Ano após ano, o mercado de e-commerce cresce em torno de 20%. Em âmbito mundial, é previsto que o total em vendas praticamente dobre até 2020 em relação a 2017. Os números impactam ainda mais, quando se percebe que esse mercado não atingiu todo seu potencial e não demonstra sinal de enfraquecer por um bom tempo.
As tendências do e-commerce para o próximo ano mostram exatamente como as pessoas estão cada vez mais propensas a realizar compras online. A implementação de novas tecnologias e técnicas causarão cada vez mais impacto entre concorrentes e outros players do mercado.
Então confira as 5 tendências do e-commerce que prometem revolucionar o mercado em 2018!
1. Tráfego orientado a mobile
O número de dispositivos móveis está crescendo. Em primeiro lugar, o aumento de vendas será em virtude de smartphones e outros dispositivos inteligentes, como os smartwatches.
De acordo com o relatório da Statista 2017, cerca de 39% das compras são feitas por dispositivos móveis e, até 2020, o tráfego móvel aumentará 8 vezes. Definitivamente, é um ponto a prestar muita atenção, pois sites de e-commerce que não forem responsivos e adaptados para uso mobile simplesmente sofrerão quedas certas nas vendas.
2. Personalização de e-commerce com RA e RV
Em 2018, é esperado que o número de usuários de realidade aumentada e realidade virtual chegue aos 200 milhões. Muitas empresas já começaram a apostar em tecnologias que envolvem a RA e a RV para melhorar a experiência dos usuários.
Um exemplo de uso bastante interessante será a possibilidade de visualizar os produtos de forma 3D, tendo maior percepção do item — visto que este é justamente um dos pontos negativos da loja virtual em relação a uma loja física, onde se pode experimentar o produto.
Outra interação que pode ser bastante útil com as realidades virtuais é poder “usar” produtos como roupas e calçados de forma totalmente virtual. Com isso, o usuário poderá ver se gosta de uma combinação ou peça diretamente nele, em vez de apenas visualizar nas fotos com modelos profissionais. As possibilidades da realidade aumentada e da realidade virtual são enormes.
Um caso de e-commerce que já colocou em prática a realidade aumentada, é a loja de óculos Lenskart, que começou na Índia e hoje possui franquias no mundo todo. Eles desenvolveram um aplicativo que permite “experimentar” os óculos diretamente no seu rosto em tempo real. O funcionamento pode ser visto neste vídeo e é um exemplo perfeito de como duas grandes tendências do e-commerce funcionam em harmonia (mobile e RA).
Outra empresa que também já está testando o uso da RA em seu site, é a gigante Amazon, com seu dispositivo chamado Echo Look. Ele possibilita experimentar diferentes estilos, também em tempo real. Trata-se de uma câmera especial com espaço de medição de profundidade e iluminação embutida, que faz imagens e vídeos de alta qualidade.
3. Chatbots e inteligência artificial
As nossas vidas podem ser bastante facilitada com a integração de chatbots (tanto de clientes quanto de gestores de negócios), pois nos permitem sanar dúvidas e realizar compras sem a intervenção de um ser humano. O ponto mais forte é que eles funcionam 24 h por dia. Por isso, os chatbots têm se mostrado uma das maiores tendências do e-commerce para o próximo ano.
Os chatbots são baseados em inteligência artificial (IA). Eles entendem o que a pessoa fala ou escreve e aprendem coisas novas à medida que interagem com os humanos. Um exemplo que já é bem-sucedido de uso de chatbot, é o do eBay, com um chatbot no Messenger do Facebook. Ele faz perguntas sobre as preferências do cliente e oferece produtos que melhor se adequam a ele.
A IA, de forma geral, está cada vez mais evoluída e certamente veremos outras tendências do e-commerce que fazem uso de inteligência artificial, além dos já conhecidos chatbots.
4. Novo comportamento e experiência do consumidor
As tendências do e-commerce para 2018 não são apenas novas tecnologias. A forma como o consumidor moderno passou a se comportar no mercado também evoluiu e deixou a jornada de compras um pouco mais complexa do que o tradicional funil linear.
Entender o novo comportamento do consumidor passou a ser uma necessidade cada vez maior e quem não se adaptar às exigências vai morrer na praia. E como fazer isso?
Não se trata somente de acompanhar análises do Google Analytics. É uma abordagem muito mais complexa do processamento de dados. Todas as ações serão gravadas e processadas. Será uma enorme quantidade de dados, mas quanto mais ações, mais acurado será o perfil do cliente. As lojas online entenderão melhor cada usuário e oferecerão ofertas individuais e personalizadas.
A experiência de compra personalizada já é uma realidade, mas terá ainda mais impacto no próximo ano. Banner marketing, remarketing, e-mail marketing etc. fazem parte da experiência de compras personalizada. A ideia é atender aos clientes com produtos e serviços pelos quais eles estejam mais interessados.
Isso é feito seguindo os hábitos de navegação dos clientes e experiência de compra anterior. A Amazon, por exemplo, já faz isso com maestria, recomendando produtos similares aos comprados anteriormente.
5. Conteúdo gerado pelo usuário
O conteúdo gerado pelo usuário é uma das peças de conteúdo mais valiosas a que você pode ter acesso. Além de lhe dar um feedback verdadeiro sobre sua loja e seus produtos, também é um conteúdo novo que você não precisa criar (e nem pagar por ele).
E sabe quem também adora conteúdos fresquinhos? Os algoritmos de pesquisa do Google. Ou seja, mais uma ferramenta para aumentar o desempenho de SEO do seu e-commerce.
Em 2018, o conteúdo gerado pelo usuário será mais importante do que nunca, principalmente com o aumento de clientes multicanal. O compartilhamento social de seus produtos faz com que amigos e familiares de seus clientes sejam muito mais propensos a confiar em seu site, e um cliente tem 97% de probabilidade de comprar depois de ter interagido com esse conteúdo.
Mas ele não se limita a compartilhamentos em mídias sociais. Grande parte desses conteúdos são opiniões deixadas em seu site ou sites externos que falam sobre sua loja e produtos (como os sites de comparação de preço). Os comentários melhoram o seu SEO e fornecem trechos ricos na pesquisa do Google, tornando os seus produtos ainda mais destacados. Sem contar que geram autoridade e confiabilidade para sua loja.
Você pode (e deve) usar esses depoimentos no seu e-commerce. Peça autorização dos autores para usar suas imagens e comentários.
Conhece mais tendências do e-commerce para 2018? Tudo indica que será um ano de muitas novidades e oportunidades para as lojas online. Compartilhe o post nas suas redes sociais e mostre a todos que você já está se preparando para dominar o mercado no próximo ano!
Deixar um comentário