A primeira página do Google é o sonho de consumo para qualquer empreendimento e não à toa. Por mês são realizadas cerca de 100 bilhões de pesquisas na ferramenta de busca, de acordo com o Mashable, indicando a relevância desse canal para as estratégias digitais.

Devido à preocupação constante do Google com o aprimoramento da experiência do usuário, ele torna-se mais relevante, o que faz com que 97% das buscas realizadas no Brasil estejam concentradas nele.

Pensando nisso, destacamos a seguir qual a importância dessa ferramenta e indicamos 7 estratégias para alcançar a primeira página do Google. Confira!

A importância de estar na primeira página do Google

A maior parte dos empresários e gestores já conhece a relevância do Google nas estratégias de marketing digital. O que muitas vezes fica menos evidente é o tamanho dessa importância, principalmente considerando a primeira página da SERP.

Confira a seguir alguns dados relevantes sobre a importância do buscador:

  • de acordo com o HubSpot o primeiro resultado da pesquisa orgânica do Google recebe 34,36% dos cliques;
  • o Search Engine Journal revelou que 60% dos cliques dos usuários são realizados nos três principais resultados da SERP e que 93% das experiências online têm início em uma ferramenta de busca.;
  • a maior fonte de tráfego dos sites de conteúdo é a pesquisa orgânica, segundo o Iron Paper, superando em mais de 300% as mídias sociais;
  • os anúncios pagos são ignorados por cerca de 70% a 80% dos usuários, de acordo com o Search Engine Land;
  • segundo a Brafton, 50% dos usuários ficam mais dispostos a clicar em um site se ele aparece em mais de um resultado da pesquisa.

Portanto, a primeira página do Google é fundamental para quem busca por resultados, mas e segunda? Segundo a imFORZA, 75% dos visitantes nunca clicam nos resultados a partir dela.

7 estratégias para alcançar a primeira página do Google

Dada a relevância do posicionamento no Google para gerar resultados nas estratégias de marketing digital é fundamental que o gestor conheça quais as melhores soluções a serem adotadas.

Todas as estratégias com foco em melhorar o ranqueamento no Google são consideradas técnicas de SEO (otimização para os mecanismos de busca). Conheça as principais a seguir.

1. Crie conteúdo de qualidade

Atualmente, as atualizações do Google estão cada vez mais focadas na qualidade e na capacidade de um conteúdo apresentar informações relevantes e inéditas ao usuário que realiza uma pesquisa.

Dessa forma, os profissionais de marketing têm o jargão “conteúdo é rei”, ou seja, a qualidade dele é o aspecto mais importante em uma estratégia de posicionamento orgânico.

2. Defina as palavras-chave de acordo com a persona

Para que uma página tenha autoridade e, consequentemente, um melhor posicionamento no Google, é fundamental que ela tenha tráfego. Isso só é possível se as pessoas interessadas no tema conseguirem encontrá-la.

Assim, a definição das palavras-chave considerando o comportamento da persona e o uso natural dos termos no decorrer do conteúdo são práticas essenciais para que o texto seja encontrado e agregue valor à experiência do usuário.

3. Realize as boas práticas de SEO on-page

Essa dica é fundamental e inclui um conjunto de soluções, pois o SEO on-page envolve as diferentes práticas que devem ser desenvolvidas na própria página do site, como:

  • elaborar títulos claros e objetivos que contenham a palavra-chave;
  • usar meta description para mostrar para o usuário, já no buscador, o que ele encontrará na página;
  • criar URLs amigáveis para otimizar a página;
  • usar corretamente as palavras-chave ao longo do texto;
  • diversificar as mídias presentes no texto, como imagens, vídeos e áudios.

Destaca-se ainda que é preciso investir em estratégias de SEO off-page, que são aquelas realizadas fora das páginas no site.

4. Otimize as imagens

Os buscadores não conseguem ler a composição das imagens, sendo preciso otimizá-las para que elas contribuam para a autoridade da página. Para isso, use a palavra-chave no título da imagem, descrição e nome com o qual ela é carregada. Por exemplo, se o termo for “tênis masculino corrida” o arquivo carregado deve ser “tênis-masculino-corrida.jpg”.

Outro aspecto que deve ser considerado é o tamanho da imagem, pois esse fator impacta no tempo de carregamento da página, que é essencial para uma boa experiência de navegação, seja no desktop ou no mobile.

5. Libere o sitemap

O sitemap é usado para facilitar a leitura do Google sobre as páginas do site, portanto, quando ele não é liberado, dificulta que as indexações e atualizações sejam processadas pelo buscador, prejudicando o posicionamento.

6. Faça a lincagem dos conteúdos

Existem diferentes tipos de links que devem ser realizados para aumentar a autoridade de um site. Inicialmente estão os links internos e externos de um conteúdo, que direcionam para outras páginas que sejam relevantes para o usuário, sejam do próprio domínio ou de parceiros.

Além disso, a empresa deve investir em link building, estratégia pela qual o site é referenciado por parceiros demonstrando ao Google que faz parte de uma rede relevante e que possui autoridade o suficiente para ser citado por outros domínios.

7. Monitore os resultados

O monitoramento dos resultados de SEO é essencial para que sejam identificadas quais estratégias estão funcionando e quais podem ser aprimoradas de forma a trazer mais resultados para o site. Esse acompanhamento pode ser realizado usando diversas ferramentas, inclusive do próprio Google, como o Webmasters e o Analytics.

Como visto, são diversas estratégias que podem ser adotadas com o objetivo de melhorar o posicionamento do site nos mecanismos de busca para alcançar a primeira página do Google.

4 erros que devem ser evitados

Além de conhecer quais boas práticas adotar é importante que o gestor tenha consciência dos erros mais comuns para que possa evitá-los, não causando prejuízos à estratégia. Entre eles podem ser destacados:

  1. segundo o Moz, o Google faz entre 500 e 600 mudanças por ano no algoritmo dos mecanismos de busca, sendo que acompanhar essas atualizações é fundamental para uma estratégia alinhada com a ferramenta;
  2. cada vez mais os resultados são fruto e um trabalho conjunto de marketing digital, de forma que é importante trabalhar de forma integrada nas soluções, como com as redes sociais, mídias pagas e e-mail marketing;
  3. as mudanças do Google têm como principal objetivo melhorar a experiência do usuário, de forma que ao considerar esse aspecto nas estratégias adotadas no site há maiores chances de obter resultados satisfatórios;
  4. um bom posicionamento no Google demanda autoridade e solidez na estratégia, o que não é alcançado de um dia para o outro de forma que esperar resultados imediatos é prejudicial para a consolidação da marca na internet.

estratégia de marketing digital é um aspecto fundamental para gerar resultados de longo prazo por meio do posicionamento orgânico do site. Como visto, para alcançar esse objetivo é essencial desenvolver as boas práticas exigidas pelo buscador para ter chances de colocar seu site na primeira página do Google.

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Escrito por Profit-e