Final do ano sempre foi uma época de ouro para os lojistas, ainda mais agora que a Black Friday – que acontece em novembro – está se incorporando na cultura de consumo do brasileiro, mas o Natal continua sendo a data mais lucrativa. Segundo a Ebit, dezembro do ano passado gerou um faturamento de R$ 5 bilhões, enquanto que novembro R$ 1,9 bilhões. Para lhe ajudar a manter as vendas no Natal, confira abaixo 5 dicas para alavancar suas vendas no período.
Foco no produto
Uma das formas do seu e-commerce vender mais, é investir naquele produto que tem maior procura. Faça um levantamento dos anos anteriores e verifique o que mais vendeu na época do natal. Mas não se engane, não é porque um item tem maior procura no seu e-commerce que ele terá uma alta procura nos sites de busca.
Para conciliar os que saem mais com as buscas externas, veja as keywords e a ferramenta mais conhecida é o Google Keyword Planner. Através disso, você consegue mensurar qual dos seus produtos vale mais a pena investir.
Gatilho de urgência
Com essa tática do estudo da psicologia do consumidor, você vai trabalhar basicamente com a sensação de que o usuário está perdendo algo, no caso o produto ou promoção.
Segundo Robert Cialdini, psicólogo especialista em persuasão, o homem não gosta de perder coisas, ele prefere ganhar. Então, usar gatilhos de urgência faz com que os seus usuários acreditem que estão perdendo aquele produto. Existem diversas formas de trabalhar com essa ferramenta, você pode:
- Colocar um cronômetro para mostrar quanto tempo falta para a promoção acabar;
- Ou então informar quantos exemplares do produto ainda tem no e-commerce.
Trabalhe com remarketing
Muitas vezes nas pesquisas de preço ou na busca do que comprar, as pessoas acabam entrando em vários sites e nesse processo os primeiros e-commerces acessados podem ficar para trás ou simplesmente o indivíduo esquecer qual era o nome da loja.
Para que a sua marca continue presente, trabalhe com o remarketing. Trabalhar com esta estratégia consiste em atingir, através de anúncios em display, os usuários que já visitaram seu e-commerce. Dessa forma sua marca conseguirá ter maior influência nas pesquisas do seus visitantes.
Esteja no Google Shopping
Ser o primeiro ou pelo menos estar dentro deles nos resultados de busca é muito importante não só para o seu e-commerce, mas também para a exposição dos seus produtos. Em muitos casos os usuários pesquisam pelo produto e não pelo nome do site. Nessas situações, para que o seus itens ofertados sejam vistos primeiro, estar no Google Shopping é uma estratégia de grande impacto.
Para conseguir estar entre as primeiras opções de produtos basta você pagar o Google através do Google Merchant Center, este será integrado ao próprio Google Adwords para gerenciar as suas campanhas e valores dos produtos.
Vale ressaltar que a exibição do seu produto não dependerá das palavras chaves pesquisadas no Google, mas sim da descrição dos seus produtos, ou seja, quanto mais detalhado melhor.
Otimize o seu checkout
Trabalhar com a experiência do consumidor é fundamental para que você tenha boas vendas e um elemento decisor para a conclusão da compra é o preenchimento dos dados. Segundo a pesquisa realizada pela Ve Interactive Brasil cerca de 11% dos casos de abandono da compra é por conta do processo de checkout ser complicado.
Então para que o seu número de vendas aumente, trabalhe com um sistema smartcheckout, patenteado pela VTEX. Com este sistema, o cadastro no e-commerce se torna mais simples e nas próximas compras basta informar o email que a própria plataforma saberá todas as suas informações.
Agora, com este material, você consegue ver qual a melhor tática para o seu e-commerce vender mais neste natal!
Deixar um comentário