Inicialmente a adoção de estratégias e ferramentas de automação de marketing estava relacionada com a fidelização de clientes, entretanto, atualmente, é necessária também para despertar o interesse de consumidores, gerando leads mais qualificados.
Em casos de e-commerces de porte maior, o uso de algumas ferramentas de marketing é um grande aliado em busca de fluxos de vendas mais consistentes tanto no e-commerce quanto no varejo.
A seguir apresentaremos ferramentas importantes de serem avaliadas por qualquer gestor de e-commerce que almeja melhores resultados comerciais. Confira!
Quais são as ferramentas de marketing indispensáveis para um e-commerce?
1. Marketo
A Marketo é uma poderosa ferramenta de automação de marketing, tendo alcançado posições de destaque em eventos de marketing nos últimos anos. Ela é indicada para projetos nos quais as demandas são bastante específicas.
A ferramenta destaca-se pelas funcionalidades que possui acerca do gerenciamento de leads, segmentação dos contatos e criação e acompanhamento das campanhas de e-mail marketing, incluindo os testes A/B.
Devido à versão mobile da ferramenta, a Marketo oferece uma visão mais flexível dos contatos, podendo acessar facilmente os dados disponíveis.
Entre os benefícios gerados, está a sofisticação da operacionalização do marketing digital, ainda que menos recursos estejam disponíveis quando comparada com outras ferramentas. Um aspecto negativo é o alto custo, sendo indicada para negócios maiores.
Pelas funcionalidades que possui, a ferramenta permite aumentar a eficiência das abordagens, ao segmentar e gerenciar contatos de forma automatizada, além de diminuir o tempo necessário para criação e gerenciamento das campanhas de e-mail, aumentando a personalização do relacionamento com o cliente.
2. Hubspot
O Hubspot está por trás do conceito de Inbound Marketing e oferece uma ferramenta com amplas oportunidades de execução de uma estratégia de marketing digital integrada.
Quase todas as ações podem ser gerenciadas por meio dela, como publicação em blog, criação de landing pages, call to action, segmentação de contatos, disparo de e-mail marketing etc.
Por oferecer um leque de funcionalidades bastante amplo, é a opção mais conhecida no mundo, sendo indicada para reduzir o tempo dedicado às atividades operacionais, ao mesmo tempo em que aumenta a relevância dos contatos realizados, melhorando o fluxo de vendas.
Entre os benefícios, está a possibilidade de gerenciar diversas estratégias em uma única interface, entretanto, os contras estão relacionados ao preço em dólar, o que a torna uma opção que exige um investimento mais elevado.
3. Infusionsoft
Uma das ferramentas de marketing mais antiga de automação para e-commerces, a Infusionsoft conta com funcionalidades que permitem integração com o site, gerenciamento da parte de vendas e de marketing, com uma gestão integrada dos contatos.
Entre as práticas de marketing digital contempladas pela plataforma, estão as redes sociais, blog, e-mail marketing, segmentação de leads, CRM e outras.
Devido esses recursos, a Infusionsoft é indicada para reduzir atritos no processo de vendas, automatizar tarefas e realizar acompanhamento por relatórios bastante completos.
Um aspecto negativo da opção é que, ainda que conte com representantes no Brasil, o pagamento é realizado em dólar.
4. Active Campaign
A Active Campaign oferecer opções de automatização de marketing como gerenciamento de listas de contatos, segmentação de listas, integração com OptimizePress, criação de e-mails e templates gratuitos.
Ao utilizar a ferramenta, o e-commerce obtém vantagens relacionadas com a diminuição do tempo dedicado às atividades operacionais, ganho de eficiência no gerenciamento dos contatos e integração da solução de CRM e vendas, obtendo benefícios relacionados com a gestão da loja virtual.
A Active Campaign possui avaliações positivas pelos recursos que oferece, entretanto, como ponto negativo, destaca-se que ela é em inglês.
