
Seu e-commerce está convertendo como você planejou? Ao contrário de lojas físicas, nas virtuais, a capacidade de atrair, encantar e convencer um cliente não fica por conta de uma boa arquitetura e bons vendedores. A usabilidade em e-commerce é a chave para vender mais e melhor. Neste artigo, vamos falar um pouco sobre esse conceito e te dar 7 dicas de aplicações em design para impulsionar as vendas!
A importância da usabilidade em e-commerce
Antes de listar as aplicações para um e-commerce melhor, é bom entender por que a preocupação com a usabilidade em uma loja virtual é tão importante. E a melhor forma de fazer isso é comparando com aquilo que você já pode ter mais experiência: as vendas em uma loja física.
Imagine todas as coisas que podem atrapalhar um cliente dentro de um estabelecimento comercial. Prateleiras de difícil acesso, setores mal sinalizados, a falta de uma precificação clara nas gôndolas ou um espaço desorganizado para as filas.
Todos esses problemas devem ser identificados e corrigidos, certo? Mas essas questões de design muitas vezes são ignoradas por quem mantém um site de e-commerce — é o que diz Arthur Gimenes, especialista em experiência do usuário. E, assim como em uma loja física mal planejada, o resultado são clientes insatisfeitos desistindo das compras.
A relação entre UX e aumento de vendas
A conexão direta entre usabilidade de um site e a performance de um e-commerce passa por um termo muito valorizado atualmente: a experiência do usuário, ou UX. As aplicações de design voltadas à experiência procuram criar uma interação menos frustrante e que gere um valor emocional maior entre cliente e loja.
Fazendo outra vez o paralelo com os estabelecimentos físicos, o UX no e-commerce é como um bom atendimento pelos vendedores. São práticas para que o cliente se sinta mais à vontade e direcionado para se decidir pela compra.
E esse é o ponto crucial da aplicação de técnicas de UX na loja virtual. Um bom site não só atrai mais visitantes, mas aumenta o percentual de conversões para a venda dentre esses possíveis clientes. A busca por melhorias constantes na área é o diferencial entre um e-commerce que vende muito e outro que não consegue levar o público até a última etapa da compra — muitas vezes, mais importante até que o próprio preço.
As 7 principais aplicações em design
Mas como melhorar a experiência do seu usuário na prática? Com a ajuda do Arthur Gimenes, E-commerce Specialist, nós preparamos uma lista com 7 dicas dos pontos principais que devem ser observados em um e-commerce.
1. Prioridade para mobile
Essa é uma atitude que deve ser tomada o mais cedo possível por quem deseja tornar o e-commerce um grande canal de aquisição. Por mais que a versão tradicional de um site de varejo ainda seja relevante, a tendência é de que o acesso por aparelhos mobile dominem em pouco tempo o uso da internet — na maioria dos casos, ele já é o principal meio de interação com lojas virtuais.
Portanto, na hora de aplicar o design no seu site, dê sempre prioridade para o mobile, tenha certeza de que é tão ou mais fácil converter por ele do que na versão de desktop.
2. Botão ‘comprar’ sempre aparente
Outra dica de ouro do especialista é construir a loja virtual de forma que o botão ‘comprar’ esteja sempre à vista do usuário. Principalmente na página de cada produto, onde as vendas acontecem mais, esse botão nunca pode estar abaixo da dobra (termo utilizado para definir tudo que só pode ser visualizado quando o usuário precisa descer a barra de rolagem).
Um grande aliado das conversões em e-commerce é a compra por impulso. Quanto mais perto da decisão final o cliente estiver, mais vezes ele vai terminar o processo. Principalmente no mobile, onde o espaço é menor para elementos visuais, ter esse botão sempre aparente é uma grande vantagem competitiva.
3. Sugestões de produtos relacionados
Uma forma de aumentar o seu ticket médio em e-commerce é oferecer sempre produtos relacionados ou auxiliares na página que está sendo visitada pelo usuário.
Aqui, invista em expertise para criar um sistema de sugestões eficiente. Quanto mais relevante essa relação de produtos for para o cliente, maior a chance de o seu e-commerce converter com mais valor.
4. Iconografia correta
O maior problema a ser atacado por design e experiência do usuário é como guiar o cliente de forma eficiente por todo o processo, do interesse em uma busca até a decisão final de compra.
A iconografia de um e-commerce abrange todos os ícones, símbolos e outros recursos visuais para indicar ao usuário onde ele está, aonde ele deve ir e como ele vai chegar onde quer.
Faça uma revisão geral desses elementos, se possível com testes em pessoas que nunca utilizaram o site para conseguir informações sobre a eficiência da comunicação na sua loja virtual. Quanto melhor o mapa, mais pessoas vão chegar ao fim do percurso.
5. Mensagens claras de erro
Como o papel da UX é guiar o usuário, a principal aplicação reativa é construir um site que lide bem com a frustração. Quando estão em um processo de compra, pessoas se frustram por diversos motivos: não entendem bem que tipo de informação o site pede, esquecem de calcular o frete e deparam com um valor diferente do carrinho ou simplesmente colocam dados errados.
A melhor forma de lidar com esses problemas é dando um feedback claro e objetivo ao usuário. Mensagens chamativas e cores diferenciadas garantem que ele veja e entenda o que deu errado — e, por consequência, tente novamente sem desistir da compra.
6. Seleção de voltagem destacada
Uma aplicação pontual, mas muito importante: caso sua loja virtual venda equipamentos eletrônicos, deixe clara a voltagem do aparelho. Se houver opção, coloque uma caixa ou menu de seleção destacado para que o cliente escolha.
Como o usuário não pode manusear o produto antes da compra, várias pequenas questões como essas passam desapercebidas, geram frustração e desperdício de tempo e dinheiro na devolução da mercadoria.
7. Praticidade no carrinho de compras
Por fim, Arthur comenta sobre o último passo de uma conversão em e-commerce. Trabalhe com cuidado especial no carrinho de compras da sua loja, tenha certeza de que ele é o mais otimizado, fácil e prático de usar.
Aplicações como salvar automaticamente os itens escolhidos, estar sempre à mostra, oferecer o cálculo automático do frete e criar um processo linear ajudam o usuário a começar e terminar a compra sem frustrações ou desvios no caminho. Um bom carrinho de compras é, talvez, o seu maior aliado para aumentar as vendas.
Afinal, em uma loja virtual não é possível conversar diretamente com o cliente e oferecer a facilidade que ele precisa. A usabilidade em e-commerce é a melhor abordagem para tornar todo o processo familiar, fácil e convidativo — seja para uma primeira compra ou para convencer o cliente a voltar.
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