As datas comemorativas sempre dão uma reaquecida no comércio e ajudam a alavancar as vendas, principalmente do e-commerce. É importante saber aproveitar esses períodos, pois com um marketing alinhado com a festividade, é possível atrair mais compradores.
Ignorar esses dias especiais é um grande erro, pois nesses períodos são registrados um maior número nas vendas, e com a devida atenção, é possível criar atrativos para os clientes comprarem em sua loja.
Para conhecer 6 datas comemorativas do e-commerce e como aproveitá-las, confira este post. Boa leitura!
As vantagens de adotar um calendário de datas comemorativas
Essa é uma ferramenta importantíssima para aproveitar melhor todas essas festividades. Para aumentar as vendas é necessário fazer investimentos, seja em um novo layout para o site, em e-mail marketing ou em mídias pagas. Para isso, é importante se programar para realizar todas as ações que fogem um pouco da normalidade.
A principal vantagem de adotar esse cronograma é organizar-se para realizar os investimentos necessários e evitar a perda de controle. Além disso, é possível ver quais datas adequam-se melhor ao ramo de sua loja. Por exemplo, uma loja de cosméticos dificilmente se beneficiará de uma alta nas vendas no Dia das Crianças.
Principais datas comemorativas
1. Dia das mães
O segundo domingo de maio é o dia de homenagear a mulher mais importante na vida de qualquer ser humano. Nessa data, artigos de beleza são os mais visados, principalmente perfumaria, maquiagem e calçados.
Para conseguir se beneficiar dela, no entanto, uma boa ideia é se programar e divulgar com antecedência as promoções, os preços e as ofertas. Portanto, vale investir em e-mail marketing e divulgação em redes sociais.
2. Dia dos Namorados
O dia 12 de junho é a data escolhida para homenagear os namorados, e se você vende chocolates, cosméticos — principalmente perfumes — e artigos de moda, tanto masculinos quanto femininos, essa é uma das datas comemorativas que não podem passar em branco.
Para isso, é importante dar um destaque maior em seu site durante essa data, além de investir em e-mail marketing e publicações em redes sociais, visando alcançar um número maior de clientes apaixonados.
3. Dia das Crianças
Para o dia 12 de outubro todos os pais buscam o melhor presente para seus filhos, e nada melhor que um bom brinquedo para eles se divertirem. As bonecas ainda despertam um olhar maior nas crianças, mas os jogos de tabuleiros e os patins também disputam a atenção das crianças
Além disso, o mercado eletrônico, novamente, também tem grande destaque, principalmente com os tablet tradicionais ou educativos, além de ter um crescimento no mercado nacional de jogos eletrônicos, sendo o Brasil o terceiro maior do mundo.
4. Black Friday
Quando se pensa em comércio eletrônico, pensa-se em black friday instantaneamente. Ela ocorre na quarta sexta-feira de novembro, um dia após o feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos, dando a largada para as compras de Natal.
Apesar de no início desse evento no Brasil terem ocorrido falsas promoções, ganhando a alcunha de “Black Fraude”, esse acontecimento tornou-se sério com o tempo, tendo promoções de verdade, atraindo mais e mais clientes.
Nesse dia de promoções, os artigos eletrônicos e de moda têm uma procura maior, podendo se beneficiar um pouco mais. No entanto, nada impede de outros setores também aproveitarem a data para atrair compradores com preços convidativos.
5. Cyber Monday
Essa data é quase uma “Black Friday parte 2”. Ocorre na segunda-feira após a Black Friday e ajuda o comerciante a vender os produtos que não saíram do estoque nas promoções da sexta-feira anterior.
Novamente, os artigos eletrônicos e os de moda são os que mais se beneficiam dessa data também, mas há diversos setores que participam e faturam mais nesses dias de promoção.
6. Natal
Essa é, com certeza, uma das datas comemorativas mais importante para o comércio, pois uma parcela significativa das vendas se dão no período dessa festividade. Outro fator importante é que, diferentemente da Black Friday, que há um tipo de produto que ganha um destaque maior, no feriado de Dezembro há uma maior pluralidade de compras.
De roupas e acessórios, a perfumes, brinquedos e objetos de decoração, tudo é vendido no Natal em quantidades bem generosas. Ou seja, não importa o segmento da sua loja virtual, há uma grande probabilidade de um aumento das vendas no Natal, portanto, é preciso se preparar para essa oportunidade.
Uma maneira de aproveitar bastante essa data é chamando a atenção do cliente usando recursos visuais. Use banners coloridos e chamativos e cogite também usar um tema específico para o Natal, com mudança na paleta tradicional do seu site para as cores natalinas.
Como se preparar para aumentar o faturamento nessas datas
Antes de tudo é preciso fazer um planejamento adequado, para saber quais datas terão um foco maior no seu site — e isso tudo dependerá do segmento que ele segue. Por exemplo, uma página de vendas de brinquedos precisa ter um foco maior no Natal e no dia das crianças, em vez de apenas do dia das mães.
Feito esse planejamento, aproveite para usar estratégias para chamar a atenção do cliente, como trocar o tema do site usando as cores vermelhas no dia dos namorados, por exemplo.
O apelo visual é muito importante para chamar a atenção do cliente, então use isso para criar um ambiente virtual acolhedor para ele. Além disso, cuide para que todo o processo de compra seja rápido e sem complicações, aumentando a taxa de conversão.
Por fim, utilize estratégias de marketing para atrair clientes para a sua página, seja com e-mail marketing, posts impulsionados, campanha nas redes sociais ou estratégias de SEO específicas para a data. Uma boa dica nessa hora, principalmente nas redes sociais, é utilizar as hashtags adequadas para o evento em questão, em especial no Instagram e no Twitter.
As datas comemorativas são excelentes oportunidades para conseguir boas vendas no e-commerce. Com um bom planejamento e ações de marketing eficientes é possível ter um bom número de vendas nesses períodos específicos. Nessas horas, um bom relacionamento com o cliente e o engajamento dele são essenciais para atraí-lo às compras.
Viu só como que com planejamento é possível aumentar as vendas nessas datas? Se você gostou deste post, assine nossa newsletter para receber mais deste tipo de conteúdo.
Deixar um comentário