernidade, inclusive sendo uma referência com as lições de marketing do eBay que o tornam tão inovador.

Conheça mais sobre esse negócio a seguir e quais lições de marketing do eBay podem contribuir para o seu negócio.

Primeiros anos e inovação no eBay

A grande inovação proposta pela empresa foi um modelo de leilão online, no qual compradores de todos os lugares podiam postar os produtos e estipular um valor mínimo. Com a intermediação desses negócios, a empresa conseguiu, em dois anos, alcançar a marca de 800 mil leilões por dia.

Além de ser precursor desse modelo, o sucesso do eBay também pode ser explicado com o uso enraizado de técnicas de gamificação, tanto para compradores quanto para vendedores.

Nesse modelo, os vendedores iam ganhando certificados e melhorando a pontuação no site conforme realizam mais vendas e obtinham bons feedbacks dos compradores.

Enquanto isso, o processo de compra também era envolvente, com soluções como a contagem regressiva e o last mile drive, no qual o comprador vê que está perto de alcançar o objetivo e sente-se motivado.

Nesse cenário, o eBay foi um pioneiro entre as empresas de tecnologia, optando por investimentos em novas soluções e inovações, enquanto alguns competidores, como a Amazon, dedicaram os esforços às estratégias de logística e estoque, por exemplo.

Um dos aspectos mais interessantes do eBay é que ele continuou crescendo e inovando, tornando-se um grande marketplace para lojistas e grandes players. Já em 2014, por exemplo, os leilões representavam apenas 30% das vendas realizadas pela empresa.

7 lições de marketing do eBay

Dado esse histórico de inovação e crescimento, o eBay é uma das empresas nas quais vale a pena se espelhar para ter novas ideias e conseguir desenvolver e evoluir o negócio. Confira 7 lições de marketing do eBay e como elas podem contribuir para a sua empresa.

1. Utilize recursos avançados e plugins

Uma das primeiras ações de marketing realizadas pelo eBay ainda no início foi o investimento em novos recursos e plugins que permitissem que a empresa se diferenciasse e proporcionasse novas experiências de compra aos usuários do site.

Entre essas inovações destaca-se a adoção do modelo de compartilhar o pagamento, no qual várias pessoas podiam dividir uma compra. Essa ideia, em um momento no qual ainda não era possível realizar esse tipo de transação, impactou diretamente o faturamento da marca.

A inovação e evolução depende de uma avaliação de quais mudanças mais impactariam o processo de compra dos clientes e isso pode ocorrer em diferentes etapas, como anúncios, conversão, entrega, transporte ou pós-venda, por exemplo.

2. Invista em coleta de dados para estratégias outbound

Um dos principais benefícios das estratégias de inbound marketing são as informações que podem ser coletadas sobre o perfil do consumidor e o comportamento de compra, de forma que dispor das ferramentas necessárias para adquirir esses dados e analisá-los é fundamental.

Conhecendo melhor o perfil do cliente é possível investir em melhores estratégias outbound e também melhorar a retenção e recompra, seja oferecendo produtos complementares aos já oferecidos ou inovando o mix de produtos de acordo com as demandas identificadas no público-alvo.

3. Utilize influenciadores

Uma das lições de marketing do eBay consiste no uso de influenciadores para melhorar a visibilidade e alcance da marca. Para desenvolver essa estratégia é importante avaliar personalidades conhecidas e que sejam referência para o público-alvo do negócio.

Ao identificar influenciadores que se encaixam no perfil da empresa, invista em um bom relacionamento com eles, oferecendo produtos em primeira mão, participação de eventos e incentivando os releases de produtos com os quais os seguidores podem conhecer a marca.

4. Explore diferentes canais

A diversificação dos canais de venda e relacionamento com o cliente também é uma prática recorrente nas estratégias de marketing do eBay e promove bons resultados para a marca, sendo reconhecida como uma estratégia eficaz para pequenos e grandes negócios, independentemente do segmento.

Assim, avalie o público da empresa e descubra quais canais são mais relevantes para vendas e relacionamento, além daqueles que já estão em uso. Pode-se descobrir algumas opções relevantes para os consumidores que ainda não tinham sido consideradas pela marca.

Também é possível investir em canais que ainda estão começando e mostram-se cada vez mais relevantes, como marketplaces, Google Shopping, redes sociais e outros.

5. Não deixe de atentar para os detalhes

No e-commerce a atenção aos detalhes das ofertas é essencial para convencer o cliente durante as decisões, sendo que as pequenas particularidades de cada postagem podem fazer toda a diferença na confiança do consumidor e também na experiência de compra dele.

Um dos itens mais valorizados e importantes da loja virtual, por exemplo, são as fotos dos produtos. Elas devem ser profissionais e permitir uma boa visualização da mercadoria e dos detalhes, incluindo diferentes ângulos.

A descrição dos produtos também é um detalhe que faz diferença na hora da opção de compra do cliente. Ela deve ser rica e trazer todas as informações do produto, tanto questões técnicas como formas de uso e diferenciais.

6. Tome cuidado com a postagem

Um quesito nem sempre considerado pelos lojistas, mas que pode dar muito trabalho, dor de cabeça e até mesmo prejuízo refere-se à postagem das mercadorias adquiridas.

Por exemplo, oferecer frete grátis em determinados produtos e ter prejuízos ao ter que arcar com os custos ou mesmo oferecendo modalidades especiais de entrega, mas não calculando corretamente quais as tarifas necessárias para atender essa demanda..

7. Aposte na mobilidade

Ao iniciar no mercado brasileiro, uma das lições de marketing do eBay consistiu no lançamento de aplicações móveis com o objetivo de melhorar a experiência do usuário e oferecer um canal exclusivo para determinados segmentos da empresa.

De fato, o uso do smartphone e acesso à internet continuam em ascensão no Brasil, o que justifica que as marcas invistam mais em estratégias mobile assim como em aplicativos próprios que permitam melhorar o processo de compra e também o relacionamento com o cliente.

Apesar de não necessariamente terem que ser seguidas a risca, as lições de marketing do eBay permitem que gestores e profissionais da área possam conhecem o que há de inovação na área de gestão de e-commerce e, a partir da inspiração proporcionada, investir em soluções personalizadas que atendam às necessidades da empresa e dos clientes.

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Escrito por Profit-e