5. Rainmaker Platform
A Rainmaker é uma ferramenta bastante completa que gera vantagens diversas para um e-commerce, pois integra várias funcionalidades que atendem demandas de diferentes estratégias de marketing digital.
Por exemplo, a plataforma possui recurso para gestão de tráfego, que inclui palavras-chave, SEO, link building, além de geração de leads por meio de conteúdos ricos e opção de gerenciamento e segmentação de listas de e-mails.
A opção ainda disponibiliza templates, criação de landing pages responsivas e outros recursos para os assinantes, facilitando a gestão da estratégia de marketing adotada pelo e-commerce.
6. RD Station
O RD Station é uma ferramenta de marketing de automação brasileiro criada pela Resultados Digitais. As funcionalidades disponíveis são semelhantes às do Hubspot, incluindo blog, SEO, landing pages, mídias sociais, campanhas de e-mail marketing e gerenciamento de leads.
A ferramenta é particularmente útil para e-commerces que desejam investir em uma estratégia de funil de vendas, acompanhando os estágios do lead conforme ele avança na jornada de compra. A ferramenta conta com um recurso chamado Lead Scoring, que ajuda a identificar leads mais qualificados e manter um fluxo de vendas relevante.
Entre as vantagens dessa opção, está a qualidade do suporte, oferecido em português, assim como os preços acessíveis, que tornam uma opção interessante para empresas de diferentes portes.
7. Lead Lovers
Outra opção de ferramenta desenvolvida no Brasil é a Lead Lovers, com recursos online para gerenciamento de leads. A plataforma possui ferramentas integradas que auxiliam em um processo automático de nutrição de leads.
Por meio da Lead Lovers, é possível segmentar contatos e realizar abordagens mais relevantes utilizando e-mail marketing.
Entre os benefícios da ferramenta de marketing, destaca-se o suporte em português, a disponibilização de modelos de estratégia pré-desenvolvidos, que ajudam quem tem pouca experiência na área, e os preços mais acessíveis.
A opção é indicada principalmente para empresas de pequeno e médio porte devido às limitações que possui na automação da estratégia de marketing.
Como escolher?
A utilização de ferramentas de marketing é sempre indicada para negócios que estão buscando mais estabilidade, com um fluxo de vendas mais consistente, pois além das estratégias de fidelização que aumentam o ciclo de vida do cliente, garante opções de geração e nutrição de leads.
Ao escolher uma ferramenta, deve-se avaliar quais as funcionalidades disponíveis e como elas contribuem para atender as demandas da empresa, como aumento das vendas, melhora na segmentação, geração de leads etc. Mesmo que uma ferramenta mais completa impressione, é importante que se avalie quais os recursos são realmente necessários.
O preço da ferramenta também deve ser analisado, considerando o orçamento disponível para a realização desse investimento, assim como o retorno que pode ser obtido. Importante avaliar se o suporte é eficaz, desconfiando de softwares que não oferecem esse acompanhamento.
Por fim, para que se possa alcançar os resultados almejados, a ferramenta precisa ser compatível com a plataforma de e-commerce usada, integrando esses recursos e oferecendo a usabilidade desejada.
Os benefícios possíveis com um investimento correto em ferramentas de marketing incluem otimização do tempo, maior relevância da empresa frente aos consumidores, melhor gestão das informações e relatórios mais completos sobre o funcionamento das estratégias de marketing e vendas.
Gostou desse conteúdo e acredita que ele seja interessante para outros amigos da sua rede de contatos? Compartilhe nas suas redes sociais agora mesmo!
Olá, tudo bem? Adorei o post e achei muito top o seu blog!
Muito agradecida pelas dicas.
Vanessa
Oi Vanessa! Ficamos muito felizes que tenha gostado do nosso conteúdo, buscamos sempre poder ajudar vocês! Todo dia postamos materiais novos, então fique por dentro das nossas redes sociais.