
A primeira página do Google é o sonho de consumo para qualquer empreendimento e não à toa. Por mês são realizadas cerca de 100 bilhões de pesquisas na ferramenta de busca, de acordo com o Mashable, indicando a relevância desse canal para as estratégias digitais.
Devido à preocupação constante do Google com o aprimoramento da experiência do usuário, ele torna-se mais relevante, o que faz com que 97% das buscas realizadas no Brasil estejam concentradas nele.
Pensando nisso, destacamos a seguir qual a importância dessa ferramenta e indicamos 7 estratégias para alcançar a primeira página do Google. Confira!
A importância de estar na primeira página do Google
A maior parte dos empresários e gestores já conhece a relevância do Google nas estratégias de marketing digital. O que muitas vezes fica menos evidente é o tamanho dessa importância, principalmente considerando a primeira página da SERP.
Confira a seguir alguns dados relevantes sobre a importância do buscador:
- de acordo com o HubSpot o primeiro resultado da pesquisa orgânica do Google recebe 34,36% dos cliques;
- o Search Engine Journal revelou que 60% dos cliques dos usuários são realizados nos três principais resultados da SERP e que 93% das experiências online têm início em uma ferramenta de busca.;
- a maior fonte de tráfego dos sites de conteúdo é a pesquisa orgânica, segundo o Iron Paper, superando em mais de 300% as mídias sociais;
- os anúncios pagos são ignorados por cerca de 70% a 80% dos usuários, de acordo com o Search Engine Land;
- segundo a Brafton, 50% dos usuários ficam mais dispostos a clicar em um site se ele aparece em mais de um resultado da pesquisa.
Portanto, a primeira página do Google é fundamental para quem busca por resultados, mas e segunda? Segundo a imFORZA, 75% dos visitantes nunca clicam nos resultados a partir dela.
7 estratégias para alcançar a primeira página do Google
Dada a relevância do posicionamento no Google para gerar resultados nas estratégias de marketing digital é fundamental que o gestor conheça quais as melhores soluções a serem adotadas.
Todas as estratégias com foco em melhorar o ranqueamento no Google são consideradas técnicas de SEO (otimização para os mecanismos de busca). Conheça as principais a seguir.
1. Crie conteúdo de qualidade
Atualmente, as atualizações do Google estão cada vez mais focadas na qualidade e na capacidade de um conteúdo apresentar informações relevantes e inéditas ao usuário que realiza uma pesquisa.
Dessa forma, os profissionais de marketing têm o jargão “conteúdo é rei”, ou seja, a qualidade dele é o aspecto mais importante em uma estratégia de posicionamento orgânico.
2. Defina as palavras-chave de acordo com a persona
Para que uma página tenha autoridade e, consequentemente, um melhor posicionamento no Google, é fundamental que ela tenha tráfego. Isso só é possível se as pessoas interessadas no tema conseguirem encontrá-la.
Assim, a definição das palavras-chave considerando o comportamento da persona e o uso natural dos termos no decorrer do conteúdo são práticas essenciais para que o texto seja encontrado e agregue valor à experiência do usuário.
3. Realize as boas práticas de SEO on-page
Essa dica é fundamental e inclui um conjunto de soluções, pois o SEO on-page envolve as diferentes práticas que devem ser desenvolvidas na própria página do site, como:
- elaborar títulos claros e objetivos que contenham a palavra-chave;
- usar meta description para mostrar para o usuário, já no buscador, o que ele encontrará na página;
- criar URLs amigáveis para otimizar a página;
- usar corretamente as palavras-chave ao longo do texto;
- diversificar as mídias presentes no texto, como imagens, vídeos e áudios.
Destaca-se ainda que é preciso investir em estratégias de SEO off-page, que são aquelas realizadas fora das páginas no site.
4. Otimize as imagens
Os buscadores não conseguem ler a composição das imagens, sendo preciso otimizá-las para que elas contribuam para a autoridade da página. Para isso, use a palavra-chave no título da imagem, descrição e nome com o qual ela é carregada. Por exemplo, se o termo for “tênis masculino corrida” o arquivo carregado deve ser “tênis-masculino-corrida.jpg”.
Outro aspecto que deve ser considerado é o tamanho da imagem, pois esse fator impacta no tempo de carregamento da página, que é essencial para uma boa experiência de navegação, seja no desktop ou no mobile.
5. Libere o sitemap
O sitemap é usado para facilitar a leitura do Google sobre as páginas do site, portanto, quando ele não é liberado, dificulta que as indexações e atualizações sejam processadas pelo buscador, prejudicando o posicionamento.
6. Faça a lincagem dos conteúdos
Existem diferentes tipos de links que devem ser realizados para aumentar a autoridade de um site. Inicialmente estão os links internos e externos de um conteúdo, que direcionam para outras páginas que sejam relevantes para o usuário, sejam do próprio domínio ou de parceiros.
Além disso, a empresa deve investir em link building, estratégia pela qual o site é referenciado por parceiros demonstrando ao Google que faz parte de uma rede relevante e que possui autoridade o suficiente para ser citado por outros domínios.
7. Monitore os resultados
O monitoramento dos resultados de SEO é essencial para que sejam identificadas quais estratégias estão funcionando e quais podem ser aprimoradas de forma a trazer mais resultados para o site. Esse acompanhamento pode ser realizado usando diversas ferramentas, inclusive do próprio Google, como o Webmasters e o Analytics.
Como visto, são diversas estratégias que podem ser adotadas com o objetivo de melhorar o posicionamento do site nos mecanismos de busca para alcançar a primeira página do Google.
4 erros que devem ser evitados
Além de conhecer quais boas práticas adotar é importante que o gestor tenha consciência dos erros mais comuns para que possa evitá-los, não causando prejuízos à estratégia. Entre eles podem ser destacados:
- segundo o Moz, o Google faz entre 500 e 600 mudanças por ano no algoritmo dos mecanismos de busca, sendo que acompanhar essas atualizações é fundamental para uma estratégia alinhada com a ferramenta;
- cada vez mais os resultados são fruto e um trabalho conjunto de marketing digital, de forma que é importante trabalhar de forma integrada nas soluções, como com as redes sociais, mídias pagas e e-mail marketing;
- as mudanças do Google têm como principal objetivo melhorar a experiência do usuário, de forma que ao considerar esse aspecto nas estratégias adotadas no site há maiores chances de obter resultados satisfatórios;
- um bom posicionamento no Google demanda autoridade e solidez na estratégia, o que não é alcançado de um dia para o outro de forma que esperar resultados imediatos é prejudicial para a consolidação da marca na internet.
A estratégia de marketing digital é um aspecto fundamental para gerar resultados de longo prazo por meio do posicionamento orgânico do site. Como visto, para alcançar esse objetivo é essencial desenvolver as boas práticas exigidas pelo buscador para ter chances de colocar seu site na primeira página do Google.
Quer receber mais informações sobre estratégias digitais para o seu negócio? Siga a página da Profit-e no Facebook e veja os novos conteúdos em primeira mão!
Deixar um comentário