Os gestores de e-commerce têm identificado cada vez mais as vantagens de desenvolver campanhas de marketing digital e, entre elas, destaca-se a criação de anúncio no Instagram devido ao alcance e engajamento dessa rede social.

O Instagram foi criado em 2010, sendo adquirido pelo Facebook em 2012 e, desde 2015, permitindo anúncios de empresas brasileiras. Nessa trajetória, a rede social consolidou sua posição e atingiu a marca de 1 bilhão de usuários em 2018.

Saiba a seguir quais os benefícios do anúncio no Instagram e como desenvolver essa estratégia para o seu e-commerce.

Quais as vantagens de anunciar no Instagram?

Como afirmamos, o Instagram conta atualmente com mais de 1 bilhão de usuários ativos, consistindo em um canal pelo qual é possível atrair e relacionar-se com consumidores de diferentes perfis.

Os anúncios na rede são relativamente recentes, mas os benefícios para empresas já são bastante consolidados. De acordo com o eMarketer, 70% das companhias estadunidenses já estão no Instagram, o que mostra a tendência do canal para relacionamento com o cliente.

Outra pesquisa, dessa vez do Yotpo, mostrou que 30% dos usuários já compraram um produto que conheceram por esse canal. Enquanto o próprio Instagram afirma que 80% das contas ativas seguem ao menos uma empresa pela plataforma.

Esses dados demonstram que o anúncio no Instagram é, atualmente, uma estratégia fundamental para empresas que desejam relacionamento com o cliente, mas também atrair novos consumidores e aumentar as vendas. Portanto, confira a seguir como anunciar nessa rede para alcançar melhores resultados.

Como anunciar no Instagram?

O processo para começar a anunciar no Instagram não é difícil, entretanto, você deve ter uma série de cuidados no desenvolvimento da campanha para que ela impacte um público qualificado e seja mais relevante, gerando um maior retorno. Confira seis passos de como criar sua campanha nessa rede social.

1. Vincular a conta com o Facebook

O primeiro passo é vincular a conta corporativa do Instagram com a da empresa no Facebook. Para isso, basta ir em configurações e clicar na opção “contas vinculadas”, optar pelo Facebook e fazer o login nessa rede.

No próprio Facebook Ads acesse a opção “gerenciador de anúncios” para que possa começar a configuração da campanha do Instagram.

2. Defina o objetivo da campanha

Ao iniciar a criação do anúncio no Instagram a ferramenta vai sugerir objetivos para a campanha, sendo fundamental uma definição correta para otimizar os resultados alcançados. Entre as opções estão:

  • reconhecimento da marca;

  • alcance;

  • tráfego;

  • envolvimento;

  • visualizações do vídeo;

  • conversões;

  • visitas ao catálogo e outras.

Portanto, defina qual o objetivo da campanha para que ela impacte adequadamente os usuários e gere os resultados pretendidos.

3. Defina o público

Essa etapa é essencial para potencializar seus resultados. Inicialmente, o e-commerce precisa ter uma buyer persona bem definida para que a segmentação funcione como esperado.

Dessa forma, insira as segmentações desejadas para a campanha, como recorte geográfico, gênero, idade, interesses do público e outras. Quanto mais específicas forem as informações, maiores as chances de impactar um público qualificado.

A ferramenta vai apresentar em seguida a estimativa de alcance dos anúncios de acordo com a segmentação, mas ela também vai considerar fatores como orçamento e relevância.

4. Selecione onde veicular o anúncio

Agora você deve selecionar onde o anúncio será exibido, se apenas no Instagram ou também no Facebook, e também o posicionamento, como se no stories ou no feed dos usuários.

Nessa etapa também é possível restringir a quais aparelhos e sistemas operacionais os anúncios serão exibidos, melhorando a performance de campanhas específicas, como de instalação de apps.

5. Estipule o orçamento

O orçamento da campanha já deve ter sido planejada considerando os gastos com mídias pagas e as expectativas com o anúncio no Instagram. Nesse momento, deve-se informar a ferramenta sobre esses valores. Existem duas opções de orçamento:

  • diário: no qual é definido um valor X que o anúncio pode gastar todo dia;

  • vitalício: quando é inserido um orçamento total e o valor é gasto de acordo com o desempenho do dia.

Você pode definir data de início e término do anúncio em caso de orçamento diário, enquanto para o vitalício o anúncio será exibido até o teto do valor ou quando for pausado manualmente.

6. Verifique as regras de publicação

Outra etapa para anunciar no Instagram que deve ser realizada junto do planejamento é a verificação das regras de publicação da rede social, como, por exemplo, formato e tamanho das imagens e dos vídeos, quantidade de texto permitida, entre outros cuidados.

Seguindo corretamente esse passo a passo você garante que as campanhas do seu e-commerce trarão mais resultados.

Quais as melhores práticas para o anúncio no Instagram?

Anunciar no Instagram não é um grande desafio, entretanto, para se diferenciar é fundamental investir nas melhores práticas e evitar erros comuns. Veja, a seguir, como destacar-se nesse canal.

Interaja com o público

Para atrair novos consumidores e fidelizar os clientes da marca é essencial que você invista tempo para interagir com os usuários. Tire dúvidas, responda ou apenas agradeça os comentários, o importante é manter-se ativo.

Invista em outros aplicativos

Muitas vezes, os recursos do próprio Instagram são limitados, restringindo as possibilidades de gestão e qualidade das publicações. Dessa forma, invista em aplicativos complementares que permitam editar imagens e vídeos, organizar o feed, criar stories e acompanhar métricas mais detalhadas.

Um erro comum nas estratégias digitais é ficar no básico e acreditar que está se destacando da concorrência, portanto, inove de verdade para engajar os usuários.

Use o Instagram Shopping

O Instagram Shopping é um dos recursos mais interessantes para e-commerces. A ferramenta é vinculada com um catálogo de produtos por meio do gerenciador de anúncios.

Com ela é possível publicar o produto com descrição, preço e link de redirecionamento, fazendo com que com um clique o usuário possa acessar diretamente a página do produto na sua loja virtual e aumentar as chances de vendas.

Faça boas produções

O Instagram é uma rede social com grande apelo visual, fazendo com que vídeos e fotos devam ser de qualidade e bem produzidos para atrair a atenção dos usuários, principalmente se o objetivo é vender por meio desse canal.

Assim, invista em publicações relevantes para o seu público-alvo, valorizando sempre a qualidade dos materiais postados, especialmente se o segmento for esteticamente agradável, como moda, acessórios, pet e outros.

O anúncio no Instagram é um grande diferencial para as marcas, principalmente no e-commerce. Existem vários motivos para investir em estratégias nas redes sociais e agora, sabendo o passo a passo para criar campanhas nesse canal, não perca tempo e melhore os resultados da sua empresa.

Quer saber como aumentar as vendas da sua loja virtual usando estratégias digitais? Assine nossa newsletter agora mesmo!

Profit-e
Escrito por Profit-e