
Trabalhar com e-commerce, assim como qualquer outro negócio, exige planejamento desde o início até sua fase de maturidade. Neste processo muitos erros podem acontecer e prejudicar sua loja online.
Para lhe ajudar, criamos este conteúdo com os erros mais comuns que podem comprometer o seu sucesso.
Plataforma errada
Uns dos pontos importantes que você deve ter em mente é a sua plataforma. Ela que garante o funcionamento do seu e-commerce. Para isso é preciso saber escolher qual opção é a melhor para você.
Para chegar em uma conclusão é fundamental analisar e entender o seu cenário e contexto. Por exemplo, se o seu e-commerce já está em um estágio mais maduro, com um número constante de vendas,maior número de acessos, conversões e um maior faturamento, a sua plataforma deve suportar tal crescimento. Neste caso, que tal aderir a plataforma VTEX? Mais robusta com seu próprio gateway de pagamento e integrado com os principais marketplace.
Segurança fraca
Comprar pela internet ainda carrega consigo toda a questão da insegurança de compartilhar suas informações pessoais e bancárias, como endereço e número do cartão de crédito.
Levando isso em conta, não investir em segurança pode se tornar um motivo para afastar seus clientes. Então, torne seu e-commerce o mais atrativo possível, através de comprovantes como o Certificado Digital SSL (Security Socket Layer), que assegura a sigilosidade dos seus dados.
Além disso, para o nosso UX Designer, Marco Lindoso, a segurança não deve ser somente na sua infraestrutura, mas também no visual.
“Não basta ser seguro, tem de parecer seguro. E uma experiência de uso que gera insegurança deve ser analisada e evitada.”
Poucas opções de pagamento
Oferecer várias opções de pagamento é poder englobar todos os tipos de consumidor, desde aqueles que preferem pagar por boleto até aqueles que já deixam suas informações bancárias cadastradas.
Uns dos problemas que a falta de formatos de pagamento pode causar é o abandono de carrinho. Pode acontecer do usuário chegar até o final do processo de compra e ao perceber que não tem a determinada opção acaba desistindo e parte para outro site.
Segundo a CyberSource, oferecer pelo menos 4 formas de pagamento faz com que o seu número de conversão aumente em 12%. Opções é que não falta, você pode contratar um intermediador ou um gateway de pagamento ou ambos.
Falta de investimento em SEO
Se você acha que compartilhar seu e-commerce no Facebook com os seus amigos será o suficiente para gerar conversões e vendas, está muito enganado.
Não investir em SEO é sinônimo de não ser encontrado no Google. Com tanta concorrência, é mais difícil você ter visibilidade e atrair novos consumidores, ainda mais no início quando você é desconhecido.
Existem diversas formas de realizar um bom trabalho de SEO, você pode trabalhar:
- Tempo de permanência;
- Latent Semantic Indexing (LSI);
- Qualidade do conteúdo;
- Backlinks.
Não investir no seu cliente
Em muitos casos, o esforço da estratégia de vendas está focado em atrair os consumidores, o que é importante, mas esta atenção deve ser igual em todas as fases do consumidor.
Seja antes, durante ou depois da compra, o seu consumidor deve ser o principal. Para conseguir valorizar seu consumidor, você pode trabalhar de diversas formas: proporcionar uma boa experiência, oferecer um atendimento multicanal e benefícios.
– Experiência: não adianta nada pensar na estética do seu e-commerce se ele não traz uma boa navegação para o seu consumidor. Entenda as suas características e aplique-as sempre levando em consideração a questão do design UX.
– Multicanal: o consumidor está em todos os lugares, na loja física, no seu site e nas redes sociais. Trabalhar individualmente esses canais pode não ser tão eficaz para o seu e-commerce, então integre todas. Crie uma estratégia omnichannel para melhor atender os seus clientes.
– Benefícios: trabalhar com o pós venda é tão importante quanto na atração. O que adianta atrair se não consegue mantê-los? Então, ofereça alguns benefícios para os seus clientes mais fiéis como promoções e preços especiais, conteúdos personalizados ou então frete grátis.
Agora que você já sabe um pouco mais de alguns erros comuns, você conseguirá desenvolver seu planejamento com mais facilidade e seu e-commerce sofrerá menos. Evitando esses erros você consegue aumentar sua performance, suas vendas e até seu faturamento.
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