Os erros de design em e-commerce podem ter consequências graves para o negócio e acarretar em redução das vendas, dificuldades de retenção e fidelização de clientes, e baixa escalabilidade.
O User Experience (UX) do cliente é um aspecto central em um processo de compra satisfatório e também no aumento das vendas nas lojas virtuais. Ao comprometer o UX com erros de design, o lojista reduz a capacidade de crescimento e consolidação da própria marca.
Pensando nesse desafio dos comerciantes, identificamos 9 erros que devem ser evitados no e-commerce por custarem caro. Confira!
Quais os erros de design em e-commerce mais comuns?
Ao conhecer quais os erros de design mais recorrentes, o lojista pode traçar uma estratégia para evitá-los, garantindo um melhor desempenho das vendas e melhorando a chances de crescimento do negócio. Conheça quais são eles!
1. Exibir pop-up que bloqueia a página inteira
Se o objetivo do seu e-commerce é fazer com que o visitante compre algo no site, exibir um pop-up que bloqueia a página inteira interrompe a navegação e impede que o cliente faça a compra.
Muitos e-commerces usam a estratégia para dar destaque para promoções, entretanto, podem haver barreiras adicionais que desestimulem o usuário a continuar no site. Como ter que esperar um tempo para fechar a página e também problemas de contraste que dificultam o fechamento do pop-up.
Ao interromper o processo de compra, o próprio e-commerce pode estar causando uma diminuição da taxa de conversão.
2. Manter produtos sem descrição
Considerar o processo de aprendizado que leva à compra é fundamental para ter vendas elevadas e ao manter produtos sem descrição no site, o lojista frustra essa etapa importante que se baseia no lado emocional do cliente.
Antes de efetuar uma compra, o consumidor deseja saber mais informações sobre o produto, para avaliar se ele será capaz de atender às demandas dele. Caso o e-commerce não disponibilize esses dados, o usuário poderá abandonar a compra ou ficar insatisfeito.
Uma vez que o objetivo é aumentar a conversão, fornecer as vantagens e diferenciais do produto ajudam em uma decisão consciente do consumidor, principalmente considerando os fatores de fechamento, como tamanho, cor etc. Sem esses dados o comprador fica em dúvida, o que prejudica a conclusão do pedido.
3. Ter checkout complicado
O checkout é uma etapa relevante do processo de compra, sendo que complicar essa fase pode acarretar na desistência da compra, devido às barreiras identificadas pelo cliente.
Ele deve ajudar o consumidor a prosseguir para o fechamento da compra e não ser visto como um desafio adicional para este objetivo. Um exemplo são os formulários muito grandes ou cadastro obrigatório para poder finalizar a compra.
Se o consumidor precisar fazer o cadastro, confirmar e-mail e retornar ao site, pode ser motivado a abandonar o carrinho de compra. Portanto, o checkout deve ser simplificado e as informações adicionais do cliente podem ser solicitadas em momentos mais propícios do que na etapa de conclusão do pedido.
4. Esconder a taxa de entrega
Muitas lojas virtuais escondem o valor do frete até a etapa do checkout, o que pode ser visto pelo consumidor como uma forma de enganá-lo e ser pouco honesto. A taxa de entrega faz parte do valor e é tão importante para o comprador quanto o preço do produto.
Assim, ocultar informações do cliente não é um recurso que fará o e-commerce vender mais, pelo contrário, pode ser visto como uma enganação ao não mostrar as variáveis do preço, fazendo com que ele desista da compra.
Seja honesto com o consumidor e disponibilize o cálculo do frete já na página do produto, garantindo que ele possa fazer uma escolha consciente sobre a compra e não perca tempo.
5. Usar imagens sem qualidade
Nas compras pela internet, as imagens têm tanta importância na decisão de compra quanto o preço. Dessa forma, ter imagens sem qualidade no site pode desestimular a aquisição. Também é importante que elas sejam otimizadas, pois se forem muito grandes podem tornar o carregamento da página mais lento.
Alguns erros comuns são imagens pequenas, que não permitem zoom, distorcidas ou mal fotografadas. Todos esses fatores podem prejudicar a venda. O lojista também deve atentar-se ao segmento, pois cada tipo de produto pode exigir que diferentes características da mercadoria sejam valorizadas na foto.
6. Não ter hierarquia das informações
Para que o UX seja melhor, é necessário que o site tenha uma hierarquia clara das informações para não confundir o consumidor. Por exemplo, em uma página de produto, as informações referentes a ele devem ser prioridade.
Aspectos secundários, como produtos relacionados, devem ter uma importância menor na disposição das informações, de forma que fique claro para o cliente qual o objetivo principal da página.
7. Não transmitir confiança
O e-commerce, além de ser seguro, deve transmitir essa segurança para o cliente por meio do layout. Um exemplo mais direto são os selos de segurança localizados no rodapé das páginas, mas não apenas.
Elementos como qualidade das imagens, clareza nas descrições, opções de pagamento diversas e harmonia das informações, demonstram profissionalismo e são levados em consideração pelo consumidor na hora de avaliar se a compra naquele site é segura.
8. Carregar o call to action por último
Os call to action são importantes para a jornada de compra do cliente, sendo que eles dependem de um design adequado da página. Por exemplo, é comum que eles fiquem em cima de imagens de fundo maiores, esses casos em que a imagem não carrega direito podem prejudicar a identificação do botão.
Esse erro de design em e-commerce acarreta uma baixa na conversão, pois impede que o consumidor identifique com clareza qual o passo seguinte no processo de compra.
9. Não ter uma aba de pesquisa clara
Por fim, outro erro que deve ser evitado é não ter uma aba de pesquisa que seja visualmente e funcionalmente clara para o consumidor. A pesquisa dos itens é fundamental para que o cliente encontre o que deseja no site e possa aumentar o carrinho, adicionando outros produtos.
Com uma aba de pesquisa inadequada, ele pode não identificar onde deve realizar a busca e talvez opte por finalizar a compra com um concorrente, ou fechar o carrinho apenas com um dos itens que almejava.
Concluindo, muitos lojistas ainda consideram o design da loja virtual como algo que deve ser apenas esteticamente agradável. No entanto, a funcionalidade e usabilidade do site devem ser pensadas em conjunto com o layout.
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