Um e-commerce de sucesso exige muito planejamento, dedicação e investimentos certeiros para converter mais sem prejudicar sua margem de lucro. Você sabia que a UX, ou User Experience, pode ser uma forma de alcançar esse objetivo gastando relativamente pouco?
Neste artigo, vamos te mostrar a importância de uma boa experiência dentro de uma loja virtual e por que investir nessa área pode ser a solução para se destacar no mercado.
O que significa ter uma boa UX no seu e-commerce
Para que você entenda melhor os motivos que levam a UX a se tornar um investimento prioritário em lojas virtuais, podemos começar falando um pouco sobre o que esse conceito significa.
A User Experience, ou experiência do usuário engloba todos os elementos de uma interação online que geram um sentimento ao utilizar uma interface. A UX não se trata apenas da facilidade com que o usuário encontra seu caminho ou realiza uma compra dentro do e-commerce mas, também, a emoção atrelada a esse processo.
Portanto, a boa experiência do usuário dentro de um site está diretamente ligada ao encantamento, retenção, conversão e fidelização. Em um mercado com tantas opções similares e muita facilidade para trocar a sua loja pela concorrente, criar esse tipo de laço com seu cliente é fundamental para se consolidar no comércio online.
Os 6 motivos para investir em User Experience
Como, exatamente, o investimento em UX contribui para o fortalecimento da sua marca e o crescimento do negócio? Para responder a esta pergunta, listamos em 6 tópicos os motivos para você começar a planejar, agora, uma reformulação do seu e-commerce:
1. Experiência guiada e otimizada
A quebra de uma experiência agradável e recompensadora em uma compra online está geralmente associada à lentidão do site, quebra de expectativas e uma falta de direcionamento adequado que deixe o usuário perdido.
Trabalhar a UX em seu site significa criar um ambiente otimizado, rápido e fluído. Quando o site carrega rápido, adapta-se a qualquer tamanho de tela e cria um caminho simples para o usuário seguir, ele encontra menos barreiras para se sentir frustrado.
E você já deve ter percebido com sua experiência: basta um contratempo, um processo mais lento, para que o cliente pule para o próximo resultado no Google.
2. Facilidade na hora de finalizar a compra
A simplicidade de processos é ainda mais importante na hora de finalizar o pedido. É nesta etapa que ocorrem a maioria das desistências que mais machucam o seu negócio — quando o usuário já demonstrou interesse na compra, escolheu ativamente a sua loja como opção, mas não seguiu todo o caminho até a conversão.
Nessa hora, o site deve mostrar apenas o que é importante: forma de pagamento, opções de parcelamento, endereço de entrega. Tudo deve estar muito claro e disposto de forma transparente.
Se você precisar de qualquer informação extra para o seu banco de dados, peça apenas depois da compra. Pedir muitas informações em formulários extensos desencoraja o usuário. Nós sabemos que muitas das compras feitas online são por impulso, portanto, não deixe que ele evapore em um caminho muito longo.
3. Aumento da taxa de conversão
Se seu site tem processos mais simples, navegação bem direcionada e elementos que encantam (principalmente visuais e de comunicação), cada visitante entra com um desejo a mais de realizar sua compra naquele ambiente em que ele se sente à vontade.
Apenas o investimento em UX é capaz de usar a própria arquitetura do site como uma máquina de conversões. É ideal começar encurtando o caminho entre interesse e compra com a eliminação de passos desnecessários mas, também, a estruturação da experiência como algo único e destacado da concorrência.
4. Divulgação espontânea
Usuário convertido, é hora de pensar no que ele pode trazer de valor para sua estratégia de comunicação. Uma boa UX não é apenas uma forma de converter mais, mas uma plataforma para transformar clientes em divulgadores.
Quando vivemos uma emoção diferente em uma experiência, qualquer que seja, queremos compartilhar aquele sentimento. Quantos vídeos, imagens e sites já não viralizaram por serem curiosos ou surpreendentes? Investir agora em UX significa ter mais abrangência no futuro sem precisar aumentar consideravelmente o investimento em publicidade paga.
5. Fidelização com baixo investimento
Falando em investir pouco, que tal fidelizar mais gastando menos? O segredo de uma grande experiência do usuário em loja virtual é encantar o cliente a ponto dele desejar voltar para uma próxima compra, mesmo que não haja vantagens específicas de fidelização — como programas de pontos ou cupons de descontos.
O segredo aqui está em um equilíbrio entre familiaridade e surpresa. Pessoas se sentem bem quando realizam processos fáceis e recompensadores e podem preferir sentir novamente a emoção de uma boa experiência até do que, muitas vezes, pagar menos em um concorrente.
Um usuário que visite com frequência a sua loja, goste de passear pelas páginas e se sinta satisfeito com esse processo vai voltar toda vez que precisar comprar um novo produto.
6. Satisfação do consumidor
Acima de tudo, unindo todos esses pontos levantados acima, está a satisfação do consumidor como um todo. Investir em UX é investir na recompensa de uma escolha bem feita: o usuário opta por sua loja e em troca sai realizado, movido o suficiente para voltar mais tarde, falar para os amigos e criar um relacionamento forte com a sua marca.
O segredo de uma boa User Experience, portanto, é se colocar no lugar do usuário. Entender seus desejos, seus problemas e resolvê-los de forma ágil, eficiente e cativante.
Como garantir a melhor UX para seu e-commerce
Então é hora de começar a pensar em como oferecer esse tipo de experiência para o seu público. Como dissemos, garantir a melhor UX em um e-commerce deve vir de uma reformulação de sua página, para identificar problemas, conhecer melhor seu cliente e propor soluções criativas e instigantes. Se possível, contar com uma parceria nesse processo é uma forma de investir bem no lugar certo!
E aí, gostou das dicas? Se você quiser saber mais sobre User Experience e outras técnicas para impulsionar o seu e-commerce, veja nosso e-book “UX – O guia da experiência do usuário em e-commerce“!
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